Permacultura Orgânica: Características Gerais

Permacultura orgânica representa ramo da concepção ecológica, engenharia ecológica, design ambiental, arquitetura sustentável e sistemas agrícolas modelados com base nos processos naturais do ecossistema. Diversas tribos antigas trabalham com o sistema, caso principal dos egípcios que conviverem milhares de anos com a permacultura natural.

Permacultura Orgânica: Características Gerais

Permacultura Orgânica: Características Gerais

Princípios Fundamentais Da Permacultura Orgânica

  1. Cuidados da Terra – Provisão aos sistemas à vida continuar e se multiplicar. Este é o primeiro princípio porque sem terra saudável o ser humano não pode prosperar;
  2. Cuidar das Pessoas: Provisão para que as pessoas acessem os recursos necessários às próprias existências.
  3. Compartilhe o Excedente – Sistemas saudáveis e naturais usam saídas de cada elemento para nutrir os outros. Seres humanos podem fazer o mesmo. Governando nossas próprias necessidades, podemos definir recursos de lado para promover os princípios fundamentais da permacultura orgânica.

Conceito Central: Permacultura Orgânica

O conceito central da permacultura está em maximizar as conexões úteis entre componentes e sinergia do projeto final. O foco não está em cada elemento separado, mas sim nas relações entre os elementos criados pelo modo como são colocados juntos. Os conjuntos se tronam maiores do que a soma das partes.

O design de permacultura procura minimizar resíduos, trabalho humano e entrada de energia através da construção de sistemas com benefícios máximos entre elementos para atingir alto nível de sinergia. Projetos de permacultura evoluem ao longo do tempo. Com as relações e os elementos se tornam sistemas complexos que produzem alta densidade de alimentos e matérias com entrada mínima.

Conceito Central: Permacultura Orgânica

Conceito Central: Permacultura Orgânica

Os princípios de design formam a base conceitual da permacultura obtidos a partir da ciência da ecologia de sistemas e estudo de exemplos pré-industriais sustentável do uso da terra. Permacultura orgânica possui diversas disciplinas, incluindo agricultura orgânica, sistemas agroflorestais, agricultura integrada, desenvolvimento sustentável e ecologia aplicada. Aplicada aos projetos de habitação e paisagismo, integrando técnicas agroflorestais, construção natural e aproveitamento de águas pluviais no contexto do projeto dos princípios e teoria da permacultura orgânica.

  1. Observar e Interagir: Ao tomar tempo para se envolver com a natureza é possível criar soluções que atendam às situações particulares.
  2. Capturar e Armazenar Energia: Desenvolvimento de sistemas que coletam recursos em abundância pico.
  3. Obter um rendimento – Necessário se certificar o número das verdadeiras recompensas úteis como parte do trabalho para os donos de terras e coletividade composta no quadro de funcionários.
  4. Aplicar de auto-regulação. Necessário desencorajar a atividade imprópria para assegurar que os sistemas possam continuar a funcionar com qualidade.
  5. Uso e valor renováveis recursos e serviços: Faça o melhor uso da abundância da natureza para reduzir nosso comportamento de consumo e dependência de recursos não-renováveis.
  6. Não produzir resíduos. Valorize e faça uso de todos os recursos que estão disponíveis para nós, nada vai para o lixo. É possível observar os padrões na natureza e da sociedade. Estes podem formar a espinha dorsal dos projetos.
  7. Integrar ao invés de segregar. Coloque as coisas certas no lugar, as relações se desenvolvem e trabalham juntos para apoiar uns aos outros.
  8. Utilize soluções pequenas e lentas. Sistemas pequenos e lentos são mais fáceis de serem mantidos do que os grandes. Planejamento da utilização dos recursos e locais, primando sempre ao desenvolvimento sustentável.
  9. Valorização da diversidade. Diversidade reduz a vulnerabilidade de série de ameaças e retira proveito da natureza única do ambiente em que reside.
  10. Utilização das bordas. A interface traz os eventos mais interessantes na plantação. Algumas vezes trazem elementos mais valiosos, diversificados e produtivos dentro do sistema.

Padrão Permacultura Orgânica

Padrão da permacultura se concentra de maneira forte nos padrões naturais. Na aplicação padrão, os designers de permacultura são incentivados a desenvolver consciência dos padrões que existem na natureza e como os mesmos podem ser utilizados para satisfazer as necessidades específicas de concepção do campo específico. A aplicação do padrão da permacultura orgânica engloba o reconhecimento do potencial para atender aos padrões ou combinações de padrões de conforto para a paisagem.

Camadas Da Permacultura Orgânica

Camadas são ferramentas utilizadas para projetar os ecossistemas funcionais sustentáveis e de benefício direto ao homem. O ecossistema maduro possui grande número de relações entre seus componentes: Árvores, bosque, cobertura do solo, solo, fungos, insetos e animais. As plantas crescem às alturas diferentes e comunidades diversificadas de vida são capazes de crescer em espaço pequeno, à medida que cada camada é empilhada uma em cima da outra. Há geralmente sete camadas reconhecidas em florestas de alimentos, embora alguns profissionais também incluam os fungos na oitava zona:

  1. Copa – As árvores mais altas do sistema. Dominam e não saturar a área, ou seja, existem manchas de árvores estéreis;
  2. Arbóreo Baixo – Árvores anãs frutíferas, citrinos e outras espécies curtas;
  3. Arbustos – Camada diversificada que inclui arbustos e bagas;
  4. Herbáceas – Ciclos anuais, bienais ou perenes;
  5. Rizosfera – Culturas de raízes que inclui batata e outros comestíveis;
  6. Superfície do Solo – Culturas de cobertura do solo para reter a diminuição da erosão, junto com adubos verdes para adicionar nutrientes e matérias orgânicas ao solo, principalmente nitrogênio;
  7. Camadas Verticais – Alpinistas ou trepadeiras, como o feijão verde e feijão lima (castas).

Guildas e Permaculturas Orgânicas

Guilda representa qualquer grupo de espécies, onde cada uma oferece conjunto único de funções diversas que trabalham em conjunto ou harmonia. Grupos de plantas, animais e insetos que trabalham em conjunto. Algumas plantas podem ser cultivadas para a produção de alimentos, algumas possuem raízes de torneira que extraem nutrientes das profundezas do solo, alguns são fixadores de nitrogênio leguminosos. Atrai insetos benéficos para repelir outras espécies nocivas. Quando agrupados arranjo benéfico de maneira mútua às plantas que formam aliança.

Efeitos Da Borda: Permaculturas Orgânicas

O efeito de borda está na justaposição, ou seja, no ato de colocar lado a lado ambientes do ecossistema. Pensadores da permacultura argumentam que mesmo os sistemas muito diferentes possuem ampla área de intensa produtividade e ligações úteis. Exemplo está costa, na qual a terra e o mar se encontram e onde há área particular rica que atende porcentagem desproporcional das necessidades humanas e animais. Neste sentido a ideia está em jogar fora projetos de permacultura utilizando espirais no jardim de ervas ou à criação de lagoas com margens onduladas.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *