Provavelmente está pensando que você tem o suficiente para limpar a sua casa sem se preocupar com a limpeza das plantas. Quando alguém vai embora por duas semanas não demora muito para acumular poeira. A camada de pó sobre as folhas das plantas de casa vai bloquear a luz solar e reduzir a capacidade da realização da fotossíntese, processo no qual acontece o alimento da planta. Sem este sistema a planta fica estressada. Espécies com folhas limpas são fotossínteses em níveis ótimos à planta saudável não pegar doenças e pragas tão facilmente como os vegetais estressados.
Periodicidade De Limpeza Das Folhas De Plantas?
Limpe periodicamente as folhas das plantas de casa. Isso simboliza menos trabalho ao longo prazo e vai tornar a casa mais bonita. O número de vezes da limpeza depende da quantidade de poeira no ar. Pessoas moram perto das estradas de terra, construção ou muitos ventos precisam limpar as unidades com maior frequência. A melhor maneira de saber se a folha precisa de limpeza é esfregar os dedos nas folhas.
Limpe As Folhas Individuais
Para as plantas que são muito grandes de se mover se faz necessário limpar as folhas com pano úmido. Após a limpeza inicial é possível ajudar a manter a poeira longe do acúmulo das folhas usando o espanador macio. Algumas plantas têm folhas pegajosas que dificultam a limpeza. Ao lavar as plantas é possível cortar as folhas mortas, marrons amareladas. Se a folha cai solta facilmente, remova com a mão ou auxílio de vassoura simples. Caso contrário, use tesoura. Nunca puxe folhas resistentes da planta.
É possível podar pontas das folhas douradas a partir de plantas que ficaram muito secas. Cuidadosamente corte apenas as porções secas e castanhas. A planta vai parecer mais natural se seguir o contorno natural das folhas durante o corte.
Alimento Da Planta e Dependência Da Limpeza
Para que as plantas fiquem com aparência brilhante e exuberante se faze necessário manter os cuidados com as folhas em dias. Este fato não significa que elas devem estar submetidas à irrigação adequada, nutrição balanceada ou exposição à luminosidade em nível correto. Assim como os seres humanos, plantas necessitam de trato na aparência para melhorar o visual.
Interessante notar que os próprios vegetais fabricam os alimentos no processo conhecido como fotossíntese. O sistema dependente da incidência de luz e presença das folhas, dentro elas existe a clorofila, responsável por produzir o alimento. Nas folhas também surgem os estômatos, que consiste em pequenos buracos de tamanho microscópicos nos quais a planta realiza a troca de gás carbônico por oxigênio, e vice-versa.
Por este motivo que as folhas precisam estar limpas e livres de excesso da poeira. Em grandes centros urbanos a poluição atmosférica chega a graus inaceitáveis que obstruem o processo natural de criação da clorofila. Em consequência diversas espécies acabam morrendo.
Cada Tipo Um Cuidado Diferente
Em termos gerais as folhas não possuem muitos estômagos na parte superior. No entanto as camadas de poeira podem reduzir a absorção de luz. Neste sentido devem ser limpas com cuidado e mesma intensidade entre verso e reverso. Folhas grandes e brilhantes necessitam de limpeza com base em esponja embebida em soluções de água frias e gotas de detergente biodegradável. Jamais utiliza vinagre, cerveja e vinho para realizar a limpeza. Óleo de soja, amendoim e oliva são contraindicados no uso para atenuar os brilhos. Após bem tratadas às plantas costumar a ficarem brilhantes de maneira natural.
Folhas aveludadas presentes em espécies de suculentas e cactos necessitam do máximo de cuidado por parte das pessoas que estão realizando a limpeza. Necessária utilização de escovas macias de cerdas, destas utilizadas para pentear os cabelos dos bebês. Por outro lado, as folhas pequenas que surgem em grande variedade, como no caso das samambaias, necessitam de pulverização poderosa de água sobre as folhas.
Jardins Cobertos e Limpeza De Folhas
Em jardins descobertos as chuvas possuem o costume de garantir a finte de nutrientes e limpeza natural das folhas. Este fato não pode acontecer com os vasos das espécies que estão situadas dentro de casa. Independente da região em que mora, se faz necessário seguir regras básicas para que aconteça limpeza das folhas em níveis qualitativos elas podem respirar e gerar alimento sem a interferência do acúmulo de pó e poeira.
Cuidado Com Detergentes
Especialistas indicam que o método ideal está em utilizar borrifadores de água, de maneira especial nas folhas menores e mais moles, no sentido de eliminar o excesso de sujeira. Em folhas com características grandes o uso de pano úmido pode ser ideal conforme a opinião de paisagistas. Alguns especialistas indicam o uso de pequenas gotas de detergente para retirar o pó preto e espesso, existente nos espaços abertos das grandes cidades poluidoras.
No entanto, existem outras vozes que desaconselham o uso dos detergentes. Cabe à pessoa que toma conta do jardim usar ou não a substância. Quem deseja misturar álcool deve colocar uma parte para cada três de água na solução. Dilua com atenção antes de passar nas folhas, cuidadosamente.
Óleos Vegetais
Não se pode ignorar o fato que no mercado existem óleos vegetais específicos capazes de deixar as folhas brilhantes. No entanto, devem ser aplicados após a limpeza realizada com água, afirma grande parte dos paisagistas especializados. De certa forma a composição ajuda na nutrição do vegetal, fazendo com que o brilho das folhas fique atenuado.
Sabão de coco também representa aliado interessante para a limpeza das folhas grandes. Faça pequena espuma com sabão e água e aplique sobre as folhas. Na sequência procure enxaguar utilizando borrifadores de água com auxílio de pano úmido.
Nas áreas externas por vezes a chuva pode ser escassa. Nesta época representa ideai interessante utilizar água da mangueira, ou mesmo programar sistemas de irrigação com o objetivo de molhar o jardim de maneira automática por certo limite de tempo. As medidas do gênero são necessárias no sentido de evitar com que exista acúmulo de sujeira. Tenha em mente de que fungicidas e herbicidas são necessários a serem utilizados apenas nos casos de praga.
Artigo escrito por Renato Duarte Plantier
excelente material. parabens. cordialmente, celio milton