As amoras são frutinhas tropicais deliciosas. Se você perguntar a qualquer criança, vão descreve as amoras como “frutinhas vermelhas”. De fato elas são o que cientificamente é chamado de drupetes, que não passa de um cacho repleto de frutinhos agregados. Uma amora em si tem cerca de 1 centímetro de tamanho, o que facilita o agrupamento desses cachos. São deliciosas, doces e tem um aroma delicioso, com certeza quem já provou adorou e os produtos feitos a base da amora, também são bem populares.
Para quem gosta então dessa fruta, vai gostar também das suas variações. Sim, porque podemos encontrar a amora em diversas cores, que caracterizam cada espécie da fruta. Além da vermelha temos a amora verde, preta e branca, sendo cada uma delas originária de uma região diferente. A amora verde é a amora tipicamente brasileira e encontrada facilmente em algumas regiões do nosso país. Repleta de particularidade e funcionabilidade, vamos conhecer um pouco mais sobre essa frutinha especificamente, como por exemplo, onde ela pode ser cultivada, como pode ser cultivada e de quebra, algumas receitas para você se deliciar a vontade.
http://www.youtube.com/watch?v=laa1C6YgG4QFicha Técnica
A Rubus Brasiliensis, como tecnicamente é chamada a amora verde, é pertencente à família das Rosaceae e como falamos mais acima, uma fruta bem típica do nosso país. Além de amora verde, ela é também conhecida como amora brava, amoreira do mato, sarça, silva branca, amora branca e amora do mato, características dada em relação à sua cor e local onde floresce com mais facilidade.
As regiões onde podemos encontrar essa frutinha com mais facilidade é no Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul, sendo mais comum da região que percorre de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul. Apesar de ser uma fruta silvestre, que floresce em matas e florestas, a amora verde pode ser cultivada em jardins e hortas desde que o solo apresente condições para isso. Devido essa facilidade de cultivo, ela é bastante solicita para ornamentos devido suas flores que são bem bonitas e pelos espinhos que cobrem a planta. É bem comum encontrarmos no sul do país, onde elas são comumente cultivadas, casas com plantações de amora verde como uma espécie de cerca viva.
Elas não crescem muito, podendo a sua planta chegar ao máximo de 2 metros de altura. As folhas também não são grandes e geralmente se dispõem em ramos triplos o que proporciona uma imagem muito bela, inclusive, quando as frutas estão germinadas.
Cultivo
Ter um pé de amora em casa é uma tentação. Você terá em mãos uma das frutas silvestres mais deliciosas que existe. Se tiver crianças em casa, elas com certeza irão adorar e ainda ajudar a cultivar, já que os pés de amora são acima de tudo graciosos. A fruta em si nos remete á contos de fadas, principalmente a história de Chapeuzinho Vermelho que saia de casa todos os dias para colher amoras para a sua avó. Então além de fáceis, elas são mais que agradáveis de ter em casa.
Mas voltando ao cultivo em si, elas podem ser cultivas diretamente no solo ou em vasinhos ornamentais. Por serem frutas bem delicadas, elas são melhores cultivadas em locais com temperatura mais baixa, principalmente regiões montanhosas. O fato delas se desenvolverem melhor em regiões de clima frio, não implica que você, morando em uma cidade com sol não possa ter seu pé de amora verde em casa. Como falamos mais acima, ela é extremamente adaptável e de fácil cultivo em qualquer tipo de solo e região desde que tenha os cuidados necessários para manter a sua planta bonita.
Uso Medicinal
As amoras de uma forma geral possuem características medicinais diversas. Elas têm como principais propriedades: analgésicas, antibacteriana, anti-inflamatória, antioxidante, diurético, laxante, tônico bronquial entre outras. Além de serem frutas muito nutritivas ao nosso organismo e muito utilizadas para bebidas hidratantes como sucos e iogurtes.
Cada uma dessas propriedades é dada à diferentes partes da planta na verdade. As folhas, por exemplo, são analgésicas, antibacterianas, expectorantes, etc. As bagas são laxativos excelentes. A casca é muito utilizada como dilatador bronquial e expectorante e o fruto tem propriedade anti-helmíntica bem considerável.
Como Consumir
A amora verde pode ser consumida de forma natural ou geleia, duas formas mais comuns de encontramos a fruta, mas como existem muitas receitas que ousam e misturam sabores, podemos utilizar a amora verde em bolos, tortas ou qualquer sobremesa que cairá muito bem, por ser uma fruta muito deliciosa.
Que tal então aprender como fazer uma deliciosa geleia de amora verde? Vamos utilizar esse tipo de amora, mas ela pode variar quanto a sua coloração.
Ingredientes:
- 1 kg de amoras verdes lavadas
- 4 maçãs verdes lavadas, cortadas em quatro partes, sem casca e semente.
- 1 xícara de água potável
- 3 a 4 xícaras de açúcar
Modo De Preparo
Em uma panela, misture as amoras e as maçãs, fazendo com que elas fiquem bem distribuídas entre as frutinhas. Acrescente a água e deixe em fogo médio – alto até ferver. Quando chegar a esse ponto, mantenha a mistura em fogo baixo e deixe a panela tampada por aproximadamente 30 minutos. Após esse tempo, coe as frutas, deixando apenas o seu caldo. O que sobrar passe em uma peneira fina para retirar todo o sumo. Acrescente esse suco ao que foi coado primeiramente e adicione então, o açúcar. Leve ao fogo novamente em temperatura média, até que o açúcar derreta por completo. Após esse processo, aumente o fogo e espere ferve, então tampe a panela e deixe assim por 15 minutos.
Depois de fria, guarde a sua geleia em potes de vidro, prefencialmente e guarde-a na geladeira sempre.
Viram como é fácil? Agora você pode ter geleia de amora verde produzida naturalmente sempre que quiser. Se não tiver uma plantação em casa, as amoras verdes podem ser encontradas em feiras de frutas.
A geleia também pode ser usada como cobertura de bolo, sorvete ou tortas. Você pode ainda utilizar o mesmo processo e sem passar na peneira para tirar o sumo, utilizar a fervura como recheio do seu bolo preferido. Vale a pena experimentar!