As orquídeas são membros da classe de plantas chamadas monocotiledôneas, ou monocotiledôneas, que também inclui lírios e íris. É possível dividir e transplantar orquídeas como faria com qualquer outra planta, mas porque elas são sensíveis se deve realizar o processo com cuidado para evitar choque no transplante.
Dicas Rápidas: Replantar Orquídea
1. Mergulhe no pote da orquídea em água por várias horas antes do transplante. Imersão suaviza o solo e ajuda a soltar as raízes que se uniram no vaso.
2. Retire a orquídea do vaso. Mantenha na base da planta com a palma de uma mão que cobre a superfície do solo. Faça isso em cima da pia, balde ou jornais para pegar o solo que vai cair fora do pote. Inverta o vaso com a outra mão.
3. Se as raízes da planta anexarem à forma segura para o pote original, maceração não pode levar em liberar aderência por completo. Neste caso, será necessário erguer as raízes do vaso, utilizando os próprios dedos.
4. Sacuda qualquer tipo de solo solto e em seguida mergulhe as raízes em água fria ou lave com H2O em corrente fria.
5. Inspecione a planta com cuidado. Remova todos os podres, hastes danificadas, mortas, folhagens ou flores.
http://www.youtube.com/watch?v=-bWR1UvBIrg
6. Divida a orquídea se quiser fazer várias plantas. Cada nova fábrica exige pelo menos três lâmpadas saudáveis no rebento em crescimento.
7. Esterilize faca afiada por aquecimento com maçarico. É possível desinfetar a faca usando álcool ou água sanitária. Corte o rizoma nos pontos divididos. Polvilhe fungicida ou canela em pó sobre as superfícies cortadas. Em seguida, mergulhe cada planta em composto de enraizamento. Coloque única camada de limpas pequenas pedras na parte inferior de cada vaso para ajudar na drenagem.
8. Encha os vasos novos com envasamento projetado especificamente para orquídeas. Novos vasos devem ser apenas um pouco para manter a vitalidade das raízes.
9. A água torna o solo úmido antes de colocar a planta. Tente evitar orquídeas. Regue imediatamente depois de replantar. Rega vai lavar o fungicida e enraizamento composto.
10. Deixe as orquídeas recém-transplantadas na sombra de sete a dez dias. Regue as plantas com cuidado e utilize frasco de spray durante o tempo se for necessário. Mova as plantas de volta para a luz do sol e retome a rega regular.
Replantando Orquídeas
Orquídeas são transplantadas quando superam os vasos. Quando o meio de cultura se desintegra não recebem mais a circulação de ar adequada para secar as raízes Sem boa circulação de ar no solo elas correm risco de apodrecer. A melhor época para transplantar é apenas depois que ela começa a demostrar novo crescimento. Nunca transplante quando as flores estão em flor.
Tal como acontece com outras plantas de casa, as orquídeas precisam ser movidas para vasos maiores à medida que crescem. O processo de replantar orquídea é um pouco mais complicado do que cuidar ou de outras típicas plantas de casa.
A planta precisa de replantio por diversas razões. Primeiro, a orquídea pode simplesmente ter superado o tamanho do vaso. Também é necessário quando os corpos reais da planta, e não apenas raízes, crescem sobre a borda da panela.
A outra razão para o transplante está em quebrar o meio de cultura tanto que o ar não pode mais circular para secar as raízes entre as regas. Uma boa drenagem é vital para a saúde da orquídea, em meio de cultura encharcada que leva a podridão da raiz.
Espalhe várias folhas de jornal para facilitar a limpeza. Vire a planta de cabeça para baixo sobre o papel e desaloje a orquídea com cuidado, pressionando ligeiramente o vaso com toques firmes nos lados. Por vezes, as raízes irão aderir ao recipiente, tornando difícil de remover. Se isso acontecer, use faca esterilizada para afrouxar a planta de maneira gentil.
Para evitar a propagação da doença é importante esterilizar as ferramentas utilizadas para cortar as raízes ou as folhas de orquídea. É possível usar um isqueiro ou limpar as ferramentas com álcool. Uma vez que a planta está livre da panela de idade, separe as raízes e sacuda para eliminar a mistura de envasamento velho. Se não pode obter toda a mistura velha fora das raízes, não se preocupe. É melhor deixar de correr o risco de danificar a estrutura da raiz.
Antes de replantar, as raízes devem ser aparadas com cuidado. Use a tesoura esterilizada para remover as raízes mortas ou danificadas. Elas são fáceis de serem detectadas. Raízes saudáveis são firmes e brancas.
Quem tem um tipo de orquídea possui pseudobulbos. Você pode querer dividir a planta no momento. Faça isso cortando o rizoma, mas certifique-se de que cada nova plântula tem pelo menos três pseudobulbos e uma quantidade suficiente de raiz saudável.
Movendo Orquídea ao Novo Vaso
Ao transplantar vaso utilizado anteriormente, lave bem e mergulhe em solução fraca de água sanitária por trinta minutos. Em seguida enxague bem! Porque orquídeas necessitam de uma boa drenagem, não se esqueça de colocar pedras limpas, louça quebrada ou amendoim espuma de plástico no fundo da panela.
Enxaguar o meio de cultura em água para hidratar antes da utilização. Coloque um pouco da mistura humedecida no topo dos materiais de drenagem. Posicione a orquídea, e então, cuidadosamente, embale mais da mistura em volta das raízes, firmando com os polegares. Certifique-se de que, quando terminar, a parte superior do rizoma esteja nivelada com a parte superior da casca.
Orquídeas têm necessidades específicas de umidade, luz, temperatura, movimento do ar, meio de cultura e água. Não é difícil mantê-las vivas por muito tempo suficiente para gerar combinação perfeita geradora da exibição deslumbrante floral.
Escolha mistura que se adapte ao seu tipo particular de orquídeas. Se misturar ou comprar deve ser molhada antes de usada. Caso contrário, ela nunca vai manter a umidade adequada e sempre irá secar.
Se as raízes são firmes e saudáveis, encha o pote e coloque a orquídea em um vaso apenas no tamanho maior, colocando o crescimento mais velho para trás de modo que o chumbo ou crescimento tenha espaço de sobra.
Artigo escrito por Renato Duarte Plantier