Existem milhares de espécies medicinais ao redor do mundo. A cada dia, vem se descobrindo mais e mais coisas sobre plantas que tem funções diversas para o organismo. Mesmo assim, nenhuma dela foi tão testada como a popular Equinácea. Pesquisadores afirmam que a espécie tem a função de eliminar a gripe. Ainda que existam outras plantas com o mesmo fim, esta é uma verdadeira estimuladora do sistema imunológico e pode ser bastante eficaz ao combate de outras doenças ainda que sua atuação seja muito simples. Saiba tudo sobre a “Echinacea purpurea” neste artigo.
Características Botânicas
Seu nome científico é Echinacea purpurea e já é bastante conhecido no mundo medicinal. Mesmo assim, suas características botânicas podem ser muito importante, além das sua propriedades médicas.
A equinácea é considerada uma planta herbácea, perece e que possui muitas flores. Seus efeitos podem ser também meramente ornamentais, já que a beleza de suas flores não deixam nenhum especialista em jardinagem mentir. Com o caule ereto e ramificado, a espécie forma moitas densas e muito ramificadas.
Informações Técnicas
- Principais nomes: Nomes em português: Equinácea, flor-de-cone, purpúrea
- Família: Asteraceae (Asteráceas)
- Principais constituintes: Polissacarídeo, óleos essenciais, alquilamidas, poliacetilenos, flavonóides: derivados do acído caféico.
- Onde ela cresce: Originária da Europa e América do Norte
- Quando colher: As raízes podem ser recolhidas no outono enquanto que as flores precisam ser retiradas na primavera.
- Principais utilizações: Paisagismo e tratamentos medicinais, principalmente no que diz respeito à síndrome gripal.
- Efeitos secundários: Em todos o casos, os efeitos secundários da equinácea são muito raros.
Folhas e Suas Características
A folhagem da equinácea é lanceolada e até mesmo oval-lanceoladas. Elas possuem, muitas vezes, cor verde escura, além de ser serrilhada e áspera. Com isso, as folhas da espécie podem ser, muitas vezes, papiráceas.
Flores
A floração da espécie ocorre na primavera e no verão. As florescências da Equinácea são do tipo capítulo e se assemelham muito com as margaridas, contendo pétalas finas e ovaladas.As flores são ditas compostas, hermafroditas, com o seu disco central amarelo-amarronzado. As pétalas marginais possuem cores rosa em sua maioria, mas podem haver variações para os tons de lavanda ou brancas. Existem também diversas tonalidades entre essas cores que variam muito com a forma de cultivo das espécies. A polinização a partir do néctar das flores é realizada por abelhas e borboletas que se sentem atraídas pelo perfume intenso da espécie.
Paisagismo
No que diz respeito a área do paisagismo, a equinácea é muito usada para bordaduras. Ela também pode ser muito bem indicada para a produção de maciços ou até mesmo para ser usada em uma mistura com outras plantas do mesmo gênero ou que sejam diferentes entre si.
Segundo designers a equinácea confere ao ambiente um aspecto campesinal, lembrando sempre a estrutura do campo. Além disso, o aspecto rural pode ser facilmente identificado quando a equinácea é cultivada em um determinado local. Muitas pessoas confundem isso com um aspecto pobre na jardinagem. Na verdade, a espécie também é indicada para jardins de luxo e elegantes.
Ao saber cultivar a equinácea, milhões de maneiras de plantio podem conferir uma atmosfera bem diferente no seu jardim. Com relação aos maciços e bordaduras, a combinação em uma cor só ou com tons complementares podem levar a jardins bem mais sofisticados. Um outro exemplo é utilizar uma composição da espécie bem colorida, misturando sempre diversos tons. Assim, o aspecto do jardim realmente ficará mais rural, mo maior estilo country ou cottage de ser.
As Épocas do Ano
A equinácea pode ser considerada uma espécie muito rústica e com baixa manutenção. Ela é uma planta muito característica pois suas façanhas mais marcantes ocorrem em épocas do ano bem definidas.
Durante invernos bem rigorosos, a planta perde praticamente toda a sua folhagem. Porém, é na primavera que as folhas voltam a crescem novamente com o mesmo vigor de antes. As suas flores são muito duráveis e podem ser usadas para a produção de bouquets e arranjos para enfeite. Elas podem acrescentar um ar campestre em qualquer lugar, ainda mais se forem utilizadas as flores secas.
Formas de Cultivo
A Equinacea deve ser cultivada debaixo de sol pleno. O solo deverá sem bem drenável e enriquecido com muita matéria orgânica. Eles deverão ser irrigados regularmente. Mesmo assim, tome cuidado para não encharcar o solo e deixar com que a sua equinacea morra.
Quando a espécie estiver bem estabelecida, será fácil perceber o seu poder de resistência a diversos fatores climáticos. Quando curtos períodos de estiagem acontecem, ela estará lá firme e forte enfeitando o sue jardim.
As flores velhas deverão estar sempre sendo podadas para que novas florações venham com a primavera, sempre renovando o aspecto da espécie.
Mesmo com toda resistência que a espécie apresenta ela é suscetível a algumas pragas que podem ser fatais ao cultivo. São elas: o besouro-japonês e às lesmas.
Propagação
A espécie pode ser propagada com diversas técnicas. Uma delas é a da ramagem enraizada, que consiste na estaquia de raízes. Porém, a multiplicação mais comum da espécie ocorre mesmo por meio de sementes.
Benefícios Medicinais
A equinacea é muito indicada para diversos fins medicinais. Veja abaixo todas as recomendações da espécie para os fins de saúde:
- alta resistência às infecções
- Abscessos
- Acne
- Doenças de pele
- Gripes
- Resfriados
- Doenças venéreas
- Erisipela
- Feridas
- Gengivite
- Micoses
- Gangrenas
- Herpes
- Infecções
- respiratórias
- Psoríase
- Septicemia
- Prevenção do câncer
- Resfriados
- Hemorróidas
- Difteria
- Depressão
As partes utilizadas para a fabricação de remédios são, na maioria das vezes, os extratos. Mesmo assim, pode-se usar a planta toda.
As propriedades da planta também são inúmeras:
- Imunoestimulante
- Antiinflamatória
- Antiviral
- Antibacteriana
- Afrodisíaca
- Anti-séptica
- Depurativa
- Imunomoduladora
- Antidepressiva
Além de todas essa propriedades, a espécie é bastante usada no tratamento contra a gripe.
Cuidados
É preciso ter alguns cuidados no uso da echinacea como medicamento. Ela é totalmente contraindicada em alguns casos como:
- gravidez
- aleitamento recente
- hepatites no gera
- tuberculose aguda ou mediana
- colagenoses
- esclerose múltipla
- síndrome da imunodeficiência adquirida
- Outras doenças imunológicas sem supervisão de um médico especializado
Escrito por Jéssica Monteiro da Silva