Como já foi mencionado, as folhas da acelga é muito confundida com a folha de alface. O que pode realmente diferenciar as espécies é a coloração e a forma de cultivo. A folhagem da acelga é verde brilhante, mas pode se tornar avermelhada dependendo do plantio. Elas também são grandes e possuem o formato de roseta. Seus talos são bem longos, largos e bastante firmes. As folhas da espécie também podem conter diversas tonalidades dentre as mencionadas logo acima também.
Os famosos talos e as nervuras das folhas também podem apresentar coloração específicas: branca, rósea, amarela, vermelha, verde, violeta ou laranja. A folhagem também pode ser considerada lisa ou crespa, também dependendo muito da forma de cultivo e das variantes da espécie.
Flores
A acelga também é uma planta que possui flores. A sua inflorescência só ocorre quando a mesma está bem madura e pronta para ser colhida das hortas. As flores costumam ser numerosas e bem verdinhas, surgindo em pequenos grupos. Os ventos são os grandes responsáveis por carregar a grande quantidade de pólen que as flores da acelga produzem, mas esta propagação também podem ocorrer por meio de insetos, por mais que as flores da hortaliça não sejam devidamente chamativas para tal ato.
Raízes
Um dos componentes mais importantes da acelga são as suas raízes. Elas podem ser ingeridas por animais e pelos seres humanos compondo uma porção de receitas deliciosas, inventadas atá a atualidade. Elas podem estar presente em caldos e sopas no geral. Após o primeiro ano de plantio, as raízes se tornam engrossadas e cheia de reservas nutritivas. Por isso, ela é largamente usada na culinária.
Consumo Humano
A acelga é um dos alimentos mais baratos para ser ingeridos em saladas ou em sua forma cozida. Para o preparo de saladas, é recomendável que se usem as folhas mais jovens e tenras, já que as mais velhas podem conter um gosto mais amargo que não serve muito para este tipo de culinária. Os talos coloridos da acelga também são usados na cozinha, compondo pratos bonitos e de sabor muito apreciado.
A acelga pode começar a ser preparada da mesma forma que o espinafre por exemplo. Dessa maneira, diversos pratos podem ser preparados usando a hortaliça como ingrediente principal ou secundário. Veja abaixo quais são os principais alimentos que podem render com o uso das folhas da acelga ou de suas outras partes:
- sopas
- fritadas
- refogados
- picles
- bolinhos
Para que estes deliciosos pratos sejam preparados, é preciso ficar atento a colheita das folhas. Ela irá ser feitas nos primeiros anos de plantio, já que no segundo ano ela já entra em seu ciclo reprodutivo. Por isso, nesta época de reprodução, as folhas da acelga são bem mais duras e amargas, não sendo usada para a culinária em geral. Na cozinha, os mestres preferem usar a folhagem e as flores ainda jovens, praticamente pronta para consumo após uma boa lavada.
Em países como a Argentina, a acelga é amplamente usada para incrementar pizzas e fazer bolinhos fritos, por exemplo.
Plantio
A acelga pode ser muito empregada em jardins tanto para ornamentar, por causa de seus talos coloridos, quanto para as hortas e o futuro consumo das hortaliças. Com sol pleno, solo fértil, drenável, arejado e bastante enriquecido com matéria orgânicas, a acelga se desenvolve com bastante saúde. O clima ameno é o mais apreciado pela espécie, embora ela consiga se adaptar as variações de temperaturas, ainda que baixas.
Uma parte importante do cultivo da acelga é o chamado desbaste. Quando as primeiras plantinhas com 12 cm de altura começarem a surgir, é hora de utilizar o famoso desbaste para continuar cultivando a espécie de forma saudável. O desbaste consiste em ir arrancando as folhas, até deixar uma por cova. Esperando mais 80 dias, a colheita poderá ser feita e novas folhas saudáveis terão surgido. A colheita pode se prolongar por 3 a 4 meses, contando que a espécie poderá se multiplicar por sementes.
Nutrientes
A acelga possui um quantidade enorme dos seguintes nutrientes: niacina, vitamina A e vitamina C. Em uma quantia considerável, todas elas fazem bem ao organismo humano. Além disso, a hortaliça possui esteres do ácido oxálico. Essas substancias podem ser um pouco danosas para o corpo, já que prejudica a função dos ossos de absorver cálcio. Por isso, consuma as folhas da acelga sempre misturadas com outros alimentos, sem exagerar na quantidade. Faça uma salada simples e não extrapole no uso da folhagem.
Uso da Medicina
Na medicina, a hortaliça tem propriedades muito importantes. Pode ser usada no combate a doenças circulatórias, prevenindo ainda contra micoses, cálculos biliares e cicatrizes em geral. A espécie age como um verdeiro antioxidante ajudando a combater doenças no fígado também.
Escrito por Jéssica Monteiro da Silva