A planta florífera Aubrietia tem como nome científico Aubretia deltóidea e pertence a família Brassicaceae. Trata-se de uma planta com floração anual e perene, dentre os seus climas preferidos estão o Subtropical, Mediterrâneo e Tropical. Uma planta que tem a sua origem na Europa, Ásia e Mediterrâneo.
Pode chegar a atingir entre 0.1 a 0.3 metros e prefere luminosidade de sol pleno ou a meia sombra. O seu ciclo de vida é perene e se trata de uma planta muito bonita que pode ser usada para paisagismo.
Descrição Da Aubrietia
A Aubrietia é uma planta de textura herbácea e florífera que faz parte da mesma família das couves e dos álissos. O porte dessa planta é baixo, cerca de 15 a 30 cm de alturas. Tem folhagem ramificada e densa com formas arredondadas, as suas folhas são denteadas, sagitadas, pilosas e de um tom verde acinzentado.
As flores dessa planta têm quatro pétalas cada, são simples, delicadas e pequenas. As cores dessas flores variam de tons de rosa, carmim e violeta. O seu florescimento acontece na primavera. Algumas variedades, raras de cultivo, tem as suas folhas variegadas de branco creme.
A Utilização Da Aubrietia
Uma dica para quem deseja contar com a Aubrietia em seu jardim é utilizá-la para a formação de maciços e bordaduras. Dentre os usos ornamentais possíveis para essa planta se destacam o uso da espécie dentre rochas. Muitos paisagistas utilizam essa espécie para preencher as fendas de muros de pedra.
O mais curioso é que a Aubrietia adora esse tipo de ambiente e se desenvolve num véu cheio, atrativo e pendente. Outro alternativa ornamental interessante para esas plantas é cultivá-las em cestos suspensos, jardineiras e vasos. Uma dica importante é evitar plantar a Aubrietia em locais baixos do terreno. Se preferir você pode conduzi-la sonre os montículos ou mesmo canteiros elevados para que assim fique mais fácil de drenar.
O Cultivo Da Aubrietia
Para que a Aubrietia cresça saudável e bonita é importante que seja cultivada a sol pleno e num solo leve, alcalino, de preferência arenoso e enriquecido com matéria orgânica. A irrigação deve ser regular para manter a beleza da planta. Depois que essa planta está bem estabelecida consegue resistir bem a períodos curtos de estiagem e pode passar a ser irrigada apenas uma vez por semana.
Um cuidado que se deve tomar com essa planta é evitar o encharcamento, ou seja, irrigar demais. Observe o substrato da planta, se ele estiver seco é hora de plantá-lo novamente, se estiver úmido não se deve regar. A Aubrietia não se dá bem em climas muito quentes e úmidos.
Uma planta que apesar de perene acaba perdendo a sua beleza com o tempo. Fique atento para renovar os canteiros a cada 2 ou 3 anos. Essa planta pode ser cultivada a meia-sombra. A multiplicação da mesma é feita por sementes, estacas ou mesmo por divisão de ramagem enraizada.
Vale destacar que se trata de uma planta considerada fácil de cultivar a partir de sementes. Para se ter uma ideia essa planta pode chegar a crescer em comprimento em torno de 10 cm e em largura em torno de 60 cm. Na Europa é possível observar uma Aubrietia de folhagem perene e que apresenta flores o ano todo.
Durante a primavera o florescimento é tão intenso que as flores cobrem quase que completamente a folhagem que está embaixo. A dica é cultivar a Aubrietia num local em que a sua beleza ajude a incrementar o visual, como por exemplo, numa fenda do muro ou mesmo ao longo de uma cachoeira de cor.
Dicas Para Cultivar a Aubrietia
Sementeira
A dica é semear a Aubrietia nos meses do verão e aguardar que no outro ano as belas flores irão aparecer para deixar o seu jardim ainda mais bonito.
Semeadura Em Vasos Ou Cestos
A dica para quem deseja plantar a Aubrietia em vasos ou cestos é cultivar as sementes no final do inverno ou começo do verão. Fique atento para a questão do escoamento da água, pois trata-se de uma planta que não suporta o encharcamento. Essas plantas necessitam de luz para que germinem.
Cuidados Para o Cultivo
É importante que você sempre se certifique que o composto está úmido, mas não encharcado. Em geral o período de germinação demora em torno de 14 a 21 dias, de 18°C a 20°C. Se você mora numa região em que as médias de temperatura não chegam ao mínimo de 18°C pode ser interessante contar com uma estufa de aquecimento.
Uma coisa importante é que quando você perceber que as mudas estão grandes o suficiente transporte-as para vasos que tenham pelo menos 7 cm para que possam crescer com mais liberdade. Após o estabelecimento da planta (ela deverá ter em torno de 30 cm) transfira-a para o jardim, que deve ser bem drenado e ensolarado.
Plantio Direto
As sementes da Aubrietia também podem ser semeadas diretamente num terreno aberto. Para isso é interessante semear algumas sementes numa área pequena e previamente preparada. Cultive as mudas a uma distância de 5 cm de distância.
Cuidados Com a Aubrietia
É importante que você tenha o cuidado de manter a poda sempre em dia, corte as suas plantas severamente depois que florescerem. Isso ajuda a incentivar o crescimento de uma folhagem saudável e de flores secundárias. Porém, não se deve podar durante o outono.
Durante a primavera você deverá remover as folhas que foram danificada. Destacamos que essa planta pode ter uma vida curta se estiver num local com drenagem ineficiente ou mesmo se estiver muito quente. Divida as plantas num período de 1 a 3 anos.
A Propagação
A propagação da Aubrietia pode ser feita por estacas, sementes, separação ou divisão. Em geral a multiplicação por estacas é mais bem sucedida do que a por divisão. A dica é fazer as estacas no começo do verão. Tenha o cuidado de retirar as folhas mais baixas.
Os Principais Usos Da Aubrietia
Um tipo de planta que é bastante indicada para jardins ornamentais, para enfeitar muros e paredes, criar divisões no jardim, caminhos, vasos entre outros. Uma bela opção para enfeitar o seu jardim.