Véu-de-noiva – Gibasis Pellucida

O véu de noiva é uma linda planta de forração e muito querida por paisagistas devido o seu custo baixo de manutenção e a pouca atenção que a planta exige na hora de cuidar. Se esse é o tipo de planta que você procura para deixar o seu jardim ainda mais bonito, então atente-se sobre as principais características da planta e saiba como cultivá-la corretamente.

Véu-de-noiva - Gibasis Pellucida

Véu-de-noiva – Gibasis Pellucida

Ficha Técnica

O véu de noiva é uma das espécies de plantas que pertencem a família das Commelinacee e cientificamente ela recebe o nome de Gibasis pellucida. De origem da América do Norte e com incidência no México, essa planta categorizada como flores perenes, florescem durante o ano inteiro, o que significa que você cultivando essa planta no seu jardim, terá uma florescência sempre bonita e ativa, sem aqueles longos períodos de uma planta aparentemente seca ou morta. Apesar de ser originário da América do Norte, o véu de noiva pode ser encontrado em diversas partes do mundo ocorrendo então, de apresentarem-se em outras nomenclaturas.

Ficha Técnica

Ficha Técnica

Medindo entre 40 e 90 centímetros de altura, o véu de noiva é uma planta herbácea de muita importância para paisagismo. Apresenta-se em uma quantidade grande de ramos e estes são sempre muito delicados e articulados em nós. Cada um desses nós é responsável por fazer nascer uma raiz, mas somente em casos dos nós articulados estando em contato direto com o solo. As folhas são ovais e sempre verde escura na parte superficial e o lado inferior apresentam-se na cor roxa. As flores são bem pequenas e apresentam-se solitárias e na cor branca, sempre com três pétalas. O véu de noiva brota também um fruto capsular em forma oval com algumas sementes e sempre na cor marrom clara/castanha.

Como Cultivar

Você pode cultivar o véu de noiva tanto no solo, em vasos como em cestas pendentes. Como é uma planta que não exige muitos cuidados, você precisará atentar-se apenas para alguns pontos como podas regulares para que a folhagem seja renovada sempre. Essas podas podem ser feitas em períodos maiores sem nenhum problema, contanto que você não deixe sua planta sem corte. Uma boa irrigação e fertilização orgânica ajudam para que o seu véu de noiva cresça bem. Esse último pode ser feito de seis em seis meses de preferência.

Você deve deixar a sua planta sempre em meia sombra ou sob a luz difusa e plantada em substrato bem fértil. Em locais com muita luminosidade, o seu véu de noiva vai se apresentar bem compacto e na cor roxa para suas folhagens. Se as condições de luminosidade forem baixas, o véu de noiva vai se desenvolver mais esparsa e pode não apresentar a cor arroxeada em suas folhas. O solo deve ter uma boa capacidade de reter água e ser ao mesmo tempo bem drenável. Como é uma planta rústica, você não precisará dar tanta atenção ao véu de noiva dando as condições ideais de solo e água. Apesar de ser rústica, o véu de noiva é bem sensível e não suporta pisoteios, então caso você resolva usar essa planta como forração é sempre bom atentar-se sobre a movimentação do ambiente.

Por ser uma planta tipicamente de clima subtropical e tropical, o véu de noiva não tolera geadas ou frio muito intenso. No período onde as temperaturas caem, é indicado que você reduza as regas. A multiplicação é feita por ramos ou estaquia.

Como Plantar

Preparar a terra de forma correta para plantar o seu véu de noiva é muito importante. Por isso elaboramos um pequeno tutorial para que você não deixe passar nenhum detalhe e que sua planta cresça bem e deixe o seu jardim muito mais bonito. Siga o passo a passo abaixo.

Passo 1: Enriqueça bem o substrato que vai usar no seu cultivo em matéria orgânica.

Passo 2: Misture húmus de minha com composto orgânico. Para cada UMA parte de húmus você deve colocar UMA parte de composto orgânico.

Passo 3: Na mistura acima, acrescente adubo granulado do tipo NPK com formulação de 10-10-10. A quantidade ideal é de UMA colher de sopa de adubo para cada vaso de planta.

Passo 4: Abra um buraco de tamanho equivalente a uma mão fechada e coloque parte da mistura. Plante a muda nessa cova com muito cuidado para não quebrar os galhos do seu véu de noiva.

Passo 5: Regue para firmar mais a planta ao solo. Essa irrigação deve deixar a terra úmida de leve, você não deve jamais deixar a sua planta encharcada. As regas tem que ser feita com frequência.

O processo de adubação citado mais abaixo , deve ser refeito a cada 4 meses para que a sua planta cresça bem e os nutrientes sejam repostos.

Passo 1: Dissolva uma colher de sopa de adubo em 2 litros de água sempre em temperatura ambiente. Você pode colocar essa mistura em um recipiente ou até mesmo em uma garrafa de refrigerante descartável.

Passo 2: Sacuda bem essa mistura para que o adubo seja dissolvido por completo na água.

Passo 3: Use no máximo 1 copo pequeno dessa mistura em cada caso de sua planta. Se ela estiver plantada diretamente ao solo,  faça o comparativo e reponha os nutrientes para a sua planta de acordo com o tempo indicado mais acima.

Paisagismo

O véu de noiva é muito utilizado por paisagistas para compor a decoração de um ambiente onde esta planta serve como forração, sendo um denso e lindo tapete de flores lindas e folhas brilhantes. O único problema que deve ser atentado ao utilizar o véu de noiva em paisagismo, é a circulação das pessoas no local, pois apesar de ser considerada uma planta rústica, o véu de noiva não apresenta muita resistência a pisoteios e muita chuva ou muito sol.

Dê preferência a cultivar esse tipo de planta em jardins a meia sombra, porém com muita iluminação e a fazer caminhos em passarelas. Você deve atentar apenas para o cultivo porque se não for podada com frequência, o véu de noiva pode se tornar invasivo em algumas circunstâncias.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *