Existem milhares de espécies de árvores existentes na América do sul e algumas delas são um tanto quanto curiosas. Muitas dessas árvores dão deliciosos frutos e outras em que esses docinhos alimentos se tornam um pouco prejudiciais para a saúde. Este é o caso da espécie conhecida como Tamboril. A árvore é muito presente em todo o território brasileiro e possui certas características bastante interessantes no geral. Neste artigo, você vai conhecer tudo sobre o Tamboril e vai descobrir algumas curiosidades sobre a mesma!
Informações Gerais
Para começar, a espécie conhecida como Tamboril possui uma grande gama de nomes populares, mas, ainda sim, a espécie é bem mais conhecida por seu título científico. O noem dado pelos pesquisadores para a planta foi Enterolobium contortisiliquum e os mais diversos nomes conhecidos por populares envolvem uma verdadeira lista. São eles: Tamboril, Araribá, Árvore-das-patacas, Cambanambi, Chimbó, Chimbuva, Flor-de-algodão, Orelha-de-macaco, Orelha-de-negro, Orelha-de-onça, Orelha-de-preto, Pacará, Pau-de-sabão, Pau-sabão, Tambaré, Tamboi, Tambor, Tambori, Tamboril-do-campo, Tamboril-pardo, Tamborim, Tamburé, Tamburil, Tamburiúva, Tambuvé, Tambuvi, Timbaíba, Timbaúba, Timbaúva, Timbaúva-branca, Timbaúva-preta, Timbíba, Timbó, Timboíba, Timborana, Timbori, Timboril, Timboúba, Timboúva, Timbuíba, Timburi, Timburil, Timbuva, Vinhática-flor-de-algodão, Ximbiuva, Ximbó e Ximbuva.
A árvore Tamboril se inclui na família Fabaceae. Além disso se inclui nas categorias mais comuns para árvores no geral. São elas: a: Árvores e Árvores Ornamentais. O clima ideal para o seu crescimento é o Equatorial, Mediterrâneo, Subtropical, Tropical. Embora todos esses tipos de climas sejam propensos para o bom desenvolvimento do Tamboril foi na América do Sul que ela surgiu, sendo bem mais adaptável ao clima tropical da região brasileira, por exemplo.
Descrição da Espécie
O tamboril é uma planta decídua e considerada frondosa por diversos pesquisadores que estudaram as suas características mais marcantes do mundo. O seu tronco por chegar a crescer até os 80 metros, indo no máximo até 160 metros de diâmetro. A sua altura é a que mais impressiona, já que oi Tamboril pode atingir no mínimo 20 metros e no máximo 35 metros.
Folhas
As folhas da árvore forma estudadas durante muito anos até que o seu formato fosse realmente estipulado. Com isso, a folhagem da espécie foi considerada alterna, bipinada ou recomposta, possuindo de 3 a 7 pares de pequenos folíolos oblongos. Por causa das numerosas folhas presentes no Tamboril, a copa da árvore se torna bastante intensa também, criando uma vasta região de sombra.
Raízes
As raízes da espécie costumam ser grandes, largas e bem resistentes, já que o Tamboril pode atingir uma altura bem grande. As raízes da espécie também são consideradas muito calibrosas.
Flores
Geralmente as flores do Tamboril começam a crescer na primavera. A inflorescencia é dita como globosas, com cerca de 10 a 20 flores brancas e maravilhosas. Elas são consideradas do tipo capítulo.
Frutos
A árvore também possui frutos de formato muito curiosos e do tipo vagem. Elas possuem formatos de rim ou orelhas, sendo recurvados e semilenhosos. Por causa de seus frutos, a espécie ganhou diversos nomes populares. Quando eles começam a nascem, estão verdes e podem ser considerados ainda frutos bastante jovens. Conforme vão chegando os meses de junho e julho, eles vão se tornando bastante escuros e quase pretos, sendo considerados bastante maduros.
Com relação a cada frutos, as sementes que os compõe são bastante numerosas. A quantidade pode variar de dois até doze sementes por frutos. Elas costumam ser bem brilhantes e de cor marrom.
Formas de Utilização
O tamboril é muito visto nas famosas florestas pluviais do mundo inteiro e nas semidecíduas ao norte a o sul do Brasil, por exemplo. Ela é capaz de fornecer uma ótima região de sombra quando a primavera chega e as suas flores começam a crescer. No verão, ela também fornece uma região agradável para que outras espécie de meia-sombra possam crescem sob a sua copa. No inverno, as suas folhas caem e ela não pode mais fornecer aquela sombrinha no final da tarde. Por causa dessa característica muito especial, o Tamboril é muito utilizado para regiões com estações bem definidas. Além disso, ela pode ser usada em diversas áreas de reflorestamento. Seu rápido crescimento impressiona os pesquisadores e a espécie é considerada pioneira.
A Madeira
A madeira do Tamboril é bastante explorada, embora seja pouco resistente. Mesmo assim, ela é leve e macia, podendo servir de matéria prima para a produção de diversos objetos como canoas, brinquetos, caixotaria em geral, compensados, etc.
Saponinas
As saponinas estão presentes nos frutos do Tamboril. Essas substancias geralmente ficam nas cascas dos frutos presentes na espécie. Mesmo assim, além de ser bastante útil, os seres humanos devem ficar bastante alerta com relação as saponinas. Elas podem ser bastante tóxicas, mesmo sendo uma ótima matéria-prima. Essa substancia também pode ser prejudicial pára herbívoros e o conselho é evitar plantar a árvore em grandes pastagens. As intoxicações ocorrem com mais frequência durante a escassez de alimentos.
Formas de Cultivo
Em solo fértil e sob a presença de fortes raios de sol, o Tamboril pode crescer saudavelmente. é bom lembrar que a árvore também precisa de muita matéria orgânica presente na terra para que ela possa se desenvolver bem. O solo deve estar úmido e bastante irrigado, além de ser muito bem drenado, pelo menos no primeiro ano de implantação. Após a quebra da dormência usando a famosa técnica de desponte, escarificação, ácido sulfúrico ou água, as sementes costumam germinam em dez e vinte dias. Essas sementes devem começar a ser semeadas em saquinhos com terra úmida e bastante adubo.
Após pelo menos quatro crescendo e se desenvolvendo dentro de viveiros, as mudas já começam a dar os primeiros sinais de vida. Assim, sob meia sobra nesses locais e sempre fertilizando o solo, elas já poderão ser plantadas e cultivas em locais mais bem definidos. Sua multiplicação é feita através de sementes.
Conhecendo o Tamboril
Quer conhecer o Tamboril, bem como os frutos e todas os seus componentes? Clique no link abaixo e veja como é o seu aspecto depois de desenvolvida e como os frutos se desenvolvem na própria árvore.
http://www.arvores.brasil.nom.br/new/tamboril/
Escrito por Jéssica Monteiro da Silva
Não tenho encontrado nenhum tamboril ,cuja semente se assemelhe ao tamboril encontrado na zona da mata mineira. A semente é uma vagem de uns 3cm de comprimento por 1cm de largura ,bem achatada,quase nivelada, com um pequeno relevo no meio,de uma(uma só)pequena semente. Já tentei a semeadura e nao consigo fazer mudas. Como fazê-las?