A Arte da Topiaria

Ao longo da história o homem sempre teve uma grande afinidade com a arte. Podendo ser representada de diversas formas como uma escultura, pintura, trabalhos artesanais e tudo que desenvolve a imaginação, trabalhar com arte é algo extremamente excitante e interessante.

Com tantas variações de obras artísticas, a arte da Topiaria é algo que deixa qualquer um boquiaberto. Essa é uma técnica muito antiga de esculpir arbustos, plantas e árvores com formas muito diversificadas.

Topiaria

Topiaria

Não se sabe ao certo quando essa arte surgiu, porém, existem relatos que pode ter sido desenvolvida pelos egípcios ou ainda pela civilização romana. De qualquer forma é até os dias de hoje, motivo de muita admiração em todo o mundo.

Histórico da Topiaria

O significado literal da palavra Topiaria, deriva do latim, onde “Topiarius” significa “arte de adornar jardins”. Como dito anteriormente, essa arte tem como foco principal procurar dar formas as plantas conforme o gosto do jardineiro.

A Topiaria tem uma origem que data aproximadamente de 500 A.C, onde era muito conhecida e praticada nos jardins da Babilônia, que acabaram sendo um dos primeiros a receber essa arte na época. Dentre as características principais, o desenvolvimento do paisagismo voltado para a classe nobre dos povos antigos era a marca principal dessa arte de escultura.

Essa arte espalhou-se por toda a Europa desde a idade média em diversos templos e castelos da época. No período do renascimento também esteve muito presente nos jardins de países como Holanda, Itália, Inglaterra e França.

Em meados do século XVII a técnica da Topiaria acabou perdendo um pouco sua força devido a intensa revolução nas formas de paisagem de vários jardins da Inglaterra na época. Muitos outros países acabaram tendo certa objeção a essa arte tão bela, porém mesmo assim conseguiu ultrapassar as adversidades do tempo e voltou a ressurgir em muitos jardins considerados contemporâneos que tinham grande ênfase em formas geométricas abstratas e mais simples, tornando o ambiente muito mais moderno.

Esse sistema tem muita aceitação na cultura oriental, que objetiva cultivar plantas que exibam seu formato original, como o caso da técnica do bonsai. Foi muito difundida nos jardins do parque de diversões da Walt Disney, porém mesmo com grande melhoria na técnica, ainda assim exige da pessoa que se propõe a executá-la, muita paciência, detalhismo e empenho.

A Técnica da Topiaria

Como toda arte, a Topiaria exige um conhecimento técnico e diversos métodos foram desenvolvidos para realizar essa maravilha que é a escultura botânica. Os norte americanos em meados da década de 60 criaram um sistema chamado stuffed que utilizava alguns suportes totalmente recobertos por ervas, trepadeiras e outros tipos de plantas gramíneas.

Dessa forma o que poderia se ver era uma grande variedade no desenvolvimento das formas, nas texturas e também nas cores dessas plantas que seriam esculpidas. Esse método facilitava muito para que a arte da Topiaria pudesse ser realizada com muito mais facilidade e agilidade.

Para uma pessoa realizar a técnica não necessita de usar materiais muito sofisticados. Uma tesoura com bom corte é indispensável, devendo ser leve e mais longa. Se tiver um cabo mais confortável e que seja emborrachado pode ajudar muito para absorver um pouco do impacto.

Vale lembrar que deve sempre estar muito bem afiada e esterilizada entre uma planta e a outra, para que assim não transmita doenças entre si. Alguns itens bem úteis pode ser a presença de arames ou fios para os galhos mais rebeldes.

Tipos de plantas e Cuidados A Serem Tomados

Apesar da técnica de Topiaria não exigir uma regra fixa onde somente algumas plantas devem ser usadas, algumas espécies são mais favoráveis para o seu desenvolvimento. A saber:

1-    Buxinho

2-    Podocarpo

3-    Cipreste

4-    Tuias

5-    Teixo

6-    Azaléia

7-    Ficus

8-    Oleagno

9-    Murta

10-    Pitósporo

Arte-e-Criatividade

Arte-e-Criatividade

As plantas citadas acima acabam sendo mais favoráveis por apresentar algumas características como: longevidade, folhas firmes e compactas, crescimento de forma moderada e lenta, tolera bem podas regulares.

Cuidados especiais devem ser tomados para a realização da técnica. Um exemplo disso é o momento das podas que se torna mais favorável quando a planta ainda é jovem e que assim possa começar a adaptar-se a esse novo sistema. Também é importante ressaltar que jamais se deve realizar uma poda antes do período de florescimento que poder ser prejudicial para o desenvolvimento da planta. As estações do ano mais propícias são o início do verão e fim do inverno.

Essa arte requer alguns cuidados importantes para que consiga obter os resultados esperados. Uma delas é principalmente no momento de realizar as podas nas plantas ou árvores que serão moldadas. O primeiro cuidado a ser tomado é que nenhuma parte da planta fique sem receber os raios solares.

Para que isso aconteça, algumas áreas ou regiões não podem ser muito côncavas ou muito profundas. O ideal é que a região da base das plantas possua um alargamento maior que a parte do topo, evitando que apareçam assim muitas áreas com falha. Algumas formas oferecem mais facilidade para serem trabalhadas por sua simplicidade como curva espiralada e cônica.

Esse período de serem feitas as podas, ajudam muito a causar estímulos nas plantas para que cresçam com novos ramos. Mas um cuidado importante também é na hora de realizar as podas de limpeza, onde aqueles galhos com formação ruim e doentes devem ser retirados imediatamente, por deixarem as plantas mais enfraquecidas e chegando até a matá-las.

O cuidado com a espécie de planta é necessário independente de qual técnica for utilizada. Dentre as principais atribuições que se deve tomar cuidado, podemos citar:

1-    Iluminação

2-    Ventilação

3-    Adubação

4-    Irrigação

5-    Preparo do Substrato

6-    Plantio

7-    Drenagem

8-    Defesa contra doenças

9-    Controle de pragas

Vale Á Pena Investir?

Mesmo sendo uma arte de certa forma um pouco trabalhosa, compensa muito dedicar certo tempo para tornar o jardim ainda mais bonito. Sempre é interessante observar alguns outros modelos de Topiaria, para assim conseguir inspiração e moldar uma planta ou árvore de forma especial.

Lidar com plantas e poder deixá-las mais belas, torna qualquer local muito mais luxuoso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Boa tarde
    Meu nome e Alexandre sou morador de atibaia gostaria de fazer um curso para esculturas vivas de buxinho e pingos de ouros e etc tenho muito interesse nesse curso pois quero trabalhar na area aguardo retorno

    Alexandre 24 de fevereiro de 2014 15:22 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *