Urumbeta: Um Cacto Florido

Se você gosta de jardinagem, com certeza vai adorar conhecer algumas plantas diferentes para compor a sua paisagem. Jardins têm que ser coloridos, atraentes e principalmente, favorecerem as diversas formas de vida daquele mesmo ambiente. Mas existem aquelas plantas que se tornam totalmente excluídas dessas plantações, porque são mais incomuns e suas particularidades demonstram um gosto mais excêntrico por plantas.

Urumbeta

Urumbeta

A urumbeta é uma planta ótima para exemplificar esse caso. Com uma linda flor, esse cacto acaba não sendo tão comum e plantações porque sua forma rústica acaba afetando um pouco a delicadeza que muitas pessoas procuram colocar em seu jardim, mas esquecem de que a forma mais bruta de beleza, também se torna delicada.

Que tal parar um pouco para conhecer sobre essa planta? Quem sabe você não se apaixona e começa a cultivá-la hoje mesmo em seu jardim?

Ficha Técnica

Urumbeta é o nome popular para a planta cientificamente chamada de Nopalea cochenillifera, uma espécie da família das Cactaceae que tem sua origem na América do Norte, com maior incidência no México. Categorizada como uma planta de arbusto, cacto e suculenta, a urumbeta pode ser então cultivada facilmente em qualquer região e dependendo da região, ela vai receber diversos outros nomes como cacto, cacto de cochonilha, cardo de cochonilha, cacto sem espinhos, palma doce, palma de engorda, palma miúda, palma forrageira, palmatória doce, entre outros.

Essa planta pode chegar até 5 metros e altura se cultivada corretamente. Adapta-se muito bem à climas secos, o que a torna caracterizada como uma planta xerófita. Seu ramo é articulado e achatado, o caule já é cilíndrico. As folhas são bem poucas e com espinhos pequenos ao seu redor. A formação dos ramos dessa planta é chamada popularmente de “Palma” e cientificamente é chamado de “Cladódios”. É exatamente a palma que se torna responsável pela fotossíntese da planta. As flores da urumbeta são um pouco alaranjadas, rosas ou vermelhas e possuem um estame na cor rosa bem longo, o que dar uma aparência bem exótica a essas flores. Elas aparecem durante todo o ano, já que a urumbeta possui ciclo de vida perene, mas entre setembro e março o florescimento é maior.

Como Cultivar

Você pode cultivar a urumbeta sem muito problema porque como ela é uma planta rústica, não vai exigir de você tantos cuidados. Ela pode ser cultivada sozinha ou em grupos e também quando tutorada pode ser usada como cerca viva, pois devido os seus espinhos torna-se bastante defensiva. Você pode plantá-la diretamente ao solo ou em vasos.

O cultivo deve ser feito sob o sol pleno ou a meia sombra. O solo deve estar devidamente fertilizado e ser bem drenável, pois você dará um espaço maior entre as regas, ele deve também ser preferencialmente arenoso. Você vai conseguir cultivar tranquilamente essa planta se morar em uma região onde o clima é mais seco, inclusive essa resiste bem à períodos de estiagem, assim como à solos de baixa fertilidade. Claro que se você cultivar em um solo mais rico e mais irrigável, ela vai florescer mais e melhor e os intervalos entre uma brotação e outra será menor também.

A urumbeta multiplica-se por sementes e também por estaquia dos artículos.

Culinária

Essa planta tem propriedades culinárias, mas não é em todo o mundo. Na América Central os artículos mais jovens e os frutos da urumbeta são usados na culinária como verdura.  Ela pode ser consumida tanto natural como cozida, dependendo da receita.

Uso Zootécnico

Como é uma planta muito suculenta, apresenta uma facilidade muito grande na digestão e isso fez com que ela começasse a ser utilizada como alimento para alguns animais, principalmente nas regiões mais secas, onde a quantidade e alimento e água é bem reduzido. Locais como os Estados Unidos, o México, a África do Sul, a Austrália e parte do nordeste do nosso país, usa a urumbeta como forragem durante os períodos onde a estiagem é maior. Geralmente as áreas mais secas usam o sorgo, o capim elefante ou o milho nessas épocas, mas a urumbeta é de fácil adaptação e cresce rápido em qualquer região com essas características mais secas, apesar dessa planta não ser tão nutritiva como as citadas mais acima.

Você também vai ver a urumbeta sendo muito utilizada como alimento para uma espécie de cochonilhas e estas serão responsáveis para o fornecimento de um corante industrial vermelho que possui muito valor no mercado, o carmim.

Pragas

Como citamos mais acima, a cochonilha é uma praga bem comum na urumbeta. Apesar de muitas vezes a implantação desse inseto na planta ser intencional, já que ele é responsável pela produção do carmim, se não existir um controle desse bichinho, ele pode acabar matando a sua planta.

Essa praga é um parasita muito pequeno e são sempre brancos, que se alimentam da seiva das plantas até que retirem todo esse alimento e a planta seque. Para identificar a cochonilha na sua planta, você vai encontrar algumas bolinhas brancas parecendo com algodão grudadas nos caules, principalmente próximo às folhas.

Como elas transformam a seiva da planta em um gel parecido com mel, pode atrair outros insetos e formigas, o que aumenta mais ainda o ataque da planta doente. A falta da seiva na planta faz com que ela fique também propícia à outros fungos.

Saiba Mais

Saiba Mais

A interrupção desse bichinho na sua planta, só é feito através de predadores, no caso a joaninha  e alguns tipos de vespas.

Mas além da cochonilha, outros problemas de doenças de plantas vão afetar a sua urumbeta. A umidade excessiva, por exemplo, vai fazer com que a sua urumbeta crie um fungo responsável pelo apodrecimento de diversas partes da planta. Você pode identificar esses fungos rapidamente, quando começarem a aparecer manchas marrons na extensão da sua planta e a mesma começar a murchar apenas em algumas partes.

Para solucionar esse problema você pode suspender as regas, pois com certeza está fazendo com uma frequência maior do que a devida. Lembrando sempre que como a urumbeta é um cacto e cactos são típicos de regiões mais seca, naturalmente essa planta não vai exigir tanta umidade em seu corpo ou no solo onde está plantada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *