Planta anual que possui floração ornamental e a capacidade de gerar flores coloridas que impressionam mesmo as pessoas que estão acostumadas a tratar de espécies excêntricas. As flores possuem cores múltiplas com tons amarelados que trazem singularidade às espécies. Folhas são alternadas, simples ou denteadas, com cores verdes exuberantes.
Possui inflorescências com disco central amarelo repleto de pétalas dispostas em fileiras com traços simples e variedades típicas. Na atualidade as maiores variedades são dobradas e possuem inflorescências. Os tons possuem traços delicados, entre os tons de: Violeta, branco, vermelho, azul e rosa. Especialistas apontam que florescem melhor durantes as épocas frias do ano.
Não se pode ignorar o fato de que a espécie se torna ideal à formação de bordaduras e maciços. As flores com forma de pompom entram em revigorante harmonia com as cores e ao mesmo tempo remetem à atmosfera da fantasia que apenas o espírito chinês consegue imprimir no ambiente. Representa conto de fada em forma de espécies natural. Plantáveis tanto entre jardineiras como nos vasos. As flores são colhidas à confecção de arranjos florais.
As plantas do gênero precisam ser cultivadas em locais que estão repletos de luzes solares e solo pleno, fértil, enriquecido e matéria orgânica. A terra precisa ser irrigada de modo regular e constante. No entanto não se esqueça de que não existe alto poder contra o excesso de água.
Quando plantadas em regiões quentes podem conduzir na meia-sobra, resguardando o sol forte que existe no meio dia. Fertilizar de modo excessivo com uso de adubos nitrogenados pode deixar a planta fraca e suscetível às variações de clima, ataques de pragas e doenças.
Variedades de alto porte podem ser tutoradas no sentido de não quebrar durante o crescimento da floração. Elas se multiplicam de maneira fácil quando sementes são colocadas para germinar ao final do outono e verão. O áster pode ser sensível quando acontecerem os transplantes. Procure plantar em locais definidos ou dentro de sementeira – modalidade que demanda dias nublados para transplantar.
Termos Científicos
O nome técnico da espécie é callistephus chinensis, conhecida no meio popular como áster-da-china e rainha margarida. Pertence à família asteraceae. As primeiras espécies foram encontradas em territórios chineses e japoneses.
Traços da Espécie
Planta herbácea que combinam com ciclos de verão e altura entre 0,20m e 0,50m com base ramificada. Folhas verdes escuras estão presentes na parte superior e quase branca ao inferior, com bordas recortadas e leve pilosidade. Flores funcionam como capítulos solitários dobrados ou simples nas pontas flexíveis dos ramos. Violeta e rosa são as duas principais tonalidades florais. Cultiváveis em regiões de clima ameno a fria. Florescem a primavera ao verão.
Prefere os canteiros ao sol que possuam alta taxa de substrato enriquecido com matérias orgânicas do tipo permeável. Procure misturar um quilo de adubo animal para cada metro quadrado, curtido de formulações orgânicas e incorporando dentro do solo. Procure nivelar o canteiro.
Retire as mudas do saco de cultivo com cuidado antes de começar a plantar. Use trinta centímetros no espaçamento entre as plantas estabelecidas em linhas que estão desencontradas.
Quem mora na região Sul do Brasil deve fazer o plantio na metade da primavera. Do inverno à primavera deve ser propagado o início da semeação, normalmente colocadas em compostos orgânicos umedecidos ou recipientes capazes de fazer a semeadura.
Depois de nivelar o substrato e semear se faz necessário peneirar a terra e secar. Cubra com plástico até a parte da emergência que ocorrem em usual entre sete e quatorze dias em temperaturas entre 10 e 15 OC.
Uso da Espécie
A história aponta que áster-da-china consiste em espécie cultivada no mundo antigo. Por causa da alta duração em vasos é usada de modo principal no território chinês, país de origem. Dentro do Brasil não tem o uso pelo mesmo fim, mas sim porque existem incontáveis pessoas apaixonadas por espécies distintas de margaridas.
Especialistas apontam que podem estabelecer o desenvolvimento pleno nos canteiros maciços com bordaduras junto das plantas altas, caso de palmeiras, por exemplo.
Também são indicadas para conveniência familiar quando plantadas ao redor de piscinas e áreas de lazer, mesmo na parte litorânea, desde que seja abrigada por ventas que possam despetalar as flores.
Gênero Áster
O gênero conta com seiscentas espécies diferentes estabelecidas na Eurásia e América do Norte, mas depois de pesquisas morfológicas e moleculares sobre o gênero na década de 1990 foi decidido que as espécies dentro dos Estados Unidos são tratadas com melhor qualidade em série de gêneros afins.
Após a divisão, há cerca de 180 espécies dentro do gênero. O nome Áster vem do significado grego antigo “estrela” se referindo à forma da cabeça na flor.
Variedades de híbridos são populares como espécies de jardim por causa das flores atrativas e coloridas. Espécies são usadas como plantas de alimento por larvas, embora possam crescer em todas as zonas da resistência.
Independentemente da mudança taxonômica, quase todos os nomes são referidos como “ásteres” nos comércios especializados.
Callistephus é um gênero de plantas com flores do gênero Asteraceae (família da margarida) e inclui áster-da-china.
Planta ornamental em jardins. Numerosas cultivares estão disponíveis e agrupadas por tamanho: Anã (até 20-40 cm), média (40-60 cm) e grande (60-80 cm). No Japão, a espécie é importante na floricultura da indústria de flores de corte.
China Áster é excelente como flor de corte. Cultivada em diversas partes da Índia, em especial na região de Bangaluru, região da parte Sul. A flor de corte pode estar cultivada para a cama e envasamento. De fato, existem diversos tipos de ásteres que são classificados de acordo com a forma de flores.
Comprar Áster da China
Na atualidade quase todas as lojas especializadas nas vendas de flores possuem amplas variedade de áster da china, sejam elas online ou no varejo tradicional. Especialistas indicam que embora a compra no mundo de internet possa ser mais barata, representa ponto contraindicado, visto que as pessoas não possuem a oportunidade de averiguar as verdadeiras condições de espécies.
Por este motivo apenas compre áster-da-china em lojas online nas quais existam altos níveis de confianças por causa de compras feitas antes por amigos ou colegas.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier