Todo mundo com certeza conhece o tomate. Principalmente depois das polêmicas envolvendo o seu elevado preço, esse fruto passou a ganhar ainda mais destaque tanto na alimentação das pessoas, como para quem o cultiva. Mas o que você de fato sabe sobre o tomate? São tantas características e tantas utilidades dadas para ele que por vezes não sabemos por onde começar.
Mais abaixo você encontrará informações sobre o tomate e saberá um pouco mais sobre como cultivá-lo e as suas principais características.
Ficha Técnica
O tomate é uma das espécies de planta presentes na família das Solanaceae que é a mesma família das beringelas, dos pimentões e das pimentas. Cientificamente, ele recebe o nome de Solanum lycopersicum e popularmente não tem outro nome além do tomate, sendo essa nomenclatura usada em todo o mundo. É uma planta de categoria muito diversificada, pois é considerada uma fruta e ao mesmo tempo um legume. A origem do tomate é dada à América Central e à América do Sul, mas você vai conseguir encontrar plantações de tomate no mundo inteiro.
Um tomateiro, como é chamada a árvore que gera esses frutos, pode chegar até 2 metros e meio de altura, quando são cultivadas em boas condições de plantio e possui um ciclo de vida anual, o que significa que os tomates só aparecem em determinada época do ano. O caule dessa planta é bem herbáceo e com muitas ramificações. Ele pode ser rasteiro ou trepador, dependendo do tipo de cultura. Quando aparecem, são sempre eretos, mas com o tempo prostram-se devido o peso dos frutos. As folhas do tomateiro já são alternas, de forma peciolada e com margens dentadas. Já as flores do tomateiro são amarelas e estão agrupadas em número que variam de 3 a 12 flores.
O fruto dessa árvore é com certeza a parte de maior importância nela. O formato varia muito podendo ser redondo, achatado, piriforme ou semelhante. Ele é do tipo baga e sua cor tradicional é o vermelho, apesar de passar por uma transição de cores durante o amadurecimento. O tamanho do tomate varia muito de acordo com a sua cultura. Ele pode ser pequeno, semelhante à uma cereja ou bem grandes, que é o tomate tradicional. Na parte interna desses frutos, você vai encontrar uma camada bem carnosa e algumas sementes que ficam envolvidas em uma polpa bem gelatinosa.
O gosto do tomate é bem saboroso. Ele é adocicado e pode possuir uma leve acidez dependendo do amadurecimento do fruto. O consumo é feito das mais variadas formas e vai depender muito de pessoa para pessoa. Ele pode ser usado como ingrediente para sopas, pratos culinários, como tempero, na salada, em drinks, sucos, polpas, geleia, molhos e muito mais. O tomate é bastante rico em licopeno, em vitamina A, B e C, em carotenoides e também em minerais. É de fato um alimento muito benéfico para qualquer organismo.
Como Cultivar O Tomate
O cultivo do tomate pode ser feito de diversas formas, já que essa planta adapta-se facilmente em diversas condições climáticas. Os climas mais favoráveis ao seu desenvolvimento é o Equatorial, o mediterrâneo, o oceânico, o subtropical e o tropical. Se a sua região não apresentar nenhuma dessas variações de clima, você ainda pode cultivar o tomate, mas terá que montar um ambiente propício ao seu desenvolvimento como a criação de estufas, por exemplo.
Para quem está começando a praticar jardinagem, muitos especialistas indicam de cara a plantação do tomate porque você aprenderá muitas coisas sobre plantas apenas com ele. Um dos fatores principais é a facilidade dessa planta de pegar alguma doença ou praga de cultivo e por isso, precisará de alguns cuidados especiais quanto à esse assunto.
O cultivo deve ser feito preferencialmente sob o sol pleno, em solo bem fertilizado, com uma profundidade considerável, com boa capacidade de drenagem e destorroado. A irrigação deve ser feita com regularidade porque a planta vai exigir que a terra seja um pouco úmida. Evite apenas deixar o solo encharcado, principalmente se sua região for muito quente porque quando o tomateiro fica exposto à condições de muita umidade e calor, ele se torna muito suscetível à problemas com pragas e doenças.
Se o seu cultivo de tomate for em grande escala, você deve atentar-se para alguns cuidados mais especiais de manejo como amontoa, tutoramento, transplante, desbrotação e usar também estacadas. A multiplicação é feita por sementes que você pode colocar diretamente no local onde o tomate será cultivado. Como citamos logo no início da nossa conversa, o tomate é uma planta de ciclo de vida anual então vai levar cerca de 110 dias desde o plantio até a sua colheita que acontece sempre de um verão para o outro.
Tomatina de Buñol
Você já ouviu falar da guerra de tomates que acontece na Espanha? Essa guerrilha é muito conhecida no mundo inteiro e sempre acontece todos os anos na última quarta feira do mês de agosto. A primeira Tomatina de Buñol aconteceu em 1940 quando moradores da cidade de Buñol começaram atirar tomates uns nos outros e também sobre a fachada das casas. O intuito era pintarem-se de uma forma mais alegre com a polpa do tomate.
O que ninguém esperava era que de um grupo com alguns poucos moradores da cidade desta vila próximo ao Mediterrâneo a Tomatina crescesse e chegasse hoje a mais de 38 mil pessoas entre moradores locais e turistas que partes das mais variadas regiões do mundo.
Festa do Tomate
Enquanto lá em Buñol acontece a Tomatina, aqui no Brasil também temos a nossa festa do tomate, mas não acontece nenhuma guerrinha com essas frutas. Na cidade de Paty do Alferes, no estado do Rio de Janeiro, uma cidade na região do Vale do Ciclo do Café, acontece a Festa do Tomate desde 1981.
A Festa de Tomate de Paty dos Alferes é uma confraternização que acontece entre diversos produtores e técnicos agrícolas e que trabalham com esse fruto. As atividades são as mais diversas como shows, barracas de comidas, escolha da rainha da festa, concurso para escolher o tomate com mais qualidade da região e muito mais.