Jardim Em Azul: Espécies de Flores Azuis

Ter jardim em casa é muito bom não apenas para deixar o ambiente bonito, mas também para melhorar a qualidade do ar do seu lar. As plantas além de ajudarem na circulação do ar do seu ambiente, também o purificam e você terá sempre uma casa com o ar mais saudável, o que é muito bom, não é mesmo?

Se você resolveu montar um jardim na sua varandinha ou naquele espaço que tem no quintal, com certeza vai querer começar pelas plantas que conhece e mais gosta. E você não está errado, isso facilita a prática e ajuda a manter seu jardim sempre bonito. Agora se você busca uma ideia diferenciada de jardim, onde todos que visitem a sua casa gostem do ambiente e ache-o diferente, você pode apostar em diversos modelos de jardim.

Flores Azuis

Flores Azuis

O bom nesse caso é que você não precisa de muito dinheiro em alguns casos para ter um jardim bonito e eficiente. Mais abaixo você vai encontrar uma dica para quem quer montar um azul todo na cor azul. São variedades de plantas diferentes e que podem ser cultivadas juntas. Essa dica vale para qualquer “cor” de jardim inclusive, basta um pouco de criatividade e cuidado.

Mirtilo

Vamos começar por essa frutinha deliciosa e um pouco incomum em alguns jardins. O Mirtilo é uma planta da família das Ericaceae, a mesma da azálea e tem a sua origem nos países que fazem parte da Euroásia. Em inglês ele é chamado de Blueberry e tem a aparência de uma uva só que na cor azul. Aqui no Brasil o mirtilo é um pouco incomum, mesmo porque essa fruta só veio chegar a nossas terras em 1983, trazida da Europa.

Ela tem grandes poderes medicinais sendo muito rica em 1antioxidantes e polifenóis. Estes últimos se encontram tanto na casca quanto na polpa. Você pode usar o mirtilo em tratamento para diarreias graves. Inflamação na boca e catarros, controle de febre, entre outros cuidados. Na culinária ela também é utilizada sendo ingrediente de geleias, doces, vinhos, bolos e muito mais. O gosto é agridoce e ela pode ser saboreada tanto cozida como in natura.

Jacarandá Mimoso

O jacarandá mimoso é uma árvore da família das Bignoniaceae e tem origem na Argentina e Bolívia. Essa linda árvore hoje possui uma condição onde está ameaçada de extinção no seu habitat natural devido a falta de plantações da espécie. Ela possui porte médio, podendo chegar a 15 metros quando é bem cultivada.

Por ser uma planta diferente e muito delicada, o jacarandá mimoso é muito solicito para jardins abertos e de inverno. As suas folhas são bem particulares, da coloração azul e muito perfumadas, esta é a maior característica dessa árvore inclusive. Aqui no Brasil ela é muito cultivada em São Paulo e Minas Gerais.

Jacarandá Mimoso

Jacarandá Mimoso

Agapanto

A Agapanthus africanus, como é cientificamente conhecida essa flor, é uma planta da família das Agapanthaceae com origem na África. Ela não é muito grande podendo crescer até 1 metro quando bem cultivada e podemos dizer que é aquela planta que tem o jeitinho de serra. Ela adora climas mais frios e por isso você vai facilmente encontrá-la nesses ambientes.

É também muito utilizada para confecção de arranjos florais. Se você busca uma planta para usar como bordadura da parte baixa de muros e/ou arbustos em renques, essa é a flor ideal para isso. É uma planta rústica, por isso não vai exigir muitos cuidados e também apresenta uma ótima resistência a doenças.

Falso Iris

A flor Falso Iris é também chamada de Lírio roxo das pedras, Pseudo íris azul, entre outros nomes, sendo uma planta da família das Iridaceae que tem origem aqui no nosso país e em toda a América do Sul. Uma flor pequena, com apenas 1 metro de altura quando bem cultivada e chama muito a atenção de todos devido a sua folhagem ser bem ornamental.

As flores apesar de muito bonitas, não possuem um longo período de vida. Você pode usar a Falso Iris em diversos tipos de jardim, mas elas caem perfeitamente para canteiros de baixa manutenção e que não vão exigir de você adubações periódicas. O melhor clima para se plantar essa flor é o frio, mas reage bem a outros climas com um pouco mais de temperatura, sem que essas não sejam exageradas.

Hortênsia

Também uma flor, a Hortênsia está entre as espécies da família das Saxifragaceae e tem sua origem no Oriente nos países da Ásia em sua maioria na China e no Japão. Ela tem uma popularidade muito grande e aqui no Brasil é o símbolo da cidade de Gramado, uma serra do estado do Rio Grande do Sul. É uma flor muito rústica que cresce até 1 metro e meio de altura quando é bem cultivada.

Muito utilizada para buquês, já que as suas inflorescências apresentam-se nesse formato, a Hortênsia ganhou grande popularidade ao redor do mundo devido a sua facilidade de se propagar nos mais variados solos. Esse é um exemplo de planta que teve seu nome adotado para batismo de diversas pessoas, inclusive a maior jogadora de basquete da seleção brasileira chama-se Hortência.

Tumbérgia Azul

A Tumbérgia Azul é uma linda flor trepadeira que faz parte da família das Acanthaceae e tem sua origem na Ásia e na Índia. Quando ela é bem cultivada a planta completa pode chegar até 6 metros de altura e com certeza vai dar um toque muito especial ao seu jardim azul. Ela é bastante rústica então você não terá muitas complicações para cultivá-la sendo bem simples mesmo e exigindo bem pouco de você.

Com uma pequena quantidade de mudas em seu jardim, logo você terá o seu ambiente totalmente florido e coberto, pois ela tem um crescimento muito rápido, o que deve ser atentado também na hora de comprar para você não acabar com uma parte do jardim todo dominado apenas por essa espécie. Ela se desenvolve bem em qualquer tipo de clima e terreno. Você pode usar para cobrir pérgolas, arcos e caramanchões. Por ser uma planta que atrai abelhas, atente-se se o seu ambiente tem criança ou animais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *