Dicas Para Conservar Flores em Geral

Cultivar flores dentro de casa nos traz sensações especiais além, é claro, de deixar a casa mais bonita através de um elemento decorativo orgânico. Nesse post estão resumidos os cuidados básicos para manter belas flores pelo tempo máximo que essas conseguem agüentar, ou seja, nesse post você saberá como melhorar a vida útil das flores que você tiver. Começaremos pelos cuidados básicos e gerais e, em seguida, você vera os cuidados específicos para determinados tipos de plantas. Confira:

Os Cuidados Básicos Para Todas as Flores

Mantenha suas plantas em ambientes com boa circulação de ar e que sejam com temperatura amena. Jamais deixe suas flores sob a incidência direta da luz solar e em local ventilado. O ideal é que a incidência de luz solar seja indireta.

Flores que estiverem expostas ao ar condicionado, normalmente, duram muito menos tempo, portanto devem receber mais água que o normal para agüentarem o clima seco de ambientes com esse equipamento.

Como as flores são muito sensíveis à micro organismos, como fungos e bactérias, a dica é trocar a água do vaso a cada dois dias. Para as plantas que estiverem em vasos a dica é estar atento para que não haja água acumulada no prato do vaso. Ainda sobre esse último caso, certifique se da freqüência de rega de cada tipo de planta.

Determinadas flores sobrevivem por mais tempo do que outras. Para manter a beleza do seu arranjo ou do seu vaso de flores, remova as que estiverem secas.

Cuidados Específicos Para Buquês e Flores de Corte

A dica para aumentar a durabilidade das flores que você recebeu em um buquê, é fazer um corte em sentido diagonal em cada um dos caules das flores numa altura de cerca de uma a dois centímetros de baixo para cima. Faça isso sempre que for trocar a água do vaso, ou seja, a cada dois dias. Esse procedimento vai facilitar a absorção da água. Quando for colocar as flores em um vaso, deixe apenas cerca de cinco centímetros de caule submersos na água.

Jamais deixe folhas na água do seu vaso pois, além do mau cheiro que ficar no ambiente, essas folhas liberam na água substancias tóxicas para as flores.

Como Cuidar Corretamente dos Arranjos de Flores

Diferente dos buquês de flores, os arranjos florais não têm a necessidade de ser postos em um vaso logo que são recebidos. Os arranjos já vem com uma base umedecida, na qual na maioria dos casos é uma espuma floral que consegue manter a água fresca por um tempo definido. Para conseguir ter o melhor uso dos arranjos, logo que receber o seu arranjo, deixe-o em um local de temperatura amena e ventilado, em seguida coloque água fresca todos os dias tomando atenção para molhar somente a Bse de espuma e jamais as flores do arranjo.

Flores como as rosas, as hortênsias e as folhagens verdes sobrevivem vistosas por mais tempo quando são borrifadas por água fresca, os outros tipos de flores não podem ser borrifadas.

Como Lidar com Plantas em Vasos

Cada tipo de planta possui demandas especificas para a rega, a quantidade de luz incidida diariamente, o modo de adubação e pulverização, entretanto todas essas plantas necessitam ter determinadas condições preliminares para que consigam sobreviver e manter flores vistosas onde quer que sejam colocadas.

Como premissa genérica, as flores e as plantas que estiverem em vasos ficam melhor em ambientes bem arejados, nos quais não haja corrente de ar, que sejam com boa luminosidade, mas jamais sob sol direto. Verifique todos os dias as condições da terra de cada um dos vasos, deixando-o sempre umedecido porém sem encharcá-lo. Toque levemente a terra para saber  se ela está úmida, e se necessita ou não ser regada.

Informe se em lojas de jardinagem sobre adubos para o tipo de planta que você cultiva. Em geral, o adubo necessita ser colocado a cada trinta dias.

Esteja sempre atento para que não haja água acumulada no prato do vaso, essa falta de cuidado pode provocar o apodrecimento das raízes, ou a morte das plantas e, até mesmo, a proliferação do mosquito da dengue.

Agora Confira Algumas Dicas Especificas Para Determinadas Flores:

Azaléias são flores as quais adoram os ambientes de muita claridade, entretanto, não se pode deixar o vaso sob o sol direto. Em geral, o indicado é regar o vaso a cada três ou quatro dias durante o verão e apenas uma vez a cada sete dias ao longo do inverno.

As Gérberas são plantas que se comportam muito bem em ambientes de alta luminosidade, em outras palavras, a dica é deixar vasos com essas plantas perto de janelas que tenham luz solar ao menos por quatro horas seguidas diariamente. Portanto, esse tipo de planta pode ser deixada sob o sol direto. Em geral, o indicado é regar o vaso a cada três ou quatro dias durante o verão e apenas uma vez a cada sete dias ao longo do inverno.

Os girassóis talvez sejam a planta que mais é conhecida por gostar de muita claridade. Esse tipo de planta pode ficar dentro de ambientes fechados, desde que seja próximo de janelas com incidência de luz solar por mais de cinco horas diárias.

Lírios são plantas as quais se comportam bem em locais de muita claridade, entretanto essas plantas jamais podem  ficar em locais com luz solar indireta. O ideal é que essas plantas fiquem em locais de alta claridade apos o período de floração. Em geral, o indicado é regar o vaso a cada três ou quatro dias durante o verão e apenas uma vez a cada sete dias ao longo do inverno.

As violetas também são plantas as quais se adaptam a boa claridade, porém elas não podem estar diretamente expostas a luz solar. Normalmente, essas plantas se adaptam muito bem a locais fechados. O modo de rega das violetas é o mesmo procedimento das demais plantas citadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *