O Narciso é o nome popular de uma espécie vegetal denominada cientificamente de Narcissus Hybridus.
O nome popular Narciso faz referencia a mitologia grega, pois Narciso era um jovem muito bonito que se apaixonou pela sua própria imagem quando a mesma foi refletida por uma fonte. Ele acabou caindo nessa fonte e morreu afogado, no entanto na beira da fonte nasceu uma flor, que igualmente à Narciso era muito bonita, por isso a flor acabou recebendo esse nome.
Devido a esse fato, o Narciso é a planta símbolo da vaidade. Para a filosofia Feng Shui, os Narcisos são considerados como sinal de boa sorte.
As flores do Narciso são muito bonitas e majestosas, se assemelham bastante as orquídeas.
O Narciso é uma planta angiospérmica (que contém flores) originada dos continentes europeu e africano.
O Narciso é uma espécie vegetal que pertence a família botânica Amaryllidaceae.
A Família Amaryllidaceae
A família Amaryllidaceae é composta por 60 (sessenta) gêneros e 800 (oitocentas) diferentes espécies. No Brasil, podemos encontrar 13 (treze) gêneros e em torno de 100 (cem) espécies.
Essa família de plantas se destaca por serem floríferas e são cultivadas nos jardins de todos os cantos do planeta. Geralmente, é representada por ervas bulbosas e com o poder de ter o ciclo de vida perene.
As espécies vegetais desta família estão espalhadas pelas regiões temperadas e subtropicais do planeta, apresentando pouca resistência para o cultivo nas regiões tropicais.
As plantas desta família possuem importância paisagística, devido a maioria apresentar flores exuberantes e vistosas.
As Características Dos Narcisos
O Narciso é uma espécie vegetal herbácea e bulbosa, planta que apresenta um caule subterrâneo chamado bulbo que tem a função de armazenar nutrientes e ser parte do processo reprodutivo da planta (O bulbo se assemelha bastante a uma cebola).
O Narciso se caracteriza por ser uma espécie vegetal forte, vigorosa e rústica.
O Narciso é uma espécie vegetal de pequeno porte que atinge uma altura média de 70 (setenta) centímetros.
A sua floração geralmente acontece na primavera e possui características ornamentais, inclusive influencia o nome da planta, pois o nome Narciso está intimamente ligado a beleza. Alem da grande beleza, o Narciso é uma flor que exala um perfume bastante agradável.
As folhas do Narciso se caracterizam por serem lineares e saírem direto do bulbo da planta. De uma forma geral, as folhas do Narciso despontam quando se inicia a primavera.
Junto com as folhas, surge um pendão floral que abriga as flores do Narciso. As flores do Narciso são de cores amarelas e brancas, e a parte central da flor em cor amarela ou laranja. As flores possuem 08 (oito) pétalas que protegem a pétala central, em forma de tubo, com bordas frisadas.
No outono, o Narciso perde as suas folhas ficando apenas o bulbo que pode ser guardado para um novo plantio. Os bulbos devem ser armazenados em locais que apresentem temperaturas que variam de 5 (cinco) a 10 (dez) graus Celsius, frescos e secos, até que sejam plantados outra vez.
O bulbo pode ser deixado dormente no próprio solo, pois ele não irá morrer, no entanto é necessário cuidado para que aconteça ataque de lagartas, que podem destruir e matar o bulbo.
O Narciso é uma espécie vegetal florífera indicada para ser usada como corte e como arranjos florais.
O Plantio e Cultivo Dos Narcisos
O plantio e o cultivo do Narciso não exigem cuidados especiais, por isso que essa planta se encontra entre as flores ornamentais que mais são cultivadas em todo o planeta. O Narciso é uma planta que consegue passar um ar natural e campestre ao ambiente.
O Narciso é uma espécie vegetal excelente para cultivo nas regiões que possuem temperaturas mais amenas e mais frias, no entanto, não pode ser plantada em locais de temperatura extremamente fria.
O Narciso é uma espécie vegetal que aprecia ser cultivada em locais que possuem temperaturas que oscilam dos 16 (dezesseis) aos 20 (vinte) graus Celsius.
O Narciso pode ser plantado tanto em canteiros como em vasos e até mesmo jardineiras, de forma que suas características ornamentais sejam exploradas e o ambiente fique mais bonito.
O plantio dos bulbos do Narciso, devem preferencialmente acontecer no período do outono, mas essa espécie vegetal pode ser plantada em qualquer época do ano, bastando seguir os cuidados necessários para o bom desenvolvimento da planta.
O solo para plantio do Narciso deve ser fértil e com boa capacidade de drenagem. Essa espécie vegetal aprecia que o solo se encontre sempre úmido, no entanto, devem ser tomados cuidados com possíveis encharcamentos que podem levar a planta ao sufocamento de suas raízes e ao apodrecimento dos bulbos.
Os canteiros e vasos para o cultivo e plantio do Narciso devem ser preparados com a aplicação de adubo bem curtido. Pode ser utilizado substrato, de preferência que seja rico em húmus.
Os bulbos de Narciso devem ser plantados em covas que tenha em torno de 10 (dez) a 15 (quinze) centímetros de profundidade.
O Narciso é uma planta que pode ser cultivada em vasos, e para isso é interessante que sejam usados vasos de boca larga e com pelo menos 25 (vinte e cinco) centímetros de profundidade. Os vasos devem ter areia úmida e pedriscos para evitar os encharcamentos quando for feita a irrigação.
A irrigação deve ser evitada ao máximo, podendo ser feita uma vez por semana ou quando o substrato se encontrar seco, pois o Narciso é uma planta que não suporta a ausência de água, por isso o substrato não pode ficar seco. A medida que o substrato vá ficando seco, a irrigação deve ser feita.
O Narciso é uma espécie vegetal que pode ser cultivada junto a outras espécies, de preferência bulbosas, que irá causar um visual diferente e bonito.
O local de plantio do Narciso deve ser mantido sem ervas daninhas e outras plantas invasoras que possam vir a competir pelos nutrientes com o Narciso, pois essa condição acaba atrapalhando o desenvolvimento da planta e de suas flores.
Caso os seus Narcisos nas condições adequadas, eles ficarão muito bonitos e irão chamar a atenção das pessoas devido a sua beleza e exuberância.
A Propagação Do Narciso
O Narciso é uma espécie vegetal que se multiplica através separação dos pequenos bulbos que se formam junto ao bulbo principal da planta.
Depois que os pequenos bulbos são tirados da planta principal, eles são plantados em locais apropriados para o cultivo e assim gerar novas plantas.
O Narciso também possui a capacidade de se multiplicar através da dispersão natural de suas sementes, que caem no solo e encontram condições favoráveis para o desenvolvimento da planta.