As Espécies de Orquídeas Mais Famosas

Existem milhares de espécies pelo mundo e é muito difícil de escolher aquela que mais favorece o plantio de um belo jardim. Porém, existem aquelas que não podem faltar na paisagem e muitas dessas são aquelas favoritas. As orquídeas por exemplo são flores muito populares, com uma gama de variedades e cores para escolher. Ainda assim, existem aquelas mais famosas que todo mundo deseja ter no seu quintal. Confira aqui quais são as espécies de orquídeas mais famosas para plantar no seu jardim!

Descobrindo um Pouco mais Sobre as Orquídeas

Não é a toa que estas pequenas plantinhas estão inserida no grupo de espécies que mais existem no mundo inteiro. As orquídeas são flores bastante populares, sempre vistas em quintais, jardins, locais públicos e até mesmo em ambientes fechados como escritórios e casas por todo o canto. Por possuírem tantas variedades dentro de uma mesma espécies, variando em colorações e tipos, estas flores podem se diferenciar bastante de uma para a outra! Isso acaba constituindo uma grande diversidade paisagística, nas quais muitas combinações podem ser feitas. As orquídeas são plantas que predominam mais em climas tropicai e por isso, suas variedades estão espalhadas por todos os continentes. Por causa do formato das flores tão incomum e exótico, mesmo que as orquídeas não sejam espécies tão vistosas assim, acabam chamando a atenção de muitos colecionadores ao redor dos continentes, onde eles podem plantar e cultivar as muitas espécies que existem espalhadas pelo mundo. Além disso, são plantas muitos simples para se cuidar, mesmo que necessitem de muito sol como parte de seu desenvolvimento. Ainda assim, é uma das espécies mais plantadas e cultivadas em todo o Planeta.

Espécies Mais Famosas

Com toda a variedade e híbridos que possam existir relacionados as orquídeas, ainda assim existem aquelas espécies mais populares, famosas, que todo mundo prefere cultivar. Geralmente são espécies mais coloridas, vistosas, exóticas e que tem a função unicamente de ornamentar, não possuindo nenhum caráter ou utilidade comercial. Se você está procurando espécies bastante conhecidas de orquídeas, confira abaixo a listagem que mostra aquelas mais conhecidas no mundo todo!

1. Cattleya Labiata

A espécies conhecida cientificamente por Cattleya labiata é uma das orquídeas nativas da América do Sul, especialmente no Brasil, onde a maioria das espécies deste gênero é encontrada. Por se desenvolver melhor em climas altamente tropicas, se propagou mais por países próximos ao Brasil e especificamente em terras brasileiras, mais ao nordeste, por exemplo. Não é a toa que seu nome popular é “rainha do nordeste”, dando flores lindas, perfumadas, vistosas e bem coloridas no verão e indo até o final da primavera com as suas belas florações.

2. Cattleya Walkeriana

Por possuir uma forma arredondada e um modelo bastante exótico, a Cattleya walkeriana é a favorita dos colecionadores de orquídeas, os famosos orquidófilos. Seu perfume é tão diferenciado que lembra o cheiro de canela, uma de suas características mais marcantes como uma flor popular. Para cultivar esta belezinha, é válido planta-las sob substratos com uma ótima drenagem. Além disso, ela resiste ao frio moderado, podendo se desenvolver bem em climas com no mínimo 10 graus de temperatura.

3. Cattleya Intermédia

Uma linda brasileira que possui formatos e cores exóticas, sendo uma verdadeira combinação de tons dependendo do seu cultivo, se é apropriado ou não. Possui florações consideradas de médias a pequenas, com colorações que podem variar em tons de lilás, roxo, rosa, albas, azuladas e semialbas. Porém, com estas espécies é preciso tomar um certo cuidado no que tange ao seu cultivo. Para começar, elas são plantas que desidratam muito facilmente e por siso precisam de um pouco mais de atenção. São ideais para o cultivo caseiro, onde existam pessoas para estarem sempre observando essa linda brasileirinha.

4. Cattleya Haw Yuan Angel

Para vasos pequenos, está espécie é ideal, além de ser uma das variedades de mais fácil cultivo que existem. Possuem uma baixa manutenção e sua floração é pequena, porém com colorações bem chamativas que também variam com muitas tonalidades e combinação de cores. As flores aparecem em uma quantidade de até quatro por haste, possuindo cada uma delas uma máxima de 4 cm de comprimento. São um ótimo investimento para a ornamentação de ambientes internos como casas e escritórios, já que dura aproximadamente 25 dias de pura ornamentação exótica!

5. Cattleya Julio Conceição

Esta é realmente especial: é uma das primeiras orquídeas híbridas na coloração branca já criadas em território Brasileiro. Seu nome científico foi dado para homenagear o grande criador do Jardim Botânico de Santos, Julio Conceição, cultivado ainda na cidade de São Paulo. Quando colocada sob um substrato bem arejado, começa a florescer de forma espetacular com o cultivo bastante restrito, ainda que seja muito fácil plantar e cultivar esta linda híbrida brasileira!

6. Catlleya Mossiae

Esa espécie comeca a desenvolver as suas flores na primavera e no início doo verão. Também é de fácil manutenção quando cultivada em clima ameno, o seu favorito para desenvolvimento. Suas variedades podem ser em coloração alba, azul e rosada, sendo o seu aroma muito peculiar: As flores com o maior tamanho podem exalar um odor parecido com o de alha, o que não é muito agradável. O segredo é deixar esta linda plantinha em ambientes ventilados, não ideal para ornamental ambientes internos.

7. Cattleya Warneri

Esta possui flores grandes e que são ótimas para ornamentar qualquer ambiente. Possui muita variedade de cores incluindo as seguintes: lilás, rosa, roxo, albas e semialbas e azuladas. Um clima ameno e quente pode ser ideal para o cultivo dessa pequena plantinha, além de optar por um substrato com uma boa drenagem.


8. Brassocattleya Pastoral Innocence

Esta também uma espécie híbrida criada ainda na década de 60. É muito apreciada nos dias de hoje por sua beleza exótica e interessante, além da sua fácil manutenção para cultivo em qualquer ambiente a sua escolha. Para buquês e outros ornamentos, ela é uma ótima opção. Suas flores são muito brancas e bem grandes, havendo algumas meslcas de tons em espécies diversas deste gênero.

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *