Cidade das Flores

Aspectos Gerais

A cidade de Ivoti fica no estado do Rio Grande do Sul, região sul do Brasil, essa cidade é conhecida como uma das cidades das flores do Brasil, ao lado de Holambra no estado de São Paulo. 

Ivoti é uma charmosa cidade pequena, com população de pouco mais de 20 mil habitantes, que fica próxima a capital do estado, mais precisamente está localizada na região metropolitana de Porto Alegre. É um verdadeiro refúgio para quem mora na cidade grande e vai até lá para passar os fins de semana. Suas coordenadas geográficas são latitude de 29º 35’ 28’’ sul e longitude de 51º 09’ 38’’ oeste. 

História

O seu primeiro nome foi Berghahnerschneiss, pois os fundadores e colonizadores da cidade foram dois cidadãos de sobrenome Berghahn, seu segundo nome foi Bom Jardim, com a mudança de nome também veio a mudança de status e passou a ser um distrito de São Leopoldo que é uma cidade próxima. A região é colonizada pelos alemães prussianos, pois foram os imigrantes da região da antiga Prússia que colonizaram essas terras. 

Por fim, em 1938, a cidade ganhou o nome que leva até hoje, Ivoti que na variação linguística Tupi-Guarani significa flor, nada mais justo que a cidade das flores, chame-se flor em uma língua nativa do Brasil. 

A cidade foi território pertencente à várias outras cidades antes de ter sua independência no ano de 1964, que aconteceu devido ao resultado de um plebiscito público no qual sua população votou em grande maioria por Ivoti independente. Antes disso, foi distrito de são Leopoldo, Porto Alegre e depois Estância Velha. Seus cidadãos lutaram ativa e politicamente pela sua emancipação. 

Clima 

Essa cidade possui clima subtropical e, portanto, possui as estações muito bem caracterizadas. Durante o verão faz bastante calor e durante o inverno faz muito frio, chegando a temperaturas baixas e até mesmo negativas, mesmo com sua baixa altitude em relação ao nível do mar, cerca de 140 metros apenas. 

A cidade recebe duas principais correntes de vento que influem muito no seu clima e nas médias de temperatura, são elas a corrente fria que vem da Antártida e a corrente quente que vem do Norte brasileiro, a fria tem a função de abaixar as temperaturas durante o inverno e a quente tem a função de aumentar o nível de precipitação. Uma curiosidade é que nessa cidade chove muito, o que pode levar à problemas urbanos como as enchentes. 

Economia Regional 

A economia da região gira principalmente na agricultura e no cultivo de flores. Isso tem suas raízes na época da colonização da região de Ivoti, na qual os imigrantes recém chegados plantavam para sobreviver. Na cidade ainda é muito comum a agricultura familiar, tendo muitos bons exemplares. 

Plantação de Flores

Plantação de Flores

Também há um pouco de pecuária na região, principalmente voltada ao comércio de leite, mas também há criação de frangos e de porcos. A indústria tem suas principais vertentes que é o ramo do couro, das malhas juntamente com produtos de inverno e também o setor alimentício. 

Idioma 

Sim é uma cidade brasileira, mas aqui cabe o tópico idioma, pois na cidade colonizada por alemães prussianos, além do português há um dialeto próprio local, reconhecido internacionalmente, é o Riograndenser Hunsruckisch, que nada mais é do que uma versão do alemão clássico, uma espécie de alemão um pouquinho abrasileirado. 

Flores 

Afinal vamos falar das flores, a cidade é de fato toda florida em todas as suas regiões, dessa cidade saem flores para diversas regiões do estado, inclusive para o Palácio do Governo do Rio Grande do Sul. Não é para menos que um de seus principais eventos é a feira das flores, muito visitada todos os anos. 

As flores, seus aromas e cores estão em toda parte da região. Os habitantes da cidade são muito alegres e receptivos. Os cultivos de diferentes espécies de flores ocorrem devido às boas condições do solo para esse plantio. É uma cidade colorida o ano todo, muito encantadora e cercada por belas paisagens, sempre com muitos exemplares de flores nas mais diversas tonalidades. 

Atrações

Igreja matriz São Pedro Apóstolo: Que também é chamada de Antiga Igreja Matriz, é uma bela obra arquitetônica da cidade que foi incendiada no ano de 1924 e reconstruída no mesmo ano. Desde 1944 tem a forma que vemos atualmente. A igreja é tombada como Patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul. 

Belvedere: Esse local permite que o turista comtemple as belezas naturais da região, ali o turista pode sentar e relaxar, aproveitar a vista, ler um livro e ainda existe no local uma luneta, para que você possa ver detalhes da natureza local.

Ponte do Imperador: Essa famosa ponte é uma atração a parte da cidade, ela é muito bonita e chama a atenção de muitos turistas à procura de boas fotos. Ela foi encomendada por D. Pedro II e foi construída em estilo arquitetônico romano. Atualmente é um Patrimônio histórico nacional brasileiro. 

Museu Claudio Oscar Becker: Neste museu você conhece mais sobre a história da cidade e de quebra vê elementos da cultura dos colonizadores locais, assim como uma casa verdadeiramente alemã. 

Museu Claudio Oscar Becker

Museu Claudio Oscar Becker

Memorial da colônia japonesa: A colônia japonesa de Ivoti é muito forte no estado, é uma das mais estabelecidas e lá são produzidas uvas, bergamotas, caqui e kiwi. Neste memorial você conhece um pouco mais dos costumes japoneses incluindo peças de decoração e outros itens típicos. 

Na cidade ainda tem algumas ótimas cachaçarias, a casa do agricultor, a casa do artesão que tem uma fachada muito bonita, a casa amarela, uma casa histórica que hoje é um centro cultural e ainda uma casa de vinhos. 

A cidade é um charme sulino, vale com certeza sua visita, principalmente se você estiver passando por perto, o município conta com um site oficial que leva seu nome, para maiores dúvidas é só consultá-lo. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *