O Uso de Plantas para Combater Pragas

Quem tem uma horta orgânica sabe que é necessário ter cuidados com a área no que diz respeito à proliferação de pragas. Contudo, saiba que não é preciso usar produtos químicos para conseguir fazer com que suas plantas cresçam com mais saúde. Cultivar certas espécies próximas da horta pode resolver a questão. Conheça a seguir algumas das plantas que funcionam como combatentes de pragas.

Plantas Que Combatem Pragas

Quer manter a sua horta bem protegida? Então não deixe de cultivar as espécies que apresentaremos a seguir perto da horta.

Tomilho

Tomilho

Tomilho

Usada como tempero para pratos como molhos e carnes, Tomilho, é uma planta que gosta de terrenos mais secos e que não demanda muitos cuidados. Esse arbusto afasta pragas como a borboleta-da-couve que como o próprio nome indica tem predileção por atacar couve, couve-flor e brócolis.

Alfavaca (Manjericão de Folha Larga)

Alfavaca

Alfavaca

Quem gosta de preparar peixe sabe que a alfavaca é perfeita como tempero, perto da sua horta ela funciona como um repelente de mosquitos e moscas por seu cheiro forte. A dica é não cultivá-la próxima a arruda.

Alho

Alho

Alho

Você cultiva tomates em sua horta? Então deve separar um espacinho para o cultivo de alho que além de ser tempero versátil também funciona como repelente de pragas que adoram atacar os vermelhinhos.

Alecrim

Alecrim

Alecrim

Um arbusto que faz sucesso entre os jardineiros de primeira viagem por ser fácil de cultivar e ter excelente resistência a pragas. Essa planta mantém longe a mosca-da-cenoura e a borboleta-da-couve. O alecrim se dá bem cultivado em dupla com a sálvia.

Hortelã

A hortelã pode ser cultivada nas bordas da sua horta para repelir formigas, ratos e lepidópteros como a borboleta-da-couve capaz de causar grandes estragos. Essa herbácea é conhecida também por ter seu aroma bem característico.

Hortelã

Hortelã

Losna (Absinto)

Tem cheiro de inseticida e assim afasta insetos da sua horta.

Losna

Losna

Sálvia

Perfeita para afastar a mariposa do repolho, a sálvia, possui folhas longas e com toque aveludado. Possui sabor intenso e bastante refrescante.

Sálvia

Sálvia

Tagetes (Cravo-de-Defunto)

O nome popular de cravo-de-defunto se deve ao odor intenso e em certo grau desagradável da tagetes. Exatamente por isso age como um repelente natural de insetos e ainda dá aquela força na proteção contra os nematoides.

Tagetes

Tagetes

Erva-de-São-Marcos

Trata-se de uma planta medicinal que possui um aroma intenso capaz de repelir insetos. Pode ser cultivada com sucesso em toda a horta além de servir para fazer água de cheiro – usada pela religião do Candomblé que a chama de cheiro-de-mulata.

Erva-de-São-Marcos

Erva-de-São-Marcos

Coentro

Um dos temperos mais presentes na culinária das regiões nordeste e norte do Brasil, o coentro, é eficaz para controlar ácaros e pulgões.

Coentro

Coentro

Gerânio

Uma planta que age como um repelente natural de insetos e ainda embeleza o jardim com suas lindas e coloridas flores.

Gerânio

Gerânio

Manjericão

Com um odor bem agradável, o manjericão, pode ser usado em temperos e molhos além de evitar a presença de mosquitos e moscas.

Manjericão

Manjericão

Citronela

Usada como repelente de insetos, a citronela, é uma planta medicinal que combate moscas, formigas e mosquitos. Aliás, é válido mencionar que ela afasta até os mosquitos da dengue.

Citronela

Citronela

Anis (Erva-Doce)

O caule da erva-doce pode ser usado para o preparo de saladas enquanto que a sua fruta com forma de semente pode ser usada para fabricar licor ou para confeitos. O anis funciona como repelente de traças.

Anis

Anis

Capuchinha (Flor-do-Sangue)

Uma flor comestível que pode ser cultivada sem o uso de agrotóxicos e que funciona como um repelente de nematoides (vermes que são responsáveis por matar plantas e insetos).

Capuchinha

Capuchinha

Gostou dessas dicas plantas que podem ajudar no combate e prevenção de pragas?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *