O pessegueiro é uma árvore caducifólia cultivada em todo o mundo e não se sabe exatamente a sua origem. Possui um fruto comestível muito suculento e adocicado chamado de pêssego ou nectarina. O nome científico é Prunus pérsica e o gênero, que também inclui outras espécies frutíferas famosas, como a cereja, a amêndoa, o damasco e a ameixa, é o Prunus. A família é a Rosaceae, obviamente a mesma das rosas.
Nectarina x Pêssego
Uma confusão que as pessoas fazem é dizer que os frutos nectarina e pêssego são de espécies vegetais diferentes, entretanto são variações da mesma espécie, Prunus pérsica. Os pêssegos possuem penugem característica na casca dos frutos e a nectarina não possuem essa penugem, que na verdade são modificações da epiderme, chamados de tricomas. Acredita-se que o responsável por essa diferenciação entre os frutos seja uma mutação em um único gene, o MYB25.
Características da Árvore
É uma árvore de pequeno porte, que pode crescer até os sete metros de altura, se não forem podadas durante seu crescimento. Possui copa densa e caduca e perdem as folhas na época desfavorável, ou seja, no inverno e recuperam-nas depois de florescer, na primavera. O súber é acinzentado com fissuras. A longevidade do pessegueiro costuma ser de até 30 anos e podem produzir frutos de até 20 anos.
Vive em ambientes de climas temperados e tropicais, entretanto precisam de temperaturas frias (não tanto) para se desenvolverem bem. São sensíveis à geadas, muita chuva e neve. Vivem melhor em solos profundos e bem drenados com alta disponibilidade de matéria orgânica. Solos arenosos são ideais.
As espécies cultivadas em viveiros e hortas normalmente são feitas por brotações e enxertos. Os enxertos normalmente são feitos para melhorar a característica dos frutos e garantir que sejam de qualidade para a comercialização. Além disso, precisam de fertilizantes no solo que forneçam suprimento adequado de nitrogênio e ferro, mais do que a maioria das espécies de árvores frutíferas.
Flor De Pessegueiro
As flores são produzidas no começo da primavera, normalmente, antes das folhas, já que é uma árvore caducifólia. Elas possuem cinco pétalas, na cor rosa (podendo também ser roxas e brancas) e têm de 2 a 3 cm de diâmetro. As flores são sésseis e normalmente solitárias.
Essa espécie não é muito tolerante à geadas de primavera e quando isso acontece, os botões florais podem ser danificados, pondo em risco toda a produção de frutos do ano. Em Portugal, a época de floração ocorre de maneira diferente. Entre os meses de março e maio e, da mesma forma, as geadas podem atrapalhar a floração e frutificação.
A polinização é feita por insetos e também pode ser realizada pelo vento. É uma árvore com autopolinização possível e, diferentemente da maioria das espécies, não necessita da ocorrência de polinização cruzada.
Aplicações
O pessegueiro possui efeito laxativo. Para isso são usadas infusões com suas folhas. As folhas não devem ser consumidas, além das flores e da amêndoa, pois elas liberam uma substância tóxica chamada de ácido cianídrico.
Os frutos, claramente, possuem valor nutritivo e são muito amados pelas pessoas por terem gosto doce e textura agradável. O fruto possui, além de água e açúcar, óleos essenciais, muitos minerais, vitaminas, além de ser energético e refrescante.
Por último, todas as partes do pessegueiro podem e são utilizadas na produção de cosméticos. Um exemplo são máscaras faciais hidratantes e purificantes.
Adorei….Caso-me no final deste ano e quero usar flores sintéticas de pessegueiro,mas eu gostaria delas na cor salmâo,foge muito da realidade?