É bem verdade que colocar flores e plantas em casa deixam o ambiente mais bonito e principalmente mais aconchegante. Sem falar que algumas espécies podem exercer não só a “tarefa” de decoração, mas dar um auxílio umidificando o ar e podem ser excelentes fontes de desintoxicação do ambiente.
Porém, nem toda a planta é adequada para determinado ambiente. Em geral, as plantas que funcionam bem na sala podem ficar nos quartos e escritório, mas pode ser que no banheiro e na cozinha não seja o caso. Veja a seguir uma lista com plantas que podem enfeitar a sua casa e o ambiente adequado para tê-las!
1- Violeta africana: considere essa planta como um coringa para a sua casa. Ela poderá ser usada em qualquer ambiente, porém, é importante que fique sempre próximo a janela. Só dê água para a violeta africana quando ela estiver seca.
2- Aloé Vera: outra ótima opção para se ter em casa. Essa planta é conhecida pela super ajuda que ela dá para salvar os cabelos, mas também pode ser uma opção para ter em casa. Principalmente, para quem ama as plantas, mas não tem muito tempo. Ela exige pouca manutenção, mas não esqueça de deixá-la sob sol durante o inverno e que ela só pode receber água quanto a terra ficar completamente seca. Escolha sempre as plantas sem manchas acastanhadas nas folhas e que as mesmas sejam gordas. Você pode colocá-la na sala, mas é perfeita, com certeza, para o banheiro.
3- Orelha-de-elefante: é realmente uma planta que marca presença na decoração graças a folhagem em formato de seta. Ela é tropical e por isso requer uma temperatura que lembre do clima. Deve ter as suas folhas constantemente molhadas para que elas sintam a umidade e necessitam muito de luz, ms jamais direta do sol. São ideias para serem usadas no banheiro e jamais as use na cozinha.
4- A planta do abacate: depois de comer um abacate experimente plantar o carroço em um vaso, você terá uma folhagem linda e que crescerá rapidamente. E se quiser deixar seguir, com cerca de um ano você terá uma árvore com um metro de altura, que poderá ser colocada na varanda ou na sala de sua casa.
5- Samambaia de Boston: vamos logo dizendo que essa planta pode ser usada na sala, na varanda e até mesmo no quarto, caso você considere justa para a decoração desse ambiente. Porém, o ideal é que ela fique suspensa próximo a uma janela recebendo luz indireta. Se você observar que não estão se renovando as folhas é porque ela está num lugar muito seco e é necessário borrifar mais água nas folhas ou mudá-la de posição.
6- Bromélia é uma das plantas que mais adora luz artificial, o que é ótimo para quem quer ter planta em casa. Porém, as flores dessa espécie costumam aparecer uma vez por ano quando o clima é úmido e quente. Ela precisa ter uma boa drenagem e cuidado para não colocar muita água. Um bom lugar para se ter uma bromélia é no banheiro.
7- Coroa-de-cristo é um arbusto cheio de espinhos e que é bem prático porque exige pouca manutenção. O ideal é que de vez em quando ele fique sob a luz direta do sol e que só receba água quando a terra está completamente seca. A varanda é um dos melhore lugares para se ter um exemplar. Até porque é graças a luz do sol que as flores vermelhas aparecem praticamente o ano inteiro.
8- Cato do deserto: além de muito colorido é fácil de cuidar e pode ser uma excelente opção para ornamentar a anela da cozinha.
9- Planta aranha: podemos dizer que é uma das plantas que os paisagistas mais usam para decorar interiores e não só pela sua beleza, mas também pelos seus benefícios. Ela absorve os poluentes do ar e o renova, desintoxicando a casa. Pode ser usada em qualquer um dos ambientes.
10- Língua da sogra: com folhas pontiagudas, afiadas e cortante é uma planta que deve ter o seu cantinho, a sala seria o lugar ideal. É uma planta fácil de ser cuidada e cresce sem problemas até mesmo na sombra. A rega deve ser feita somente a cada 2 meses.
11- Lírio da paz: ela precisa de luz solar direta, por isso, o seu uso na parte interna fica bem limitado. Você deverá deixá-la em qualquer ambiente próximo a um janela cujo o sol atravesse de cheio. É outra espécie que exerce a função de melhor o ar da casa, retirando o benzemo e outras toxinas são levadas através de plásticos, produtos sintéticos, entre outros.
As raízes devem estar sempre úmidas, mas o cuidado deve ser grande para não encharcá-las, o que provoca apodrecimento.
12- Buxo de interior: ele pode ser usado em jardins no interior da casa, mas tenha paciência porque o seu crescimento é lento. Porém, ele precisa receber sol, mesmo que não direto. Uma boa dica para o seu cultivo é colocar musgo verde sobre o solo, é um modo para ajudar na retenção da umidade. A rega deve ser feita uma única vez na semana quando a terra estiver seca.
13- Falenopse que também é chamada de orquídea da traça gosta de umidade e temperatura baixa, pode ser uma opção para o banheiro e também para cozinha. A temperatura ideal dessa planta é entre os 18 e 20 graus. Porém, para se ter flores, elas precisam ficar em uma temperatura de menos 6 graus. Elas precisam ter luz indireta, então, qualquer ambiente que você escolha o lugar ideal é na janela. Normalmente, elas devem receber água a cada 2 semanas, para deixar o solo úmido. Nas folhas também é bom borrifar água de vez em quando.
14- A mingará lia: a planta muito parecida com o carvalho japonês tem um segredo para ficar bonita, ela gosta de calor e umidade e por isso, a sua cozinha pode ser o lugar perfeito. Mas, ela também gosta de receber luz indireta. Outro detalhe importante é manter as raízes umedecidas no outono e na primavera e deixá-las em ambientes mais frescos durante o verão. Se as folhas começarem a cair é porque a planta não está bem.