Como Plantar Bulbos de Cebola

A cebola não pode faltar na hora de preparar os alimentos, com ela fazemos deliciosos temperos e a comida fica mais saborosa. Você sabia que a cebola é considerada uma planta bienal? Sim, e você deve estar pensando que o fato de ser bienal significa o plantio duas vezes por ano. Errado, o cultivo é anual.

Mas, nem só para tempero é usada a cebola, ela também pode ser consumida crua, uma das formas mais comuns é temperando as saladas de folhas, por exemplo.

Se você visitar uma plantação de cebola verá que essas plantas chegam a atingir entre 15 a 50 centímetros de altura, mas quando entra na época da florescência, a altura pode superar 1 metro, chegando até a 1,2 metros de altura. Porém, as plantas só chegam a essa altura no segundo ano de cultivo.

Já os bulbos da cebola, que são usados no plantio, crescem entre 2 a 15 centímetros de diâmetro e a parte externa pode ser coberta de casca ou película, sendo que as cores variam entre roxa,vermelha, amarela ou branca.

A cebola além de dar mais sabor aos pratos dão benefícios para a saúde, através das suas substâncias, por isso, são muito usadas para fins medicinais.

Pontos Importantes Para o Plantio dos Bulbos de Cebola

1- Clima:

Os bulbos de cebola podem ser cultivados em várias regiões e se adaptam bem  nos mais diversos climas. Porém,a  temperatura entre 13 a 28 graus é considerada aquela ideal, pelo menos, para o momento do cultivo.

2- Luminosidade:

Apesar de suportar bem vários climas, os bulbos de cebola para crescerem precisam de um pouco de sol pelo menos em uma parte do dia. A luminosidade influi diretamente no resultado da colheita. Por exemplo, quando os dias são curtos, no inverno, e a plantação fica exposta somente entre 10 a 12 horas de sol, as cebolas serão menores.

Outro fator que influencia é a latitude do local onde foi feita a plantação. Porém, os cultivos em lugares que o dia dura mais, com clima temperado, as cebolas ficam maiores.

3- Solo:

Para o cultivo dos bulbos de cebola o ideal é que o solo seja um pouco ácido, porém, nos solos muito ácidos, a cebola não crescerá. E ainda, deve ser fértil, rico em matéria orgânica, com boa drenagem. O pH do solo também deve ser corrigido e ficar entre 5,5 e 6,8.

4- Irrigação:

O solo com a plantação de bulbos de cebola deve ser mantido úmido, por isso, a irrigação deve ser frequente, principalmente, na fase em que a planta está crescendo.

Quando os bulbos estiverem crescendo é o momento de diminuir a irrigação, dar um intervalo maior entre um dia e outro e quando a colheita se aproximar é necessários suspender completamente.

5- Plantio:

Você pode plantar os bulbos de cebola, mas também pode optar pelo plantio das sementes. No caso dos bulbos eles devem ter sido produzidos para esse fim. No caso das sementes, é necessário usar o método das sementeiras e em seguida, quando as mudas estiverem crescidas, fazer o transplante para o lugar definitivo. Normalmente, no caso das sementes, o transplante costuma ser entre 40 e 60 dias depois do plantio das sementes.

As sementes não precisam de mais do que uma ou duas semanas para começarem a germinar.

É importante que os bulbos de cebola sejam plantados, no lugar definitivo, observando que as covas devem ter entre 2 a 3 centímetros de profundidade. Além disso, recomenda-se deixar um espaço entre um e outro de 25 a 45 centímetros. Espaço esse, que varia, de acordo com as condições do cultivo. As linhas de plantio, por sua vez, deve-se respeitar entre 10 a 15 centímetros.

Tratos Culturais e Colheita dos Bulbos de Cebola

É importante não permitir que plantas invadam a plantação dos bulbos de cebola, pois elas influenciam negativamente no cultivo. Por isso, é necessário ficar sempre em alerta em relação a esse problema. A retirada deve ser feita com muita atenção para não prejudicar o crescimento das mudas dos  bulbos de cebola.

É possível que as folhas tombem quando vai se aproximando da hora de fazer a colheita das cebolas. É um sinal de que está chegando a hora e não que a sua plantação está com problema.

Falando sobre a colheita da cebola, entre o cultivo e a hora de colher, podem se passar 85 dias ou chegar a 300 dias. O tempo varia de acordo com o tipo de cultivo, com o lugar que foi feita a plantação e também a estação do ano em que foi feita influencia na colheita.

A cebola pode ser consumida diretamente depois da colheita, para tal, é importante prestar atenção na forma de arrancá-la. Faça isso puxando os bulbos, não importa o estágio que a cebola está.

Você também pode armazenar os bulbos por um período entre 3 a 6 meses, essa variação, também depende do tipo de cultivo que foi feito. Porém, só faça isso depois que observar que as folhas velhas fiquem secas e que os bulbos tenham uma cor externa próxima daquela do tipo que tinham os bulbos usados no cultivo.

Retire a planta inteira, mas observe que o bulbo permaneça com as folhas, que elas não se soltem.

Também tem o período que chamamos de “cura”, que é quando a cebola vai perdendo o excesso de água e depois da colheita é necessário deixar que ela passe por esse estágio. A cura deve ser ficar sob sol entre 3 a 10 dias. Neste caso, a quantidade de dias varia com o calor da região em que você está, quanto mais quente menos dias, quanto menos quente, mais dias.

Você saberá que o período está completo quando observar que a camada externa dos bulbos e as folhas estão secas por completo. As cebolas estão aptas a serem guardadas em lugares secos e frescos. Faça tranças usando as folhas das próprias cebolas, criando varais de bambum ou de madeira. Também pode ser guardada em caixotes, neste caso, é aconselhável usar as folhas das cebolas para colocar entre elas e conservá-las. A boa ventilação é fundamental para garantir a conservação da cebola.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *