A Pilea cadierei conhecida popularmente como planta-alumínio, Alumínio, piléia, pílea-alumínio, pertence a família das Urticaceae. É originária do Vietnã e seu ciclo de vida é perene.
É uma planta herbácea (plantas que possuem caule semi-lenhoso ou não lenhoso de porte variado, podendo adquirir os efeitos e a altura de um arbusto). Seus ramos são tenros, eretos e suculentos, com cerca de 25 cm de altura.
As pequenas flores surgem no verão e são discretas e brancas, de pouca importância ornamental. É bastante apreciada pela sua folhagem decorativa. As folhas são opostas, glabras, ovaladas, de coloração verde-azulada com variações prateadas.
Planta considerada rústica, de baixa manutenção que devem ser cultivadas em solo leve, fértil, enriquecido com matéria orgânica.
Irrigadas regularmente. Cultivadas em locais com meia-sombra, podendo ser em ambientes internos, porém não é tolerável à frio rigoroso, seca e geadas. Sua folhagem pode ser apreciada em vasos, canteiros e jardineiras mantidos úmidos, isoladas, ou com outras plantas.