Os arranjos decorativos podem ser usados em diversas ocasiões para fazer de um ambiente, às vezes mais apagado dentro de uma casa, um lugar mais agradável e bem mais aconchegante com um toque de elegância que só esses arranjos conseguem trazer.
Por mais simples que ele seja, um arranjo quando bem feito e bem utilizado, pode dar um novo ar ao ambiente onde será colocado. Além disso, você não precisa comprar arranjos prontos: fazê-los é uma ótima solução para quem gosta de dar um ar mais personalizado a esses enfeites dentro de casa!
Para fazer um lindo arranjo decorativo floral, você vai precisar de uma tesoura grande, alicate para dar acabamento no arame usado, um tijolo floral, que pode ser encontrado em lojas de decoração ou floriculturas e deve ter sido deixado de molho no dia anterior em um balde cheio de água, um suporte de plástico para o tijolo floral à sua escolha, arame de grampo número 19, e as flores que vão compor o arranjo. Você pode misturar os tipos de flores, ou fazer os arranjos com uma única espécie, dependendo do efeito que você deseja dar ao ambiente com o arranjo já pronto. Uma opção para fazer a parte externa do arranjo é usar Cavalinhas, para deixá-la ainda mais bonita.
A primeira parte do processo é encaixar o tijolo floral em seu suporte. Em seguida, cortar os troncos da cavalinha em uma altura que seja um pouco mais alta do que o tijolo e o suporte. Não se esqueçam que a tesoura deve estar bem afiada para que o corte seja limpo e preciso.
Coloque os troncos da cavalinha em torno do tijolo floral com o auxílio do arame de grampo, curvados em forma de U, em torno de cada tronquinho. Faça isso em toda a superfície externa do tijolo.
Para esconder os arames de grampo, você pode passar uma fita em volta do tijolo já coberto com as cavalinhas.
Para colocar as flores, faça cortes em suas hastes da diagonal – isso ajuda a penetração das hastes no tijolo floral. As flores devem ser mais altas do que o espaço coberto com os tronquinhos para que o arranjo fique mais harmônico.
Coloque as flores paralelas umas às outras, até que todo o tijolo esteja preenchido. Caso você use mais de um tipo de flor, o interessante é colocar as flores mais baixas e mais simples junto às bordas, e então preencher o meio com flores mais viçosas, até que ele fique completo.
Você pode usar este arranjo na sala, como centro de mesa, ou em uma versão maior em um canto para iluminar o ambiente.