As orquídeas são cultivadas em grande número no Brasil e por todo o mundo. O seu comércio movimenta grande volume de dinheiro, e vem crescendo a cada ano.
As orquídeas que são plantadas no Brasil, no Sudeste, já produzem centenas de milhares de plantas a cada ano. Essas sementes são exportadas para outros países e até vendidas em supermercados. Principalmente, a Phalaenopsis, pois ela é uma planta conhecida por se adaptar fácil em qualquer lugar, até mesmo em apartamentos.
A primeira coisa a ser feita para cultivar uma orquídea com a garantia de sucesso, é a identificação correta da sua espécie, do seu gênero e do conhecimento do seu habitat de origem, assim você conhece as necessidades naturais e de seus meios também.
A partir destes conhecimentos, o cultivo das orquídeas ornamentais, é bem diferente do que se pensa, pois é considerada uma tarefa fácil; claro, se você respeitar as regras semanais, a adubação periódica com substratos ricos, os critérios de exposição à luz, e a adubação apropriada para cada fase de desenvolvimento da planta.
Elas podem ser criadas em placas de xaxim, vasos ou fibras de coco, em árvores, pedra ou terra, em madeira, o lugar vai depender de cada espécie.