As feiras chamadas hoje em dia de ‘feiras verdes’, são bem populares em diversas cidades. São eventos que acontecem a cada 15 dias e possuem como única finalidade vender produtos considerados ecologicamente corretos. E o que são eles? São frutas e verduras sem o uso de fertilizantes e agrotóxicos, considerados os grandes malvados das plantações brasileiras, e que segundo dados médicos, podem causar até câncer.
Fertilizantes e agrotóxicos são comuns de serem usados nas plantações. Os fertilizantes industriais são substâncias são as responsáveis pelo crescimento das verduras, para ajudar a fertilizar como uma bomba de hormônio dada a uma vaca ou a um animal para abate. Elas são usadas desde o plantio da semente até a colheita, com uma constância que pode ser diariamente ou a cada dois dias, uma forma de manter sempre a plantação próspera, mesmo que isso deixe a terra infértil por um tempo, mas garante que todas as sementes vão ser colhidas e não haverá infertilidade na safra.
Já os agrotóxicos são usados para matar animais e insetos que atacam as folhas verdes e até as comem, interferindo na colheita. Ambos, tanto fertilizantes como agrotóxicos, são continuamente usados em plantações de vegetais e frutas e causam um aproveitamento de 100% da colheita. São despejados por máquinas como inseticidas em toda a terra, pelo ar, como uma chuva química, e as pessoas que fazem isso devem usar máscaras por ser uma substância tóxica e de alto risco para a ingestão do ser humano.
Dá para saber a olho nu, quando uma verdura é “feita” com agrotóxicos, basta observar a diferença de tomates e pimentões plantados sem agrotóxicos, vendidos em feiras naturais. O vermelho não é tão intenso, o porte da verdura não é tão grande. Os agrotóxicos e fertilizantes podem triplicar o tamanho de um alimento e ele é mais barato, porque é vendido em grande quantidade aos supermercados, é mais bonito, rende mais, mas já sabemos que não é o mais saudável.
O grande problema, é que fertilizantes e agrotóxicos causam mal não apenas ao organismo humano, mas também à natureza. Já foram listados diversos problemas de degradação ambiental com o uso de fertilizantes e agrotóxicos, e um deles é que a terra fica infértil por um tempo porque está com muitas substâncias químicas absorvidas, e isso, a ponto de comprometer o futuro do nosso planeta. Isso porque estes produtos vão para a atmosfera, atingindo diretamente a camada de ozônio.
A boa notícia, é que hoje em dia existem alternativas para manter uma boa colheita e sem uso de qualquer fertilizante ou agrotóxico, que não agridem o meio ambiente e são consideradas mais saudáveis, como o uso de adubo natural nas plantações, não utilizando as pesticidas.
gostei muinto disso aprendi bastante