As torênias são um tipo de planta que dá anualmente, em formatos de pequenos arbustos. Elas são especialmente valiosas por florescerem abundantemente em áreas onde não há muito sol, e prevalecem as sombras.
Esta espécie tem flores lilases ou azuis, com a sua parte mais inferior em um tom se roxo profundo, e a garganta em amarelo manchado. Elas também podem vir em cores diversas, embora já não sejam, então, a espécie de torênias clássicas, como rosa, branco e até mesmo vermelho escuro.
As torênias crescem melhor quando são plantadas em solo organicamente rico, bastante úmido, com drenagem boa, e que fique parcial ou completamente na sombra. Embora elas possam ser classificadas como uma planta de clima mais quente, as torênias não se adaptam bem a locais que tenham verões úmidos e quentes.
Desde que esta espécie de planta seja bem conservada, protegida do calor mais quente e da luz direta, ela pode crescer em todos os lugares. Uma boa ideia é formar uma grande quantidade de folhas em sua base, cobrindo seu solo, para que as folhas em decomposição mantenham o solo frio durante os meses mais quentes.
Quando bem cuidadas e regadas, as torênias florescem desde o começo ou meio do verão até que o frio chegue com força e bastante impacto – ficando, portanto, com flores desde o verão até o final do outono, ou meio do inverno, dependendo de sua intensidade. Para fazer mudas, a maneira mais adequada, é semear as plantas em potes próprios, entre 6 a 8 semanas depois dos dias mais frios. Para plantar as torênias diretamente no solo, o melhor é esperar alguns dias, para que o frio não mate as sementes.
As torênias são plantas anuais, que tipicamente crescem até uma altura de menos de um metro. A sua espécie normalmente possui uma forma de trompete, sendo tubular, e apresentando duas pétalas maiores, e divididas.
Possuem normalmente duas cores distintas, com cálices amplos e com cinco partes. As torênias precisam de um solo rico para florescerem de maneira completa. Porque as suas sementes são verdadeiramente pequenas, e crescem de maneira bastante lenta, o melhor é começar seu plantio em uma área coberta, pelo menos dez semanas depois que o mais frio dos das já tiver desaparecido.
Cubra as sementes de maneira bastante leve com o solo, e então as regue de baixo para cima, a partir do solo para o caule, para evitar que as sementes sejam deslocadas. Elas podem ser relocadas para uma área aberta quando elas alcançarem uma altura respeitável e devem ser postas a intervalos de mais ou menos 15 centímetros umas das outras. As torênias devem ser mantidas bem regadas, especialmente quando o clima é seco, quente e ventoso – mas as plantas não podem, de maneira nenhuma, ficar expostas à água.