Ao pensarmos em ornamentar um jardim com lago, logo pensamos em peixes, pedras e fontes. Porém, existem vários tipos de plantas cujo caule ou ramada desenvolve-se em meio aquoso. Por isso são chamados de caules aquáticos e também conhecidas como plantas hidrófilas.
Exemplo de algumas hidrófilas são a elódea, a vitória-régia e demais plantas ornamentais aquáticas.Em verdade, esse tipo de planta depende muito mais da água do que dos recursos do solo para sobreviver. Podendo ser plantada em solo, não prescinde de uma maior proporção do líquido.
E a tendência desses caules é serem pouco desenvolvidos, tenros e aclorofilados, ou seja, não são verdes, isso além de crescem muito pouco também.Algumas dessas plantas podem servir para ornamentar lagos em jardins, como a ninfeia, parecida com a flor-de-lótus e a vitória-régia, que é natural da Amazônia.
E outras, como a Dracena, podem ser cultivadas em vidros e vasos, somente com água dentro ou com aquele gel em forma de bolinhas coloridas, que armazenam os nutrientes necessários ao desenvolvimento de sua plantinha.
Caules Aquáticos
Sendo uma das partes mais importantes de uma planta, o caule possui uma função de sustentação de condução de substancias. Existem diversas formas em que os caules são representados, por conta disso elas são classificados em 3 tipos sendo eles:
- Subterrâneos
- Aéreos.
- Aquáticos.
Falando um pouco dos caules aquáticos, propriamente ditos estes caules são desenvolvidos dentro da água e suas estruturas possui um armazenamento de ar. Separamos para vocês alguns exemplos de onde são encontrados estes caules aquáticos:
- Aguapé.
- Elódea.
- Vitória-régia.
É interessante saber também que os caules ajudam e muito nas adaptações das plantas em diversos ambiente.
Não me ajudou em porra nenhuma! vão tmar no cu