A alfazema também conhecida como lavanda é uma poderosa planta com vários fins para o ser humano, desde relacionados à saúde como também espiritual. É utilizada de diversas formas, como chá, essências, óleos e infundidas em banheiras com água quente e termal. Serve para má digestão, para ansiedade e até mesmo para evitar a chegada de insetos. A alfazema ou lavanda também serve na questão medicinal para tratar diversos problemas, como por exemplo: Cansaço muscular e exaustão, flatulências (pessoas com muitos gases), circulação sanguínea deficiente ou hipotensão arterial, enxaquecas, dores de cabeça, espasmos pelo corpo, pessoas que tem problema de respiração, como asma e bronquite, problemas dermatológicos, como alergias ou frequentes picadas de insetos, má digestão e problemas de estômago, como azia ou dores e principalmente problemas relacionados ao sistema nervoso, como ansiedade, depressão, agitações (principalmente em bebês) e quem sofre de angústia também.
O banho quente com alfazema pode ser feito com a essência em óleo e também com as flores e folhas. O banho serve muito para retirar as energias negativas juntamente com o estresse do dia-a-dia e até mesmo problemas de insônia. Para preparar o banho de alfazema utilizando as flores secas, precisamos de água quente ou morna e 100g de folhas secas, ou no caso de óleo, cerca de 5 à 8 gotinhas. Outra forma de usar a essência é colocando na fralda as gotinhas de óleo e pendurando no chuveiro com um barbante para a água cair e ser infundida pela essência, espalhando todas as substancias presentes na planta na água que vai direto para o nenê.
O banho de alfazema também chamado de banho do descarrego é muito utilizado em bebês e crianças. Existem crianças que acumulam energias negativas, são agitadas, parecem que estão sempre cansadas e necessitam de ficar mais acalmadas. É um banho que descarrega a energia negativa das crianças e pode também ser usado com um chazinho de alecrim. A alfazema pode ser adquirida em locais onde vendem ervas, ervanárias em forma de saquinho ou também já em óleo. Como preparamos o banho? Primeiramente fazemos uma infusão de alfazema com cerca de uma colher de sobremesa para cada litro de água. Deixamos toda essa mistura descansar um pouco e esquentar, quando a água estiver morna colocamos na banheira junto com o bebê. Diz-se que essa infusão de alfazema é muito relaxante e calmante. Inicialmente pelo banho morno, já que para temperaturas mornas e elevadas temos o relaxamento muscular, abertura de poros e também a vasodilatação dos vasos sanguíneos do corpo, o que acaba por abaixar a pressão arterial e deixar o bebê mais calmo. Cabe também associar essa infusão com uma massagem para o bebê, principalmente para nenês mais agitados que precisam de um carinho especial para se acalmarem ou para dormirem.
Também a alfazema em óleo é usada muito na aromaterapia pois é muito cheirosa. Podemos utilizar de 3 à 5 gotinhas ou também fazer um chá. Essas gotinhas de óleo podem ser colocadas na fraldinha do nenê também, ela vai evaporar e infestar o ambiente com um odor que deixa o nenê calmo e relaxado, prontinho para dormir a noite.