Como Fazer Pó de Xaxim

Quem gosta de cultivar plantas certamente já se deparou com o pó de xaxim que pode ser usado como um grande aliado para o sucesso do plantio. Contudo, para quem não sabe exatamente do que se trata vamos explicar mais profundamente a seguir. O nome popular da Dicksonia sellowiana, xaxim, vem de um vocábulo tupichachi que significa enrugado ou emaranhado em referência ao visual do seu caule.

Uma das características mais destacadas dessa planta é ter um caule rico em fibras e raízes. Seu tronco tem aspecto fibroso e espesso, as suas folhas são grandes e aparecem na parte do topo dos troncos. É bastante usada também no paisagismo podendo alcançar até 4 metros de altura embora seu crescimento seja bastante lento.

Xaxim: Usado Como Vaso Natural Para as Plantas

Basicamente xaxim é um feto arborescente que nasce na Mata Atlântica podendo ser avistado nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Reconhecida como uma excelente alternativa para o cultivo de outras plantas, o xaxim, se encontra ameaçado de extinção. Uma planta que se dá bem em terrenos baixos que tenha solo rico em matéria orgânica.

Por ser uma planta ameaçada de extinção não deve ser extraída dos ambientes, o seu uso deve ser feito a partir de mudas de plantas cultivadas. Faz parte do grupo das pteridófitas como as samambaias, cavalinhas e avencas. Há uma cidade em Santa Catarina que se chama Xaxim em homenagem a essa importante planta.

Pó de Xaxim

Pó de Xaxim

Uma característica que se destaca nos xaxins é o fato de ter caule aéreo, algo bem diferente do restante das pteridófitas. O caule do xaxim pode ser usado para confeccionar vasos que serão usados como suporte para outras plantas se desenvolverem. É bastante comum que essas plantas sejam usadas para o plantio de bromélias e orquídeas.

Pó de Xaxim: Como Fazer

O xaxim pode ser usado ainda para a confecção do chamado pó de xaxim que nada mais é do que um substrato orgânico do qual são extraídos nutrientes para o crescimento e fortalecimento de outras plantas. Novamente precisamos alertar para uma eventual extinção do xaxim devido ao seu uso desenfreado para o desenvolvimento de outras plantas. Nada que é usado demasiadamente pode ser bom então é essencial ter atenção para não exagerar no uso dessas plantas.

Como Cultivar Xaxim

Cultivar Xaxim

Cultivar Xaxim

O cultivo fora do habitat natural do xaxim deve ser feito a meia-sombra com cuidados para estar protegido de ventos intensos. O mais interessante para ter bons resultados com o cultivo do xaxim é oferecer a planta as condições do seu habitat original, ou seja, um ambiente quente e úmido.

O ideal para o cultivo de xaxins é uma mistura de 1 parte de terra vegetal com 1 parte de terra comum de jardim e 2 partes de composto orgânico. O solo para receber o xaxim deve estar úmido, mas não encharcado. Tenha cuidado com a quantidade de água para não causar o apodrecimento das raízes da planta. Todo cuidado é pouco para o cultivo bem-sucedido de xaxim e a posterior confecção de pó de xaxim.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *