A mamona, cujo nome científico é Ricinus communis, é considerada a planta mais venenosa do mundo e não deve jamais ser ingerida. Originária da Ásia é um arbusto bastante elogiado por suas características ornamentais, algo que infelizmente contribui para sua abundância e existência em alguns jardins.
Dessa planta é extraído o óleo de rícino utilizado para as mais diversas finalidades como medicamento para tratar prisão de ventre, produção de tintas e verniz e até mesmo fabrico de biodiesel. A mamona é uma planta bastante perigosa para o ser humano sendo fundamental conhecer as suas propriedades tóxicas e manter-se o mais longe quanto possível.
Mamona (Ricinus communis)
A mamona é uma planta arbustiva que se destaca das demais plantas por contar com cores vibrantes e que tem um contraste especial entre verdes e roxos. Suas sementes têm a forma de cápsulas e é nelas que está concentrado o óleo de rícino (também chamado de óleo de mamona). A proteína ricina é o que torna essa planta extremamente perigosa para o ser humano.
A ricina é tóxica para o organismo podendo levar a sérias consequências, pois atua originando coágulos sanguíneos. Dependendo da quantidade que foi ingerida pode causar até a morte. Se a intoxicação não for muito grave pode causar episódios de diarreia, queimação na garganta entre outros sintomas desagradáveis.
Óleo de Mamona ou Óleo de Rícino
Pessoas que sofrem de prisão de ventre podem se beneficiar do uso de óleo de rícino, desde que com acompanhamento médico e na forma de medicamentos seguros. Após a extração do óleo de rícino que possui propriedades laxativas se forma um verdadeiro coquetel de toxinas nas sementes da planta. A proteína ricina é tão perigosa para o ser humano porque causa interferência no metabolismo celular, algo primordial para a manutenção da vida.
Dessa forma a produção de proteínas essenciais é bloqueada levando a célula a sua morte. Pessoas que foram intoxicadas por ricina costumam apresentar vômitos, episódios diarreicos e convulsões. Como já mencionado dependendo da quantidade de toxina no organismo o indivíduo pode chegar a óbito em decorrência de falência dos órgãos.
Ricina: Pode Levar a Morte em 36 Horas
Enquanto o óleo de rícino se mostra bastante útil para o ser humano, a sua ‘prima’ tóxica ricina é um grande perigo. A substância já foi submetida a estudos com o objetivo de encontrar uma forma de combater a atuação de células cancerígenas, no entanto, o seu destaque ficou por conta mesmo do seu emprego em tentativas célebres de assassinato.
Inalar essa toxina pode levar a uma parada respiratória e sua ingestão pode causar falência de órgãos como rins e fígado. Em ambos os casos o óbito pode ocorrer em até 36 horas a partir do contato. Um caso que se tornou famoso do uso de ricina como veneno mortal foi o dissidente búlgaro Georgi Markov em Londres no ano de 1978. A proteína foi injetada no corpo de Markov que veio a falecer quatro dias após o ataque. Acredita-se que a polícia secreta da Bulgária com auxílio dos soviéticos foi a responsável.
De tempos em tempos são registrados casos de envio de cartas com ricina para a Casa Branca com o objetivo de levar o presidente – independente de quem seja – a óbito. Todas as vezes que esse truque foi tentado acabou parando na triagem realizada pelo governo das mais de dez mil correspondências enviadas a Casa Branca semanalmente.
Por Que Mamonas Podem Ser Cultivadas em Jardins?
O fato de ser uma planta de admirável beleza ornamental faz com que mamonas sejam cultivadas em muitos jardins. Não há uma proibição expressa quanto ao cultivo de mamonas porque não é tão fácil ser intoxicado pelo seu veneno. Para começar o fruto possui uma casca muito dura e se for ingerido inteiro pode ser que as toxinas nem entrem em contato com o organismo. Contudo, não se deve comer os frutos da mamona.
A ricina torna-se muito mais letal quando injetada diretamente no organismo. Além disso, considera-se a probabilidade de ingestão dos frutos da mamona quando a mesma é cultivada. Dependendo do local de cultivo a probabilidade é de praticamente zero, no entanto, é crucial que quem tem crianças e pets em casa evite ter plantas com potencial tóxico como a mamona em seu jardim.
O Que Fazer em Caso de Intoxicação?
Ao detectar que alguém foi intoxicado por mamona é necessário ir imediatamente ao hospital para fazer uma lavagem estomacal para a remoção da toxina do organismo haja vista que não existem medicamentos para tratamento.
Mamona: Um Risco Para os Pets
Algumas pessoas utilizam uma combinação de mamona com farinha de ossos como um tipo de adubo para plantas, isso é bastante arriscado porque costuma ser muito atrativo para cachorros. O princípio ativo da mamona, a ricina, pode ser bastante perigoso para os pets de pequeno porte como cães e gatos. Se você tem pets ou seus vizinhos têm evite cultivar essa planta ou mesmo utilizá-la como parte de compostos fertilizantes.
Mamona Venenosa na Cultura Pop
Uma curiosidade interessante é que a mamona e seu potencial venenoso já foram explorados em histórias de ficção como no livro “Morte à Espreita” da autora Agatha Christie e no seriado “Breaking Bad” assim como em outras obras. Na série, o protagonista Walt White (Bryan Cranston), que é um professor de química que torna-se um perigoso traficante usa a ricina para matar seus inimigos.
Fique Longe de Mamonas
A conclusão que esse artigo nos ajuda a chegar é bem simples: fique longe de mamonas, pois elas são tóxicas e podem levar a morte. Muitas plantas com grande potencial tóxico possuem bela aparência, algo que pode fazer com que algumas pessoas se enganem quanto ao risco que elas proporcionam.
Antes de cultivar qualquer planta em seu jardim faça uma pesquisa a respeito da mesma para saber se existe algum potencial tóxico. Evite ameaças para você e sua família em seu jardim que deve ser um espaço de confraternização e alegria.
Com esses conhecimentos você já pode evitar essa ameaça! Curta e compartilhe em suas redes sociais!