Orquídea Phalaenopsis

As orquídeas phalaenopsis, que em português chamamos, falenopse são de origem asiática e é bem difícil encontrá-las como espécie pura. A maior parte das orquídeas desse tipo foram geradas por sementes, seguida da reprodução do caule.

O gênero phalaenopsis vem da mistura do latim, phal e de palavras gregas, que juntas significam mariposa e parecido. Dessa forma se faz referência que algumas das flores da orquídea se parecem, no formato, com a mariposa.

Além desse nome, a orquídea também pode ser chamada de: orquídea mariposa, orquídea, borboleta e orquídea boca.

Habitat e Descrição

Uma boa parte das orquídeas é originária das Filipinas, do sudeste asiático e de outras regiões desse continente. São mais ou menos 65 espécies litófitas ou epífitas que vem da região. Por isso, gostam do clima quente, a temperatura para elas pode variar entre 18 a 35 graus, em um lugar excessivamente úmido.

As orquídeas phalaenopsis se dividem em dois tipos principais: padrão e miniatura. A padrão pode atingir de altura um metro, enquanto a miniatura, não superar 30 centímetros. A estrutura das duas, grande ou pequena é bem parecida, o que muda mesmo é somente o tamanho.

Possui folhas brilhosas e largas que costumam nascer bem no centro da planta. Normalmente, por causa da queda, a orquídea passa o ano inteiro com cinco folhas. Já as suas folhas possuem 8 centímetros de largura com hastes bem longas, cujo tamanho pode chegar a 60 centímetros. As flores das miniaturas têm as hastes menores.

Sobre as cores elas podem ser branca, rosas ou amarelas, em muitos casos, apresentam manchas ou riscas, que as deixam ainda mais bonitas. O formato das pétalas é arredondado e as flores podem aparecer até 3 vezes por ano, o que diminui essa probabilidade é a região que ele foi cultivada.

O Cultivo da Orquídea Phalaenopsis

O substrato ideal para fazer o cultivo da orquídea phalaenopsis deve ser composto de um desses itens ou de uma mistura de todos eles: carvão, casca de pinus, fibra de coco destratada, semente de açaí, casca de arroz carbonizada.

Além disso, é necessário manter o substrato úmido, mas não encharcado, pois caso isso venha acontecer, a planta ficará com a raiz podre, morrendo em seguida.

O local ideal para fazer o cultivo da orquídea phalaenopsis é em lugares fechados, apartamentos também podem. Porém, o ambiente deve ter um mínimo de ventilação natural e não só isso, um pouco de luz natural filtrada pelo menos entre 7 e 9 hora da manhã ou a partir de 16 horas até o anoitecer.

O modo de atender a essas exigências da planta é usando aparadores próximo as janelas e levando o vaso até eles durante o período que o sol bate naquele cômodo.

A orquídea phalaenopsis também suporta temperaturas mais baixas, por isso, também pode ficar na parte exterior da casa, mas, neste caso, tenha atenção de deixá-la em um ponto que ela não receba luz direta do sol.

Sobre Adubo e Regas

A orquídea phalaenopsis, como a grande parte desse tipo de planta, tem facilidade de desenvolver bem quando recebe boa umidade ambiente no seu substrato, que deve ter vaso ventilado. Aliás, os vasos para cultivo de orquídea devem ter furos também nas laterais.

As regas devem acontecer uma única vez ao dia, logo no amanhecer ou no fim de tarde. Esse momento é quando as folhas estaão com os seus micro orifícios abertos e receberão melhor os nutrientes.

É importante ficar sempre alerta para evitar que água se acumule na junção das folhas. Uma boa dica é cultivar a orquídea phalaenopsis inclinada, mais ainda, quando se tratam de vários vasos. Para regar é melhor optar por aspersores ou esguicho.

Para fazer a manutenção e garantir um bom crescimento é necessário fazer o adubo, que pode ser feito com o cristalizado dissolido na água, pois ele concentra na fórmula bons nutrientes para a orquídea. A proporção correta é de 10-10-10 ou 20-20-20. Porém, se o objetivo é ver a orquídea phalaenopsis com mais flores é necessário ter mais fósforo e um pouco mais de potássimo, então a fórmula a ser seguida passa a ser: 10-30-20.

Uma outra solução é fazer o adubo orgânico que pode ser a mistura de: torta de mamona que estará entrando no lugar do nitrogênio, a farinha de osso ou de ostras que será o fósforo da mistura e cinzas de madeiras que estará dando o potássimo que ela precisa. Porém, mesmo se tratando de material orgânico, use com moderação, para evitar que a sua orquídea phalaenopsis sofra danos por causa do excesso, pois isso pode acontecer.

Novas Mudas e Flores

As flores da orquídea phalaenopsis são lindas e podem variar de cores. Elas são sempre trilobadas e por isso, podemos vê-las nas mais diferentes formas. Apesar de lindas, elas não são perfumadas, pouco ou nada se sente. Dizem, nada confirmado, que a sua polinização acontece durante a madrugada feita por um tipo de mariposa, que são insetos noturnos.

Na mesma haste é possível ver flores diferentes nas orquídeas phalaenopsis e uma floração ainda pode ser diferente do que foi aquela anterior. Nesta época, elas dispensa os nódulos velhos ou também chamados de gemas. Por isso, a haste só deve ser cortada depois que está completamente ressecada.

Também pode acontecer da orquídea desenvolver novas mudas nos nódulos velhos. Outra curiosidade é a respeito do tamanho, é bem comum vê-las medindo um palmo, logo depois das flores aparecerem e sumirem.

Quando o caule está ferido é necessário usar uma pasta de canela em pó úmida sobre o local para evitar a propagação de bactérias, germes e fungos. Além disso, é recomendado borrifar água filtrada misturada com complexo B ou hormônio enraizador ou ainda 2 comprimidos esmagados e misturados na água (2 litros) de BENERVA.

É comum que em um nódulo da haste, que parecia doente, volte aparecer novas mudas. Elas só podem ser destacadas quando suas folhas estiverem crescido e criado raízes.

Dicas Extras:

Nos orquidófilos se costuma usar a aplicação de canela em pó, colocando-a na palma da mão e depois soprando em direção as raízes da orquídea phalaenopsis. Esse é um modo para manter bem longe das plantas, as bactérias e os fungos.

A orquídea Phalaenopsis é uma das espécies mais bonitas de orquídea. Ela também é muito procurada comercialmente em floriculturas e lojas do ramo. Por ser de extrema beleza, ela requer cuidados especiais e constantes para ficar sempre exuberante.

A orquídea precisa ficar em lugar sem muito vento e com iluminação do sol da manhã. Folhas amarelas podem indicar iluminação excessiva. A água deve ser dosada, e não pode ser abundante. Ela também tem que mudar conforme a época do ano.

Para plantá-la é recomendado a fibra de coco ou a casca de pinheiro, ambos materiais naturais. Nesse caso o xaxim não é recomendado. Recomenda-se adubar de 1 a 2 vezes mensalmente. A cada floração deve-se fazer uma poda no terceiro nó da haste. Isso vai fazer sua orquídea gerar uma nova floração a cada ano, e ficar mais bonita. Pequenas dicas como essa fazem diferença!

As orquídeas são das plantas mais bonitas que existem na terra. Elas têm um formato delicado, combinando um branco vibrante com cores muito vivas, o que causa um contraste completamente lindo de se ver. As orquídeas, de tão belas, são consideradas presentes de Deus por diversas religiões. Sendo assim, elas são objeto também da admiração do homem, fazendo com que elas sejam cultivadas pelo homem em diversos locais. Esse cultivo, porém, requer cuidados e muita atenção, já que as orquídeas phalaenopsis são plantas delicadas.

Deixá-las em luz controlada, sob clima controlado e dando uma alimentação de nutrientes rigorosamente controlada é um dos passos para se cultivar orquídeas phalaenopsis em casa. Seu crescimento é longo e ela dá flor poucas vezes por ano, porém, sempre de forma muito recompensadora, já que é uma planta de muita beleza e que agrada aos olhos. As sementes de orquídeas phalaenopsis são caras e consideradas muito delicadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • gostaria se possivel falar com o dono ou gerente sobre orquideas pra fevereiro;;vou me casar e queria orquidea azul.por favor me ajude

    Elaine 3 de maio de 2013 15:16 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *