O caule é parte essencial da estrutura dos vegetais, sendo a característica que permitiu que as plantas conquistassem a terra e crescessem verticalmente. Sem a presença do caule, como acontece nas briófitas, o crescimento da planta é limitado pela proximidade com a água da superfície. A partir das pteridófitas, começaram a surgir os primeiros caules, que ainda eram subterrâneos.
Estrutura primária do Caule
Da Casca: Consiste na epiderme, que tem como função impedir a perda d’água; a parênquima cortical, que é um tecido de preenchimento entre a epiderme e o córtex e a endoderme, onde é acumulado o amido.
Do Cilindro Central: É composto pelo periciclo, que não é aparente, como na raiz; os feixes condutores, que permitem a circulação de água e sais minerais e a medula, onde são armazenadas as reservas das substancias necessárias para a planta.
Uma curiosidade interessante é que o que possibilita a água subir o caule através do sistema vascular (ao invés de descer por conta da gravidade do planeta) é a adesão molecular proporcionada pelas pontes de hidrogênio.