Quase todo mundo deseja eliminar um ou dois quilinhos a mais que insistem em permanecer no corpo. As dietas loucas e mil truques são feitos em busca de alcançar o resultado desejado. Contudo, nem sempre isso dá certo e o que aparece é uma grande frustração. É de conhecimento geral que chás podem ajuda a acelerar o metabolismo e assim eliminar aquelas temidas gordurinhas.
Porém, não é sair tomando qualquer chá e esperar que o milagre da eliminação de quilinhos em massa comece. Devemos saber quais são as ervas certas a combinar na xícara. O recomendado é beber de três a quatro xícaras de uma combinação de ervas termogênicas (as ervas que aceleram o organismo favorecendo a queima de gordura); diuréticas (que auxiliam a evitar a retenção de líquidos) e desintoxicantes (que atuam na eliminação de toxinas do organismo).
Três e Só…
Lendo a descrição que fizemos acima pode acontecer de você se sentir tentada a colocar mais de três ervas na mesma xícara de chá. Vamos te dizer para não fazer isso já que três é a medida segura de combinação de ervas. Quando colocamos muitas ervas no mesmo chá acontece delas entrarem em conflito e acabarem competindo acabando reduzindo o efeito que cada uma ofereceria.
O que se deseja é que as plantas consigam trabalhar juntas aproveitando o que cada uma tem de melhor, não é mesmo? O número três também deve ser mantido para os dias, ou seja, mantenha o mix de ervas por três dias, pois é o tempo que as ervas precisam para conseguir eficácia em sua ação em nosso organismo oferecendo então o emagrecimento por meio de aceleração do metabolismo.
Após esses três dias você deverá mudar a combinação de ervas para estimular o seu organismo de uma forma diferente evitando que ele acabe intoxicado. Além de ter bom senso na hora de determinar quantas ervas serão usadas na infusão é comprar as suas ervas em lojas especializadas que trabalham com segurança no manuseio e armazenamento das plantas.
Ervas Aliadas Para Eliminar os Excessos
Para conseguir um bom resultado a dica é escolher uma erva de cada grupo que citamos como o diurético, termogênico e desintoxicantes. Lembramos que você deve manter essa combinação por três dias e depois trocar. Vamos entender um pouco melhor como funciona cada grupo de ervas.
Termogênicas – Queimando as Gorduras
O objetivo dessas ervas é acelerar o metabolismo fazendo com que ele trabalhe com mais eficácia e garantindo uma maior queima de calorias, o resultado é a eliminação da gordura. Parte dessas ervas ainda tem ação lipolítica, ou seja, realiza a quebra da molécula de gordura que já está no organismo diminuindo então os níveis de colesterol.
Dentre as ervas mais conhecidas que fazem parte desse grupo podemos citar carqueja (Baccharis trimera), hibisco (Hibiscus sabdariffa), fucus (Fucus vesiculosus), boldo (Pneumus boldus), chás verde, branco e vermelho entre outros.
Desintoxicantes – Limpando o Organismo
As ervas desse grupo agem capturando e eliminando as toxinas que resultam do processo metabólico por meio da gordura e urina. Essas substâncias estão constantemente circulando pelo nosso organismo dificultando o funcionamento correto do sistema linfático de maneira a tornar difícil a eliminação de peso.
O uso dessas ervas ainda auxilia na diminuição de formação dos gases de maneira a evitar que fique aquela sensação de barriga inchada e com volume. Dentre as ervas desintoxicantes que podemos citar estão camomila (Matricaria recotita), espinheira-santa (Maytenus ilicifolia), cardo-mariano ou cardo-santo (Carduus sanctus), alecrim (Rosmarinus officinalis), sálvia (Salvia officinalis) entre outras.
Diuréticas – Para Eliminar os Líquidos
Um tipo de erva que contribui para o correto trabalho dos rins no processo de filtragem da linfa que é o líquido que leva as impurezas para fora do nosso organismo. Com isso fica mais simples a eliminação de toxinas através da urina de maneira a combater o inchaço e auxiliar a obter melhores resultados com a realização de dieta.
Dentre as ervas que podemos citar como diuréticas estão borragem (Borago officinalis), quebra-pedra (Phyllantus niruri), alfafa (Medicago sativa), cavalinha (Equisetum arvense) entre outras.
Dicas de Combinações de Ervas Para Emagrecer
Apresentamos os três grupos de ervas, mas pode ser que você ainda tenha dúvidas sobre as combinações de ervas que podem te ajudar no objetivo de emagrecer. Confira abaixo algumas dicas e encontre a sua combinação ideal.
Combinação 1 – Chá Branco, Hibisco e Carqueja
Esse chá oferece uma excelente ação desintoxicante de maneira a eliminar as toxinas e a gordura. Contribui para um melhor funcionamento do intestino além de auxiliar na eliminação de peso.
Combinação 2 – Dente-de-leão, Centelha e Alfafa
O ponto forte desse chá é o seu poder diurético que contribui para a eliminação do excesso de líquido de maneira a limpar o seu organismo. Quando as toxinas são eliminadas do organismo fica mais fácil eliminar aqueles quilinhos a mais.
Combinação 3 – Chá verde, Boldo e Cavalinha
Esse chá oferece uma ação termogênica bastante efetiva que contribui acelerando a queima de gordura além de ajudar a eliminar as toxinas o que faz com que o organismo dê respostas mais positivas a sua dieta.
Combinação 4 – Carqueja, Centelha e Cavalinha
Possui um elevado efeito diurético, dessa forma auxilia no correto funcionamento do fígado o que faz com que a pessoa não fique inchada e com isso fique com a barriga mais lisa.
Correto Preparo do Chá
Além de acertar na combinação de ervas é importante ainda saber como preparar o chá corretamente. Para preparar de maneira assertiva coloque as ervas – a proporção de 1 colher de sopa de cada erva (observe que somente o chá verde tem exceção, pois deve ser usado numa quantidade de 1 colher de sobremesa). Use um recipiente que seja de vidro ou porcelana.
Coloque em paralelo uma panela no fogo com 1 litro de água e quando perceber que está fervendo coloque as ervas. Use a tampa ou o pires para abafar durante uns dez minutos. Em seguida você deverá coar, pode escolher entre beber frio ou quente entre as suas refeições. Faça somente a quantidade de chá que irá beber no dia, pois senão estraga.
Hoje em dia quem não quer emagrecer? Vivemos uma vida extremamente agitada, não temos tempo para fazer exercícios e comemos mal, muito mal. Você já parou para pensar em quantas besteiras acabamos engolindo (sim, por mastigar é um luxo para quem está sempre correndo) e que não tem nenhum tipo de vitamina, proteínas? Muitas coisas, não é verdade?
Por isso várias pesquisas são realizadas com as ervas que encontramos na natureza.
O resultado? Várias delas ajudam a emagrecer isso porque auxiliam na absorção de gorduras, ajudam a regular o intestino e fazem com que a pessoa perca peso. Recentes descobertas são sucesso em lojas do ramo, como o óleo de coco e o chá de 500 ervas.
Mas o grande problema é que as pessoas acreditam que somente o chá emagrecedor basta. Acreditam que perder peso sem esforço é possível. E não é não de maneira saudável. Uma alimentação regulada e exercícios vão acelerar o efeito dos chás.