Veja os dados principais sobre o tomate, como o clima adequado para ele e o ciclo de vida!
O nome científico do tomate é solanum lycopersicum, além disso, ele também é chamado de tomateiro, a árvore da hortaliça.
A família a qual pertence é a Solanaceae e está incluído nas seguintes categorias: plantas hortícolas, frutas e legumes.
Os climas preferidos do tomate são: mediterrâneo, subtropical, tropical, oceânico e equatorial.
Esse legume tem as suas origens em dois continentes: América do Sul e América Central.
O tomate pode atingir a altura entre 1.2 a 1.8 metros ou ficar entre 1.8 a 2.4 metros. Falando de luminosidade, ele prefere o sol pleno e o seu ciclo de vida é anual.
Saiba Tudo Sobre o Tomateiro e o seu Fruto
Praticamente no mundo todo se cultiva o tomateiro, mesmo que a planta tenha preferência por determinado clima. Toda essa produção não é um acaso, é porque o seu fruto, o tomate, é muito usado na gastronomia mundial, com ele, são feitos os mais diversos pratos nos mais diferentes países.
A família do tomateiro, a solanaceae é a mesma de outros alimentos muito conhecidos e usados não só no Brasil, mas no mundo, como a batata, as berinjelas, os pimentões. O tabaco também faz parte dessa família.
Veja as Características de um Tomateiro
Aparentemente um tomateiro parece frágil, mas experimenta arrancar um tomate com as mãos, e você verá que se trata de uma aparência. O caule da planta é de textura herbácea e semi-herbácea. Outra característica do tomateiro é que é muito ramificado, trepador e rasteiro. Podemos acrescentar ainda que é coberto por muitos tricomas glandulares e outros simples.
Quando é plantado, o tomateiro começa a crescer ereto, mas aos poucos, conforme cresce, vai se prostando. Isso acontece porque os ramos são pesados em relação a resistência do caule. Falando das folhas, elas são pinadas, alternas, pecioladas e as bordas são dentadas.
O tomateiro também tem flores, que aparecem em grupos, que variam de 3 a 12, o número delas em cada um deles, as inflorescências são do tipo cimeira e a cor é amarela.
O Fruto do Tomateiro: o Tomate
O tomate, fruto que nasce no tomateiro, e como foi dito é consumido largamente na cozinha mundial, é classificado com um fruto “tipo baga”, isto pe, pode se apresentar de vários formatos, são eles: achatado, piriforme, redondo e oblongo.
O tomate nasce verde e com o passar do tempo, enquanto começa a ficar bom para o consumo, vai mudando de cor, chega a ficar amarelo, laranja, com um tom de rosa até que finalmente, fica vermelho aceso.
O fruto também apresenta uma outra variação de acordo com o tipo de cultivo que é usado para ela, que pode ser com estrias ou o mais comum, de casca fina e lisa. Outra característica comum do tomate é a variedade de tamanhos que ele se apresenta, que podem ser bem pequenos, a variedade que chamamos de cereja ou podem ser muito grandes, quando é denominado coração-de-boi. Um único tomate dessa segunda característica pode chegar a pesar 750 gramas.
O interior do fruto é cheio de sementes e ele se apresenta carnoso, enquanto as sementinhas são bem pequenas, achatadas e são muitos, todas envolvidas na polpa, que mais parece uma gelatina. A polpa fica divida em lóculos, e o número deles varia de acordo com o tipo de tomate.
Gastronomia: o Sabor do Tomate
Você já deve ter reparado quanta coisa boa da para fazer com o tomate, graças ao seu sabor um pouco doce e levemente ácido. Ele pode ser consumido cru (nas saladas), desidratado (os tomates secos), assado e cozinho. É possível também fazer outras receitas como, por exemplo, usá-lo para fazer sucos, sopas, geleias, catchup, entre outras coisas.
O tomate não é só gosto e bonito de se ver, graças a sua cor vermelha intensa, ele também é uma fonte de energia para o corpo humano, pois é rico em licopeno, minerais, carotenóides e mais, vitaminas A, B e C. Sem falar que graças aos seus nutrientes é um ótimo antioxidante.
O Cultivo do Tomateiro
Não é por acaso que o tomate é consumido em larga escala em todo mundo. Não é somente porque se trata de um alimento gostoso e rico em nutrientes é porque se trata de uma planta que consegue adaptar-se a diversas situações climáticas.
O tomateiro pode ser cultivado dentro de uma horta, em estufas, ao ar livre e até mesmo em vasos. Para dar certo é só escolher o momento certo para plantá-lo, isto é, a estação do ano melhor.
Para quem gosta de jardinagem, os espertos dizem que o tomateiro pode ser a planta ideal para começar a treinar, porque se adapta bem a qualquer clima, em compensação, sofre com as pragas e uma grande variedade de doenças. O que faz do tomateiro uma planta que exige muito cuidado. Sem falar, que depois será possível se alimentar com o fruto da árvore que você mesmo plantou.
Como Cultivar o Tomateiro
Tudo bem que o tomateiro se adapta a qualquer clima, mas na hora de plantá-lo é preciso estar sob sol pleno. O terreno ou lugar que será cultivado precisa ser destorroado, profundo, o solo fértil enriquecido com material orgânico, que seja fácil drenar e irrigar regularmente. Depois de plantado, se estiver em um clima ameno, o tomateiro prefere e terá mais facilidade na fertilização.
Quando o tomateiro se encontra com situações de clima muito quente e alta umidade fica mais fácil ainda que ele atraia pragas e mais, desenvolva vários tipos de doenças.
O tomateiro exige manejos determinados, como: desbrota, amôntoa, transplante, amarrios e o tutoramento com estacas,já que se trata de uma planta trepadeira e o caule não suporta o seu peso.
Não é difícil fazer com que um tomateiro nasça na sua horta ou no seu quintal, ele germina facilamente através de sementes. Você pode experimentar colocar as sementes em sementeiras, mas também pode colocá-las diretamente no lugar onde prefere que o tomateiro cresça. O tempo médio para que de semente seja possível começar a colheita é de 110 dias. Lembrando que o correto é que a colheita seja feita no verão.
É difícil encontrar alguém que não goste de uma boa salada de tomate, por isso mesmo se trata de uma das plantas mais cultivadas no país. Esse posto também se deve ao fato de poder ser cultivado o ano todo, desde que a temperatura seja amena. Quem está começando o plantio de tomate vai gostar das dicas a seguir.
Solo Ideal – Deve ser areno-argiloso e de preferência solto, profundo, permeável, bem drenado e minimamente ácido.
Clima – Deve ser ameno o ano todo, porém, é possível encontrar boas plantações de tomate em regiões de clima tropical, subtropical e temperado.
Colheita – Em geral, o prazo para a colheita é de 3 meses a 100 dias após a realização do transplante.
Plantio – Pode ser feito durante o ano todo, porém, em regiões com temperaturas muito baixas e com ocorrência de geadas ou mesmo com calor em excesso pode haver complicações. Locais com clima variado, mas com pouca chuva, também são indicados.