Árvores Nativas: Riqueza da Flora Brasileira

As árvores nativas são as consideradas naturalmente originárias de uma determinada localização geográfica. As diversas características desta região proporcionam o crescimento e a reprodução das espécies de árvores, gerando a manutenção do ecossistema.

Vários fatores, tais como condição climática, composição do solo, umidade, altitude, fauna local, agentes polinizadores e localização no globo terrestre (latitude e longitude, que são influenciados pela incidência dos raios solares no nosso planeta), contribuem para que determinadas espécies de plantas se desenvolvam em alguns locais específicos e não em outros.

Árvores Nativas: Riqueza da Flora Brasileira

Deste modo, podemos considerar as árvores nativas do Brasil, abrangendo o território nacional como um todo, tais como o pau-Brasil, ipê-roxo, quaresmeira, castanha-do-Brasil (ou castanha-do-Pará), pequi, seringueira, jenipapo, entre inúmeros outros exemplares, tornam a flora brasileira tão rica e diversificada.

Podemos ainda destacar as espécies nativas de árvores que se desenvolvem especificamente em determinada região geográfica. Como exemplos destas peculiaridades regionais, temos a araucária, conhecida também como pinheiro do Paraná, por se desenvolver na região sul do país, onde a temperatura é mais baixa; e o açaí ou açaí do Pará, que se desenvolve no norte do país, região mais quente e úmida.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *