As espécies de plantas, bem como as suas estruturas, estão intimamente relacionadas às condições climáticas e ao solo no qual se desenvolvem e peculiaridades proporcionadas através de sua localização geográfica. Deste modo, as plantas localizadas na Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, possuem algumas características específicas.
As espécies de árvores que se adaptaram à região amazônica possuem grande altitude e copas fartas. Deste modo, pouca luz solar penetra na região próxima ao solo, fazendo com que a vegetação rasteira seja considerada pobre.
Outro fator a ser considerado e que contribui intensamente para a formação das árvores é a elevada umidade da região, característica típica da bacia amazônica, com grande índice pluviométrico para a região.
Apesar da abundância das copas das árvores da Amazônia, o solo que as sustenta é considerado pobre de nutrientes. Tal dado é importante quando analisamos o crescente desmatamento ilegal na região: o reflorestamento, por conta do solo ser “pobre”, se torna extremamente difícil e, se a terra foi desflorestada ao extremo, pode ocorrer a desertificação de determinadas áreas.
Algumas espécies de árvores presentes na Amazônia são: Buriti, Piquiá, Cajá-mirim, Castanha-do-Brasil, Visgueiro, Cedro, Garapa, Paineira, Jenipapo e Jatobá.
Muito bem.
Só faltou postarem as fotos em tamanho maior.