A natureza é uma parte importante da relação do homem com o ambiente em que vive. Quase todas as grandes cidades possuem belos Jardins Botânicos, mas em algumas cidades o significado desse lugar vai muito mais além do que essa admiração pelo que é belo.
No caso da cidade de Brasília, podemos dizer que o Jardim Botânico é uma parte da história. Se você ainda não teve a oportunidade de visitar a capital do Brasil e conhecer essa maravilha, pode fazer uma pequena viagem através desse artigo. Brasília pode ser uma cidade planejada nos mínimos detalhes, mas ainda assim as suas construções têm alma.
O Jardim Botânico de Brasília
A fundação do Jardim Botânico de Brasília aconteceu no dia 08 de março de 1985. Uma curiosidade é que apesar de esse espaço ter a sua área delimitada desde o planejamento de Brasília, só veio a ser terminado por completo e inaugurado 25 anos após a inauguração da cidade, em 1960.
Esse é um Jardim Botânico único, pois é um lugar em que existe um ecossistema predominado pelo Cerrado. Não existe nenhum outro que tenha essa característica no Brasil. A área total desse parque é de 5 mil hectares, e 526 hectares estão abertos a visitação.
Nesse espaço que pode ser visitado, é possível encontrar plantas nativas e exóticas que estão devidamente identificadas. A trilha ecológica também é um dos principais atrativos do parque, com cerca de 4.500 metros. Nesse espaço da trilha é possível conhecer diversas atrações como:
- Anfiteatro
- Área de piquenique
- Biblioteca da natureza
- Bosque dos Ipês
- Bosque Kyoto
- Centro de visitantes
- Casa de chá
- Espaço Guido Pabst, com coleção de orquídeas nativas e exóticas
- Jardim em movimento
- Mirante
- Museu de história natural
Os outros 4.429,63 hectares têm a ocupação da Estação Ecológica Jardim Botânico de Brasília (EEJBB), cuja administração é feita pelo Jardim Botânico.
Por Que Visitar o Jardim Botânico de Brasília?
Além de ser um local muito bonito e que abre um grande leque de possibilidades, existem diversos outros motivos que tornam esse passeio interessante e relevante. Em primeiro lugar, o parque é a unidade de conservação mais conhecida que está sob a responsabilidade do Governo do Distrito Federal.
Os visitantes desse belo parque são atraídos, entre outras coisas, pela possibilidade de conhecer mais da rica fauna e flora da região. Como é um local que está bem no meio do cerrado, é natural que a fauna e a flora também sejam típicas dessa região, o que acrescenta um ar diferenciado ao parque.
Porém, além disso, o Jardim Botânico de Brasília também é bastante conhecido pelas suas atividades ecológicas, de lazer e cultura. Um lugar em que a preservação ambiental é realmente levada a sério, e por isso mesmo existem diversos programas educacionais que visam disseminar essas ideias, conceitos e valores.
Também existe um forte núcleo de estudos científicos, que trabalha em conjunto com o ambiente visando desenvolver novos estudos e teorias. Nesse parque são desenvolvidas inúmeras atividades de preservação, estudo e educação ambiental.
A Vegetação do Jardim Botânico de Brasília
A vegetação desse Jardim Botânico é bastante interessante, pois é típica de Cerrado. Além disso, no parque é possível encontrar áreas de cerrado stricto sensu, vereda, campo sujo, campo limpo, mata de galeria e campo de murunduns. Um passeio bastante interessante e diferente de vários outros Jardins Botânicos que existem pelo Brasil.
A Fauna do Jardim Botânico de Brasília
A fauna que se encontra no Jardim Botânico de Brasília é bastante variada e, em geral, os animais do Cerrado vivem na Estação Ecológica do parque. Um dos pontos mais interessantes é que nesse parque é possível encontrar alguns animais que estão ameaçados de extinção.
Alguns exemplos de animais ameaçados de extinção que se encontram nesse Jardim Botânico são: veado-campeiro, tamanduá-bandeira, tatu-canastra. Existe também uma grande variedade de aves que podem ser observadas com grande frequência, como os papagaios, tucanos, carcarás e seriemas.
Quem visita esse belo parque tem um contato com a natureza que não é possível em outras regiões do país. Além de ser um lugar muito bonito para se observar, também é possível conhecer melhor diversas espécies de animais.
A Visitação
A visitação ao Jardim Botânico de Brasília está aberta de segunda a sexta das 13h30 às 17h30. Nos sábados, domingos e feriados o horário é das 9h às 16h30. Além de visitar um local fascinante, você pode aproveitar para comprar mudas de plantas ornamentais, nativas e medicinais.
Também é possível comprar chás, potes com ervas, livretos explicativos, mel, cartazes, adesivos e camisetas. Todos os produtos são personalizados, o que pode ser uma recordação para você se lembrar sempre do passeio.
Depois de fazer as suas “comprinhas”, você ainda tem pela frente um passeio bastante interessante. O parque conta com mirante, trilhas ecológicas, anfiteatro, alameda das nações e muito mais. A infraestrutura desse parque é sensacional, e conta até mesmo com um centro de informações, jardim dos cheiros, orquidário, Centro Irradiador de Tecnológica Apícola, horto medicinal e modelo filogenético.
Quer Fazer Uma Visita Virtual?
Num momento em que a internet nos abre diversas possibilidades, conhecer um pouco melhor o Jardim Botânico de Brasília sem sair de casa também é uma possibilidade. O site do parque permite que você conheça melhor a estrutura do mesmo e tenha ainda mais vontade de conhecê-lo pessoalmente.
Para começar a sua visita virtual do Jardim Botânico de Brasília, acesse http://www.jardimbotanico.df.gov.br/.
O Endereço do Jardim Botânico de Brasília
Quem já está com vontade de conhecer esse pedaço do cerrado de perto, a dica é ir ao endereço físico do parque em SMDB conj. 12 Lago Sul. O contato por telefone pode ser feito por meio dos seguintes números: (61) 366-2141 ou 366-3007.
Não perca a oportunidade de conhecer um parque que tem como o ecossistema do Cerrado por todos os lados. O passeio irá enriquecer a sua visão de natureza e de Brasil. O Jardim Botânico de Brasília é um daqueles lugares únicos no mundo, por isso temos que conhecer. Visite você também!