O nome científico pode parecer bem estranho, na verdade, na maioria das vezes conhecemos as plantas pelos nomes populares, que obviamente são mais fáceis. E o mesmo você irá perceber quando apresentarmos a ficha técnica da canafístula. Confira tudo sobre essa espécie e as características dela no Brasil:
- Nome científico: peltophorum dubium
- Nome popular: angico amarelo, canafístula, farinha seca, faveira, ibirá puitá, sobrasil tamboril bravo e guarucaia.
- Essa planta é da família: fabaceae
- Elas se caracterizam como árvores ou árvores ornamentais.
- Os climas adequados para o cultivo são: subtropical, equatorial e tropical.
- A origem da canafístula é da América do Sul.
- A altura mínima que essa árvore alcança é de 12 metros.
- A luminosidade ideal é sol pleno.
- Ciclo de vida: perene
Detalhes Dessa Tipologia de Árvore
A primeira característica que podemos apontar dessa espécie de árvore é que ela é decídua a semidecídua. Ela apresenta florescimento decorativo, isto é, é perfeita para uso do paisagismo de jardins. Além disso, é muito usada na arborização das ruas na América do Sul.
A altura mínima alcançada pela canafístula é de 12 metros, mas ela pode ir muito mais longe, de 15 chegando a bem 40 metros. Ela possui a copa globosa e muito ampla e o tronco tem um diâmetro que pode medir entre 50 a 120 centímetros. Porém, a casca é fina quando está na fase inicial e fica mais grossa e escamosa conforme vai passando o tempo.
As folhas dessa espécie de árvores são bipadas e outras são com folíolos em forma oval e coriáceos. Já as inflorescências da canafístula acontecem no verão. Elas parecem grandes espigas, com terminais e ficam cheias de botões dourados. Deles nascem as flores, que são amarelas, elas vão da base até ao ápice.
Essa tipologia de árvores tem um fruto, que é um legume seco, as suas características são: lanceolado, achatado e indeiscente. Dentro são encontradas duas sementes elípticas.
A Canafístula no Paisagismo e Suas Características
Essa é uma árvore que é muito usada no paisagismo, tanto aquele urbano, quanto o rural. Nas ruas, é uma ótima opção para fazer sombra fresca no verão. Ela só perde parte das folhas ou praticamente todas, durante o inverno.
As flores dessa árvore são um espetáculo a parte, amarelas, quando começam a cair, criam um tapete amarelo no chão de inverno.
Falando ecologicamente sobre essa espécie é uma árvore considerada oportunista, isso porque ela usa das clareiras, e devido a essa característica, é usada na recuperação de áreas que sofrem degradação.
A madeira da canafístula é rosada e pode ter uma longa durabilidade quando está seca, além de ser densa. É um tipo muito usado na marcenaria, na fabricação de dormentes, na construção civil, etc.
O Cultivo da Canafístula
Essa planta deve ser cultivada em solo fértil, que ainda deverá ser enriquecido de matéria orgânica e irrigado com frequência logo após o plantio, durante todo o primeiro ano. Além disso, deve ficar sob o sol pleno e em terreno drenável. É uma árvore, que apesar de precisar e gostar do calor suporta as geadas e o frio, porque tem a capacidade de se adaptar ao clima temperado e subtropical.
O plantio inicial pode ser feito com o uso de sementes, elas devem ser escarificadas, isso serve para fazer a quebra de dormência. Os primeiros sinais da planta começam a aparecer entre 15 e 30 dias depois de semear. Porém, para plantar no local que ficará definitivamente, é necessário esperar que as mudas estejam bem desenvolvidas. Esse cuidado se deve porque quando ainda são jovens, estão sujeitas a serem destruídas pelas formigas e também qualquer tipo de vandalismo, se apresentam frágeis.
A Planta no Brasil e Suas Características
Essa árvore no Brasil poderá se encontrada da Paraíba até o Rio Grande do Sul, e mais, em Minas Gerais, do Mato Grosso do Sul até o Paraná, em Goiás e São Paulo. Ela poderá ser vista e formações florestais do complexo atlântico e também nas zonas ribeirinhas. Normalmente, essas árvores surgem em solos profundos e argilosos. A variação de altitude que ela pode ser encontrada é de 30 a 1.300 metros.
As folhas dessa árvore no Brasil também perdem as folhas no inverno e a altura fica entre 10 a 20 metros e 35 a 90 de DAP. Em casos raros, a altura máxima pode chegar a 40 metros e 300 centímetros de DAP, isso na idade adulta.
As Características Silvicultoras
No Brasil, a árvore tolera em grau médio as baixas temperaturas, é considerada uma espécie heliófila. Porém, o plantio deve ser mantido o mesmo, somente em sol pleno, e em casos de interesse para silvicultura, o plantio misto é considerado o mais adequado. O que não quer dizer que o plantio puro também dê bons resultados, as duas opções são válidas.
Ela pode se desenvolver praticamente sem nenhum cuidado em solos ácidos e até mesmo, se a terra estiver contaminada com fertilidade química em grau elevado.
A canafístula demonstrou-se, em experimentos, que cresce melhor no tipo de solo com fertilidade de média para alta, que tem sido bem drenado, que tenha textura argilosa e franca. Porém, não suporta de maneira nenhuma, os terrenos pedregosos, muito úmidos e rasos. Outra grande exigência desse tipo de árvores é em relação a muito nitrogênio.
Falando da madeira da canafístula que é plantada em solo brasileiro, ela é densa e tem 15% de umidade. Porém, é muito resistente e dificilmente apodrece, nesse ponto é considerada moderada. Além disso, possui alburno distintos pela tonalidade e cerne, que pode ser castanha-rosada com uns veios com tons mais escuros, que praticamente formam desenhos. A madeira não apresenta nem gosto e nem cheiro, possui uma densidade alta, textura bastante grossa e grã revessa.
Em geral, e também é assim com a árvore que é plantada no Brasil, a madeira vem utilizada na construção civil, na marcenaria, para dormentes, em serviços de torno, etc.
Quando isolada é ótimo para propiciar sombra e para o paisagismo é perfeita porque é ornamental quando as flores aparecem. É considerada uma planta rústica e tem uma grande vantagem que é a de crescer rápido.
A árvore de Canafístula é conhecida por outros diversos nomes, entre os quais temos farinha-seca, Sobrasil, faveira, Angico-Amarelo e ainda Guarucaia. São plantas originárias da América do Sul e podem ser utilizadas em ruas ou em campos para fins ornamentais.
A Canafístula pode medir até 40 metros de altura e apresentam uma copa bastante cheia e em forma de globo. Essa árvore apresenta flores durante o verão. Tais inflorescências apresentam a cor amarela e são bem pequenas, presas em uma espiga.