O que é paisagismo residencial? Paisagismo é a gestão, decoração e criação de espaços livres. O chamado paisagismo residencial nada mais é do que um processo de decoração de ambientes livres, ou seja, sem teto, dentro de residências. Esse processo deve ser feito sempre tendo em vista várias características. Abaixo, separamos as principais do paisagismo residencial.Transformação: o paisagismo lida, entre outras coisas, com a transformação de ambientes. Ele usa da decoração para fazer com que ambientes externos e internos fiquem mais bonitos. No caso do paisagismo residencial, ele faz com que ambientes livres, dentro ou fora da casa, se transformem em ambientes funcionais dentro de uma proposta, ou simplesmente um ambiente livre que é bonito e muito mais do que um simples espaço livre sem função.
O paisagismo residencial dá uma função de acordo com a localização e com o tamanho do espaço livre.Adequação: o paisagismo residencial trata de um assunto de extrema importância: a adequação.Isso diz respeito a adequar um espaço livre para que ele fique dentro da proposta da casa. Por exemplo, um jardim de inverno pode ser muito mais funcional se receber uma decoração inclusiva, que está dentro do ambiente da casa, e não simplesmente um jardim de inverno sem causa nenhuma. Esse processo de adequação do ambiente livre dentro da residência é um dos processos mais importantes dentro do paisagismo residencial, que demanda muita atenção e um completo esforço para que se fique ideal.
Beleza: o paisagismo também lida com a beleza dentro das coisas e dos espaços livres. Por isso, toda vez que um espaço livre for decorado ele deve ser belo também. Aqui vale dizer que a beleza deve ser também relativa: um ambiente cheio de elementos pode ser bonito, mas um ambiente simples também pode. O importante aqui é agradar ao dono da residência, ou seja, ao gosto do cliente. O processo de paisagismo residencial leva em conta também a beleza natural dos ambientes e procura manter essa beleza dentro da proposta de decoração.Tema: dentro de um tema, o paisagismo residencial encontra objetos que podem se adequar a um tema de decoração.
Isso significa que a decoração do espaço livre deve obedecer a um tema, de preferência a decoração e o tema que a residência segue. Um exemplo: se o tema de decoração do imóvel for anos 70, o espaço livre que sofrerá um processo de paisagismo deve conter elementos que lembrem essa época. Se por exemplo, ele for moderno, irá destoar completamente, e o paisagismo ficará comprometido. Por isso é importante que haja todo um cuidado para que o paisagismo siga um foco, e isso deve ser de atenção especial do proprietário, do arquiteto e do paisagista.