Tulipas de Tecido

A presença de flores em um ambiente o deixa muito mais leve, não é verdade? Pois é. Durante muito e muito tempo, dar uma flor a alguém significava que você tinha um apreço muito grande por esta pessoa. E, dessa forma, você acabava contribuindo, também, para selar uma relação de amizade muito forte com esta. Algumas vezes, um romance poderia despertar dessa gentileza, não é verdade? Porém, dar uma flor a outra pessoa não significa só isso.

O ato de transmitir carinho para outra pessoa por meio de uma flor já é uma tradição humana bastante antiga. É claro que existem tipos de flores para cada situação: para uma relação mais amorosa, uma rosa de cor vermelha é a mais pedida, não é verdade? Sim.

Se você quiser ser cortês com alguma outra pessoa, dar uma flor que transpareça equilíbrio e simplicidade, uma orquídea de cor mais clara também pode ser bastante requisitada nesse sentido. Só que um estilo de flor que está sendo cada vez mais popularizada entre as pessoas é a tulipa. Aqui em nosso artigo você vai conhecer um pouco mais sobre esse tipo de flor, bem como, também, algumas informações bastante interessantes sobre ela. Vamos lá?

A Tulipa

A tulipa é um estilo de flor bastante conhecida dos países com climas temperados, pois ela tem uma maior facilidade de se fortalecer e reproduzir em ambientes com climas mais amenos. Ela é muito reconhecida pelo seu formato, no qual se dá de uma flor sozinha na ponta do caule da planta, com uma quantidade de seis pétalas. Apesar de ter um padrão de forma, ela é conhecida por ter a possiblidade de apresentar diversas formas e cortes, nas quais os grandes responsáveis por alguns deles é, justamente, os cientistas, que criaram diversas espécies híbridas da planta.

Um cuidado que deve ser tomado quando a tulipa for manuseada é que dentro do seu bulbo há cristais de oxalado de cálcio, além de alcaloides. Quando manipulados de uma forma incorreta, podem acabar liberando um pó que causa diversos danos à saúde do ser humano, tais como a rinite, conjuntivite e, em casos mais extremos, pode até mesmo desencadear uma crise de asma nas pessoas.

Como já dito anteriormente, o clima ideal para o cultivo da Tulipa é, mesmo , o temperado. Então, já dá para imaginar que os maiores produtores da flor estão em países com esse tipo de clima, como é a maioria dos países europeus, principalmente os Países Baixos. Para que essas plantas pudessem dar conta do recado e florescerem na primavera, os seus bulbos eram plantados durante o outono, tendo tempo hábil para maturarem durante o inverno e, dessa maneira, florirem a partir da Primavera.

Ou seja, num primeiro momento, nós já imaginamos que o clima brasileiro é, de longe, o pior para que ela possa se reproduzir, já que estamos falando de um clima subtropical. A dificuldade para a criação dessa planta por aqui é bastante alta. Só que dificuldade não é a mesma coisa que impossibilidade, não é mesmo? Utilizando técnicas apropriadas, alguns lugares do Brasil conseguem cultivar em larga escala a tulipa.

Como Fazer Para a Tulipa Durar Mais Tempo?

Como você pode ter notado anteriormente, a tulipa é uma das flores mais “difíceis” de se cultivar, não é mesmo? Com suas peculiaridades, o cultivo se torna além de difícil muito mais chato que as demais plantas. Mas, já que nos propusemos a cuidar dela, como podemos impulsionar esses cuidados de uma forma que ela possa durar mais? Basicamente, para que ela possa ter mais tempo de floração, é recomendado que, se você decidir pela compra de uma muda, que faça a aquisição por uma muda que já tenha botões exuberantes. Isso porque, a partir do momento que ela iniciar a brotação, a sua duração é cortada pela metade.

E quando a flor começar a murchar? O importante é que você corte a flor murcha e replante o bulbo novamente. Dessa forma, você garante pelo menos mais uma floração no ano para a sua tulipa, antes de ela entrar em “hibernação”. Mas o corte não se restringe somente às flores: é necessário que as folhas seja cortadas e os bolbos sejam retirados do substrato com o intuito de limpá-los utilizando uma escova bastante macia para tal.

Gelo no Substrato

Sabe-se que temperaturas mais amenas são de muito bom grado para as tulipas, não é mesmo? Pois bem. Isso é, em partes, verdade. E, se estamos no Brasil, como fazemos isso de uma forma mais manual, já que não temos todo o aparato necessário para recriar um ambiente temperado? A dica que é bastante eficaz nesse sentido é, sem dúvida, a adição de pedras de gelo no substrato da tulipa por, pelo menos, duas vezes por dia (preferencialmente na parte da manhã e a segunda vez na parte da noite).  Combinado com esse cuidado, é importante deixar a tulipa protegida dos fortes ventos e da radiação solar, fatores quase que inexistentes nos locais de clima temperado onde ela floresce naturalmente.

Tulipas Feitas de Tecido

Algumas pessoas podem até gostar das plantas, mas não querem ter todo aquele trabalho que muita gente já conhece quando o assunto é cuidado: não é todo tipo de terra/fertilizante que as plantas podem ser submetidas. Por conta disso, muitos preferem comprar réplicas  feitas de diversos materiais, sendo o preferido deles o plástico. Mas sabia que as flores feitas de tecido também estão na moda?

Tulipas Feitas de Tecido

Tulipas Feitas de Tecido

Basicamente, para se fazer uma flor com tecido basta ter os materiais indicados e também muita criatividade na cabeça. No caso das tulipas, o tipo de tecido mais recomendado nesses casos é o estampado, com floridos discretos. Cores também podem ser diversificadas, nas quais a escolha nesse sentido fica por conta da artesã e do cliente.

Para a confecção dessas tulipas, a presença de materiais como as bolinhas de isopor são muito importantes: elas servem de base para que haja a costura do tecido. Cabos também costumam ser solicitados nesses casos, pois passam a ser usados para dar vida às flores feitas com tecido. É uma ótima maneira de decorar a sua casa e, de quebra, apoiar um artesão.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *