Desde a antiguidade o homem sempre teve uma busca incessante em conseguir o alimento para sua sobrevivência. Sendo algo em que não é possível manter abstinência totalmente, o fato de alimentar-se é um fator que independe de raça, credo, nacionalidade ou sexo.
Não existe um ser humano que consiga viver sem alimentar-se. Todos nós dependemos disso e muitas vezes uma forma bem interessante é tentar plantar e cultivar o próprio alimento em casa. Principalmente para quem mora em apartamentos isso também é possível.
Outra grande vantagem é que os alimentos plantados em casa possuem bem menos agrotóxicos e sendo muito mais benéfico à saúde. De uma forma geral só traz benefícios, tanto para a saúde quanto para o bolso.
Vídeo: http://youtu.be/wxukMlKBUrc
Como Plantar Alimentos Em Pouco Espaço
Quando aparece um obstáculo como pouco espaço no ambiente para o plantio de alimentos em casa, o melhor a fazer é procurar adaptar-se as circunstâncias. Um exemplo disso é o cultivo de hortaliças que servem também para auxiliara na decoração de um ambiente.
Uma opção que poder ser tomada para espaços pequenos é:
1- Antes de tudo criar uma espécie de minhocário no local.
2- Pegar uma pequena caixa e colocar os restos de alimentos para as minhocas irem fazendo a decomposição desse material.
3- O material que as minhocas produzem é o humos que se torna um adubo orgânico e deve ser depositado em uma outra caixa.
4- Em mais uma caixa é necessário deixar escorrer todo o líquido que pode sair desse material, que é o chamado biofertilizante, possuindo muitos nutrientes.
5- O próximo passo é iniciar o plantio com as mudas ou então as sementes prontas.
6- É importante realizar o acompanhamento do crescimento dessas plantas e assim que atingirem um determinado tamanho, fazer uso do fertilizante.
Uma dica que pode ser bem interessante para locais com pequenos espaços é a plantação de tomates. Nesses casos é possível reaproveitar algumas coisas interessantes como, por exemplo, baldes e até mesmo canos. Usando baldes é necessário fazer pequenos furos com a faca e depois de ir enchendo de terra essas cavidades, basta apenas ir colocando todas as plantinhas de forma ordenada.
Isso acaba sendo muito bom e a pequena horta cai crescendo em um sentido vertical, não necessitando de muito espaço físico. Logo quando os tomates começarem a aparecer, dá para perceber que eles são bem menores em relação aos tomates do supermercado, porém, são muito mais saudáveis por não possuir nenhum tipo de agrotóxico.
Vídeo: http://youtu.be/Ft8plIVCKMw
Adaptando Móveis Para Criar Uma Horta Em Casa
Na maioria dos casos também é possível usar alguns móveis para plantar os alimentos dentro de casa. Um deles são os vasos de cerâmica. Neles é possível cultivar diversos tipos de alimentos como até mesmo morangos.
Pequenos vasos de cerâmica permitem o cultivo de diversos tipos de temperos como cebolinha, coentro, etc. Porém, sempre é bom lembrar que as condições que a planta exige para seu desenvolvimento devem ser respeitadas.
No caso de alguns temperos o vento acaba não sendo muito aceito por essas plantas. Isso já não acontece com diferentes tipos de plantas como o limão ou laranja.
Pessoas que tem interesse em cultivar plantas que produzem frutos como as citadas acima, podem aproveitar para usar os vasos que são bem mais largos. Uma dica importante para quem usa esse tipo de material é lembrar que a parte de cima da planta não deve ser maior do que o diâmetro do vaso.
A adubagem deve ser feita de forma correta nesses vasos, pois somente assim estará garantido o crescimento e desenvolvimento integral da planta. Quando não se tem um vaso para a plantação qualquer móvel pode servir. Algumas pessoas utilizam pequenos armários velhos ou ainda caixotes que são utilizados na feira.
Como Plantar Rúcula Dentro de Casa
Muito apreciada na mesa de todas as pessoas a rúcula é uma planta nativa da Ásia e muito consumida pelo povo da antiga Roma. Aqui no Brasil foi trazida no período da colonização pelos europeus.
O ideal para o seu plantio dentro de casa é procurar as jardineiras com medidas de 15 cm de largura e com altura de 20 cm. É importante sempre deixar uma pequena distância de 2 cm para um perfeito desenvolvimento.
A Rúcula geralmente se desenvolve muito mais no período da primavera e do outono e o período em que fica pronta para ser consumida como salada é logo após um mês do seu plantio. Requer alguns cuidados para que cresça adequadamente e um deles é manter a terra sempre úmida e não com excesso de água.
O Que Pode Ser Plantado Dentro de Casa?
Desenvolver uma “horta orgânica” ou os próprios alimentos dentro de casa é realmente fantástico, mas algumas pessoas ficam com a dúvida na cabeça do que é possível cultivar a partir disso.
Uma grande opção são as hortaliças que podem variar muito conforme as informações abaixo:
1- Raízes: Batata doce, Rabanete e Cenoura
2- Folhas: Alface, Repolho, Couve, Chicória e Espinafre
3- Bulbos: Cebola, Alho e Beterraba
4- Flores: Brócolis e Couve Flor
5- Frutos: Pepino, Jiló, Quiabo, Berinjela, Tomate e Pimentão
6- Ervas: Orégano, Manjerição, Alecrim, Mostarda, Hortelã, Coentro, Salsa e Cebolinha.
É possível perceber a variedade enorme que se tem ao criar uma pequena horta em casa com os mais variados tipos de plantas.
Cuidados na Hora de Plantar Alimentos Dentro de Casa
Existem algumas regras básicas para plantar alimentos em casa e ter sucesso. Dentre ela as rega é muito importante, pois a irrigação de água mantém as funções vitais da planta e favorece a germinação de suas sementes.
Dependendo da planta isso deve ser feito com muito cuidado e de uma forma bem dosada. Muitas plantas exigem que sejam regadas diariamente e isso deve ser muito bem observado. Outro cuidado é cuidar das ervas daninhas e larvas que acabam prejudicando a horta como os caracóis, lesmas, etc.
A recomendação é em alguns casos removê-los manualmente ou então sempre borrifar bastante água, já que essas espécies não toleram muita umidade no ambiente.