Como Armazenar Sementes

Existem duas formas de cultivar uma planta: através de mudas e por sementes. No primeiro caso, você compra já a semente germinada, geralmente envolva de sacos de cultivo e um pouco de terra adubada e implanta na terra para iniciar o plantio. A partir daí, você só tem que manter a sua planta saudável que ela crescerá perfeitamente. Na segunda opção, plantando com sementes, você implantará as sementes da planta que deseja cultivar diretamente no solo preparado e seguirá um processo de cuidados até que ela germine. A partir daí, basta seguir o mesmo procedimento de cultivo das mudas.

Como Armazenar Sementes

Como Armazenar Sementes

A preferência por um ou por outra é bem relativa e divide muitas opiniões, porém existem detalhes importantes sobre alguns cuidados com cada. Aqui, vamos aprender um pouco mais sobre como armazenar  e cuidar das sementes se esse é a sua preferência por plantio. Apesar da semente só ter “vida” a partir do momento em que implantamos na terra e adubamos bem, elas precisam de cuidados especiais no armazenamento, senão se tornam sementes inférteis e não germinarão sua planta. O armazenamento não vai melhorar a qualidade da sua semente, porém ele vai mantê-la bem e evita que ela perca essa qualidade.

Mas antes de falar sobre esses cuidados, você saberia nos dizer exatamente o que são as sementes?

O Que São Sementes?

A princípio você vai responder que sementes são pedaços da planta que enxertados no solo germinam e fazem uma nova planta crescer. De fato, basicamente a semente é isso mesmo. Podemos dizer que a semente é como se fosse um “ovo” de alguma planta que inserimos no solo até que o “filhote” dessa mesma planta nasça e germine no solo.

Quem nunca ouviu quando criança, que nascemos a partir de uma sementinha que nosso pai deposita na nossa mãe e a partir de então somos gerados? Para a natureza, sementes são exatamente isso. As sementes são óvulos maduros e já fecundados de uma planta. Existem alguns tipos de semente no mercado e elas devem ser compradas de acordo com o seu tipo de cultivo.

O Que São Sementes?

O Que São Sementes?

Podemos Citar Os Seguintes Tipos De Sementes:

  • Sementes transgênicas: são as sementes geneticamente modificadas.
  • Sementes gimnospermas: são as biologicamente conhecidas como “sementes nuas”. Esse tipo de semente não é gerada a partir de um fruto.
  • Sementes angiospermas: é exatamente o contrário das sementes gimnospermas. Elas são geradas a partir de um fruto.
  • Sementes crioulas: estas também são sementes geneticamente modificadas. A diferença entre as crioulas e as transgênicas, é que elas não usam processo químico no processo de modificação. Todas as alterações são feitas através de cruzamentos entre sementes.

Local De Armazenamento

Saber como guardar as suas sementes é muito importante e saber onde guardá-las é mais ainda. O local onde você armazena as sementes que vai utilizar futuramente em plantios, experiências ou qualquer outro motivo, influencia muito no seu resultado. Comece escolhendo um local arejado.  Se a sua semente for armazenada em local ventilado e seco, o que é o mais indicado deixe-as natural. Caso você só disponha de um local sem ventilação e quente, realize um processo para umedecer as sementes que vai armazenar.

Condições Climáticas

Analise primeiro o clima da sua região, pois não adianta você ter uma semente que cresce bem no nordeste e você mora no sul e armazenar do mesmo jeito, porque não vai funcionar muito bem. Então se existir essa diferenciação de clima, que possa afetar na qualidade de sua semente, proporcione a luminosidade e temperatura indicada para cada tipo de semente.

Umidade

A umidade mal direcionada vai com certeza estragar as suas sementes, aliás, esse é o maior motivo de perda de estoque. O cuidado com a umidade deve partir tanto da colheita como da embalagem. Assim que sair do plantio, essas sementes devem passar por um processo para deixá-las secas e prontas para o armazenamento. O local que vai receber as sementes durante esse período também tem que ser cuidadosamente seco. Desse modo, prefira embalagens impermeáveis à umidade são as mais indicadas para armazenar as sementes.

Luminosidade

Também é outro fator importante para que aconteça um bom armazenamento de sementes. Você pode utilizar a luz como um fator de ajuda para estimular a germinação da sua semente. Como nem sempre se tem as condições de umidade e temperatura adequadas, um processo de armazenamento com boa luminosidade, consegue preservar bem a qualidade das suas sementes.

Assim como ajuda a manter a qualidade das sementes, a luminosidade em excesso também faz com que essa caia, portanto procure saber sempre as condições ideais para cada semente armazenada.

Tipos De Embalagens

Tendo feito todas as adaptações citadas mais acima, agora é só armazenar nos recipientes certos e utilizar a medida que for cultivá-las em vaso ou diretamente no solo. Você pode armazenas as suas sementes em tipos de recipientes:

  • Recipientes porosos – Esse tipo de embalagem permite que a sua semente “troque” vapor de água como ar atmosférico. Isso fará com que elas se mantenham sempre na umidade necessária para manter a qualidade. Um ótimo exemplo desse tipo de recipiente são os sacos de juta.
  • Recipientes com resistência à penetração do vapor d’água – como o nome mesmo já indica, ele não permite que vapores d’água penetrem totalmente no interior do recipiente afetando a qualidade da sua semente. A quantidade de vapor que ultrapassa, é somente o suficiente para que não haja apodrecimento ou perda de qualidade.
  • Recipientes à prova da penetração de vapor d’água – esse já impede a passagem do vapor d’água totalmente.

Cada Um Desses Recipientes Pode Ser Fabricado a Partir Desses Materiais.

  • Saco de juta: Eles são os preferidos para quem utiliza recipientes porosos, devido o seu baixo custo na confecção, além de serem muito resistentes.
  • Recipiente a base de papel: Mais utilizados na preferência por recipientes com resistência à penetração do vapor d’água. Geralmente são feitos de papel sulfite ou papel kraft revestidos com algum material argiloso na cor branca.
  • Recipientes de vidro – pouco utilizado, principalmente se for para armazenar sementes que necessitam de manejo com frequência. Esse tipo de recipiente quebra com muita facilidade;  Os mais utilizados por quem agrega aos recipientes à prova da penetração de vapor d’água, são os metálicos por protegerem totalmente às sementes para germinação.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *