Como Adubar As Orquídeas

As orquídeas são flores que se destacam por sua grande beleza, que acabam atraindo o olhar, a atenção e o desejo das pessoas por cultivá-las.

No entanto, como todas as espécies vegetais, as orquídeas precisam ser cultivadas em condições adequadas para o bom desenvolvimento. Entre as condições necessárias para o bom desenvolvimento de uma espécie vegetal estão: a luminosidade, a rega, a adubação, a poda e etc.

Todas as condições precisam estar bem condicionadas para que as orquídeas se desenvolvam fortes e saudáveis. No entanto, a adubação é de grande importância, pois é através dela que as plantas se alimentam, recebendo os nutrientes necessários para o seu dia-a-dia.

A Adubação das Orquídeas

Muitas pessoas já tentaram cultivar orquídeas em suas casas e muitas vezes não obtiveram o sucesso pelo fato de terem usado o adubo de forma errada.

A adubação é um processo fundamental para o desenvolvimento de suas orquídeas, pois todas as pessoas que cultivam qualquer tipo de planta desejam que as suas plantinhas cresçam fortes, vigorosas e saudáveis. E para que isso ocorra, a orquídea necessita receber os nutrientes em termos de qualidade e quantidade adequadas.

As orquídeas são espécies vegetais que se caracterizam por possuir um crescimento relativamente lento e uma grande eficiência no processo de absorção dos nutrientes que estão disponíveis em todo o ambiente e principalmente no solo.

Muitas pessoas pensam que apenas o substrato usado para o cultivo da orquídea possui nutrientes suficientes para o bom desenvolvimento da planta. No entanto, apenas o substrato não é capaz de fornecer a quantidade necessária de nutrientes para a orquídea, fazendo-se necessário que seja usado adubo para que as necessidades das orquídeas sejam devidamente atendidas.

Entre as opções de adubo que podem ser usadas para suprir a necessidade das orquídeas de nutrientes para se desenvolverem fortes, vigorosas e saudáveis estão, principalmente, os adubos minerais (químicos), os adubos orgânicos e os adubos mistos.

Outra opção é a adubação foliar, pois as orquídeas são espécies vegetais que conseguem absorver os nutrientes através de suas raízes como também de suas folhas. No entanto, conforme os estudos realizados, as orquídeas possuem um maior poder de absorção de nutrientes pelas raízes, apresentando pouca eficiência na absorção dos nutrientes quando se é usado adubo foliar para orquídeas.

O Uso de Adubação Mineral Para Orquídeas

Os adubos minerais são muito usados, por serem formas simples, não muito onerosas e que são achadas com facilidade. Um exemplo de adubo mineral são aqueles de fórmula NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio).

Os adubos minerais se caracterizam por serem produzidos quimicamente e serem facilmente absorvidos pelas plantas, inclusive as orquídeas.

Os adubos do tipo NPK fornecem os 03 (três) principais nutrientes que as espécies vegetais precisam para sobreviverem e se desenvolverem: Nitrogênio, Fósforo e Potássio. No entanto, as orquídeas e demais espécies vegetais existentes, apresentam necessidade de outros nutrientes para um bom desenvolvimento, com vigor e saúde, por isso, é comum que exista uma mistura de adubos para atender a essa demanda das plantas.

Caso você opte por esse tipo de adubação para as suas orquídeas, dê preferencia aqueles adubos que são solúveis em água. Esse tipo de adubo pode ser aplicado no momento da rega, e evitará o surgimento de problemas (queimaduras) em suas orquídeas.

Os adubos químicos devem ser usado numa periodicidade quinzenal e sempre nas quantidades estabelecidas pelos fabricantes, não devendo ser aplicado uma quantidade maior que o recomendado, pois essa situação pode conduzir a espécie vegetal à morte.

Os Cuidados Com O Uso dos Adubos Químicos Na Adubação de Orquídeas  

O uso de adubos químicos no cultivo das orquídeas precisa ser feito com muito cuidado, pois o excesso desse tipo de material é muito perigoso para as espécies vegetais, pois o adubo químico irá gerar um número excessivo de sais que irá ocasionar as denominadas queimaduras nas espécies vegetais.

Portanto, quando você adquirir adubos químicos, principalmente os adequados para o cultivo de orquídeas, use somente a quantidade determinada pelo fabricante, pois dessa maneira as suas orquídeas não irão correr risco de sofrer queimaduras devido o excesso de adubação.

Uma dica para evitar que ocorra o acúmulo de sais no substrato onde as suas orquídeas são cultivadas é que seja feita uma lavagem do substrato mensalmente, assim o excesso de sais irá ser eliminado.

O Uso de Adubação Orgânica Para Orquídeas

Diferentemente dos adubos químicos, os adubos de origem orgânica oferecem os nutrientes de uma maneira mais lenta, pois os nutrientes serão absorvidos à medida que o material orgânico for sendo decomposto, ocasionando a liberação dos nutrientes para serem absorvidos pelas raízes de sua orquídea.

Os adubos orgânicos se constituem como uma fonte natural de nutrientes para as plantas e são bastante seguros, no entanto, eles não devem ser usados em excesso para adubar as suas orquídeas, pois quando o material orgânico se encontra em decomposição, ele gera ácidos no substrato, prejudicando a raiz e o desenvolvimento da orquídea.

Um dos benefícios do uso único e exclusivo do adubo orgânico na adubação das orquídeas, é que praticamente deixa de existir o acúmulo de sais no substrato (um dos principais problemas do uso do adubo mineral).

Entre os adubos orgânicos que podem ser usados para adubar as suas orquídeas, estão a farinha de osso e a torta de mamona, que são encontrados com muita facilidade nas lojas especializadas. Pode ser realizada a mistura desses dois tipos de adubo, sendo aplicados em quantidades iguais, de forma que a orquídea tenha uma maior variedade em sua adubação.

Outro adubo orgânico que pode ser aplicado no cultivo das orquídeas é o Bokashi, que se caracteriza por ser um combinado de diversos tipos de adubos orgânicos. O Bokashi apresenta muita eficiência, no entanto a sua composição é muito variável.

Os adubos orgânicos se caracterizam por serem aplicados em uma periodicidade menor que os adubos químicos, pois eles disponibilizam os nutrientes de forma mais lenta. Além disso, cada tipo de adubo orgânico deve ser aplicado em um tempo diferente, de acordo com a absorção por parte de sua orquídea.

O Uso de Adubação Mista Para Orquídeas

Uma opção muito recomendada pelos especialistas para a adubação das orquídeas é o uso combinado de adubo químico com adubo orgânico. Esse tipo de mistura alia a boa duração oferecida pelos adubos orgânicos junto à versatilidade do adubo mineral.

Essa opção ajuda as suas orquídeas a terem nutrientes de uma maneira mais rápida, no entanto, não é tão agressivo quanto o uso exclusivo de adubação mineral ou química.

Agora que você viu todas essas opções e as diferenças (com prós e contras) entre os tipos de adubo, escolha o que for melhor para o seu dia-a-dia e veja a sua orquídea crescer de forma saudável e bonita.

Posts Relacionados

Veja dicas para melhorar o cultivo das orquídeas e fazer com que as suas flores durem por muito mais tempo. Saiba como plantar orquídeas em troncos e dar um nova vida para as suas árvores. Conheça melhor as orquídeas da espécie Vanda e saiba como cultivar cada uma delas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *