Utilizamos flores para decorar ambientes em diversas ocasiões. Elas deixam o ambiente mais bonito e trazem uma série de benefícios para o nosso ar. Algumas espécies acabam sobrevivendo mais que as outras quando utilizamos na decoração, mas não nos atentamos que muitas vezes pode ser porque estamos cultivando a espécie errada para aquela estação.
Então para não existir mais problemas quanto à isso, elaboramos uma lista com as principais flores que podem ser utilizadas em decoração tanto de casa no seu dia a dia, como de ambientes para festas. Estas flores estão divididas de acordo com a estação do ano que é mais propícia para a sua duração.
Flores Para a Primavera
A primavera é considerada a estação das flores e isso pode levar a ideia errada que qualquer tipo de planta florífera é bem cultivada nesta época. Na verdade a primavera só facilita a germinação devido as condições de temperatura e de ambiente, mas assim como existem plantas que gostam desta época do ano, existem aquelas que preferem o verão, por exemplo.
A primavera abrange o período que vai de 21 de março até 21 de junho para aquelas regiões localizadas no Hemisfério Norte e de 23 de setembro até 21 de dezembro para aquelas regiões localizadas no hemisfério Sul, que é o caso do Brasil. A temperatura nessa época é mais amena e faz com que as flores durem mais. Vejamos alguns exemplos:
- Camélia: as camélias são flores lindas, com muitas pétalas e conhecida pelo seu chá. Ela possui mais de 80 variações e são encontradas em cores diversas sendo a de cor rosa e vermelha as mais populares.
- Lisianthus: uma flor muito exótica e está entre as preferidas de noivas para seus buquês. A lisianthus é muito delicada e pode ser encontrada nas cores branca, rosa, roxo e lilás.
- Agapanto: É uma linda flor roxa, nativa da África, mas muito comum por aqui. Ela possui pétalas mais fininhas e tem um ar mais exótico também. Muito bonita para decorar mesas.
Além dessas citadas mais acima, outras flores também podem ser utilizadas em decoração durante a primavera, como por exemplo, a rosa, cravo, gypsophila, hortênsia, lírio, gérbera, copo de leite, orquídeas e muitas outras dessas famílias.
Flores De Verao
O verão é caracterizado pelo calor e muitos podem pensar que as flores, por serem peças de extrema delicadeza, não suportariam elevadas temperaturas. Realmente as flores mais sensíveis não sobrevivem à esta época, mas existe uma boa lista de espécies que podem ser utilizadas na decoração de ambiente durante todo o verão.
A estação mais quente do ano abrange o período que vai de 21 de Junho até 23 de Setembro no Hemisfério Norte e de 21 de Dezembro até 20 de Março no hemisfério Sul.
As Melhores Flores Para Serem Cultivadas Nessa Época São:
- Lisianthus: a mesma espécie que citamos no tópico anterior.
- Rosa: Apesar de aparentar muita delicadeza, a rosa é uma ótima flor de verão. Conhecida pelo seu simbolismo romântico, esta espécie pode ser encontrada em diversas cores.
Além destas, o cravo, gypsophila, hortênsia e orquídeas podem também serem utilizadas em decoração durante todo o verão.
Flores De Outono
O outono é para as frutas o que a primavera é para as flores. Claro que esta época é mais favorável á plantas frutíferas, mas muitas flores se desenvolvem muito bem neste período. O outono abrange das datas de 22 ou 23 de Setembro e termina a 21 ou 22 de Dezembro, no hemisfério norte, sendo também chamado de “Outono boreal”. Já no hemisfério Sul, onde a estação é chamada também de “Outono austral” as datas abrangem o período que vai de 20 de Março e termina a 20 ou 21 de Junho.
Se tiver uma flor mais indicada para essa estação, as rosas ocupam a primeira posição. Nessa época, como o clima é, mas frio, elas são produzidas em maior quantidade, mas a consequência é que nessa época elas também aumentam de valor.
Além Das Rosas, Você Também Pode Cultivar No Outono Outras Flores Como é o Caso Das Espécies:
- Angélica: é uma linda flor branca que também é conhecida popularmente como jacinto da Índia.
- Gérbera: A gérbera transmite muita alegria para quem a cultiva. Podem ser encontradas em diversas colorações como o amarelo, o vermelho e o rosa, todas em tonalidades bem fortes. São flores com muitas pétalas e possuem um grande poder ornamental.
Além das espécies acima, flores como a boca de leão, alstroeméria, flor de ervilha, gypsophilaE outras espécies, podem ser cultivadas no outono.
Flores De Inverno
O inverno é a estação mais fria do ano e isso pode prejudicar o cultivo e uso de algumas espécies de flores. O período do inverno vai de 21 de dezembro até 20 de março no hemisfério norte e de 21 de junho até 21 de Setembro no hemisfério sul. Evite decorar ambientes com lírios, principalmente se eles ainda não tiverem desabrochado porque eles não resistirão à temperatura da estação.
Indicamos Para Usar Como Decoração De Casa Ou Ambientes As Seguintes Flores:
- Cerejeira: a cerejeira passa uma delicadeza fora do comum. Uma linda e pequena flor rosa com uma espécie de degradê branco é uma planta da Ásia e típica dos jardins de inverno que vemos em quadros, fotografias e filmes.
- Copo de leite: este é outro exemplo de flor bem típica do inverno. Ela recebe esse nome porque sua forma aparenta um corpo e as pontas é como se tivesse transbordando um líquido, a referência ao leite veio devido a cor da flor ser muito branca. Pode ser tóxica em algumas ocasiões.
- Gypsophila: a Gypsophila é na verdade um gênero de pequenas flores que são popularmente chamadas de mosquitinho. Cada uma dessas variações conta com uma coloração e característica diferente. São ótimas para serem cultivadas no inverno.
Além destas, outras flores também podem ser cultivadas durante esta estação. Isso acontece com espécies como a flor de ervilha, tulipa, rosas, alstroeméria e orquídeas, sendo esta última das variedades chuva de ouro e cymbidium. Assim como estas, outras plantas de inverno são indicadas para esta época.
Obs: Consideramos cada uma das estações para regiões onde elas se apresentam bem divididas. Sabemos que existem localidades onde não conseguimos identificar as estações do ano e por isso, temos que fazer esse acompanhamento pelas datas.