Bucha ou Esponja Vegetal (Luffa Aegyptiaca)

A bucha é muito utilizada por diversas pessoas ao redor do mundo. Você sabe muito sobre esta planta? Conheça um pouco mais sobre a espécie.

Características Gerais da Espécie

Bucha ou esponja vegetal é um dos nomes populares que é chamada a Luffa aegyptiaca, uma planta nativa da Ásia e que está entre as espécies da família das Cucubitaceae. Ela pode ser encontrada em diversos lugares ao redor do mundo e devido essa facilidade de plantio, vai receber outros nomes populares também como é o caso das nomenclaturas: Bucha dos paulistas ou Bucha paulistana, a Bucha vegetal, Lufa, Planta das esponjas, Planta dos esfregões, entre outros nomes. Ela está categorizada na biologia como uma fruta e legume, como planta medicinal, planta hortícolas e planta trepadeira. Mais abaixo vamos conhecer um pouco sobre cada um destes detalhes e entender melhor estas classificações. A bucha possui ciclo de vida anual, o que significa que floração da planta acontecer sempre em uma mesma época do ano e quando ela é bem cultivada pode chegar até 2 metros de altura.

Frutos

Vamos começar pelos frutos dessa planta porque é devido a eles que as famosas buchas são formadas. Eles são bem grandes, possuem a forma cilíndrica e alongada, e com um bom crescimento podem chegar até 35 centímetros. O contato dele pode transmitir uma estrutura lisa ou angulosa e cada uma destas vai depender diretamente do tipo de bucha que está sendo cultivada. Quando eles ainda são frutos jovens, a cor é verde e com o crescimento ela vai mudando para o marrom até chegar ao amadurecimento total. A tonalidade do marrom também vai variar um pouco devido á diversos aspectos, entre eles o contato direto com o sol. As sementes destes frutos são sempre formadas em grandes quantidades, lenticulares, em tamanho grande e na cor preta. Quando ainda estão verdes, com cerca de 6 centímetros a média, podem ser comidos tranquilamente e em algumas culinárias o fruto da bucha é utilizado em saladas juntamente com quiabos e pepinos. Já os frutos maduros podem ser colhidos logo que chegarem à sua fase final, descascados e a parte interna ser utilizada como esponja, algo muito popular inclusive. Se quiser um aproveitamento ainda maior para os frutos maduros e secos, quando você cortar uma das extremidades dele as sementes serão liberadas facilmente e reutilizadas para diversos fins, inclusive medicinais. A esponja feita com bucha é muito conhecida no tratamento para tirar manchas da pele e também cravos e espinhas. Antes de utilizá-la, é preciso que você a deixe de molho e depois seque para que a sua estrutura fique mais delicada. Existem diversas outras finalidades para as buchas, mas vamos conhecer mais abaixo.

Folhas e Flores

As folhas da bucha são em grandes, lobadas e com as pontas bem dentadas. Elas são também cobertas por alguns pelos bem finos que acabam chamando bem a atenção e deixando a folha com um aspecto bom de se tocar. A planta está caracterizada por ser do tipo monoica, o que significa que suas flores são tanto masculinas como femininas, não havendo tipos diferentes. Estas são sempre na cor amarela. Nos ramos de flores femininas, você vai encontrar peças solitárias e a grande diferença é que elas possuem pequenos e delicados ovários alongados parecendo um pequeno fruto. Já as flores masculinas são maiores, apresentam-se em grupos e não possuem o detalhe do ovário. A polinização desta planta é feita pelas abelhas.

Utilização da Bucha

Como citamos mais acima, as buchas são muito utilizadas por todos como esponjas ou como produtos para limpar a pele. Em algumas regiões elas também são muito usadas na produção de peças artesanais, sendo neste caso prensada e tendo suas fibras retiradas individualmente e com muita delicadeza. A produção pode ser para artefatos de banhos, de praia ou até mesmo de limpeza. Também se utiliza a bucha para a produção de luvas de massagens, esfregões, chapéus, e muitos outros produtos. O setor industrial também utiliza a bucha para produzir filtros de isolamento acústico. Ela é uma fibra ecologicamente muito correta e podem ser usadas na substituição também de esponjas sintéticas que você não vai sentir de verdade a diferença entre elas. Elas não riscam a louça nem sujam o ambiente, sendo rapidamente degradadas quando são despejadas.

Sobre o Cultivo da Bucha

Podemos dizer que é uma planta de cultivo mediano. Devido o seu local de origem, ela vai se desenvolver melhor em locais onde o clima predominante é Equatorial, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado e Tropical. O cultivo deve ser feito sob o sol pleno, em local onde o solo é bem fértil e possui uma boa capacidade de drenagem, o que significa que deve ser um solo que absorva bem as regas e não deixe poças ao redor da planta. O solo também deve ser enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Por ser uma planta bem típica de locais tropicais, vai gostar bastante de umidade e a junção desta com o calor vai favorecer bastante o seu crescimento, assim como a produção em maior quantidade. As fertilizações da planta devem ser feitas todos os meses para que a formação de seus frutos seja bem ampla e dessa forma você tenha uma boa quantidade de buchas. Isto é bem eficiente se você tem planos de cultivar a bucha para comercializar ou usar em suas atividades diárias. A multiplicação da planta é feita pelas suas sementes e acontece bem facilmente sem a necessidade de grandes cuidados. Como citamos no início de nossa conversa esta planta tem ciclo de vida anual, o que vai fazer que ela germine somente na primavera, então é a melhor época para iniciar sua plantação. A colheita acontece logo no outono, sem nenhum tipo de grande espera.

Uso Medicinal

Além de um ótimo adstringente, a bucha também é indicada para tratamento de anemia, amenorréia, nefrites, bronquite crônica, asma, hemorragia, verminose, afecções da pele e afecções do fígado. As suas principais propriedades são de emenagoga, carminativa, antihelmíntica, diurética, laxativa e tônica. Os medicamentos são feitos a partir das folhas, dos frutos e das sementes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostava de ter uma planta dessas como posso encomendar as sementes da mesma.
    Essa planta é espectacular.
    Agradecia uma resposta.

    Victor Manuel Várzeas da Maia 9 de janeiro de 2014 21:27 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *