Existem algumas frutas que, apesar de não serem nativas do nosso país, são extremamente brasileiras. A manga é uma destas frutas, que além de ter a cara do Brasil é muito consumida por aqui. Se você quer ter uma mangueira em casa, saiba alguns detalhes sobre o cultivo mais abaixo.
Características da Manga
A manga é um fruto da mangueira, uma das espécies de planta da família das Anacardiaceae e que cientificamente é chamada de Mangifera indica. Uma árvore frutífera de porte médio que quando bem cultivada mede no mínimo 12 metros de altura e pode chegar até os 30 metros dependendo da sua variedade. Esta planta tem origem na Ásia, mas pode ser encontrada em diversas partes do mundo e aqui no Brasil está entre as frutas mais cultivadas e consequentemente, entre as mais populares.
Apesar do fruto ser o principal atrativo e tê-los é o maior motivo de plantarmos uma mangueira, esta árvore é muito usada no paisagismo principalmente para proporcionar sombra já que a sua espessura e altura permitem isso com eficiência. Evite apenas cultivar a mangueira em locais públicos ou então em estacionamentos porque quando dos frutos caem, podem danificar os carros ou até mesmo causar algum acidente com pessoas. Eles são pesados e com a velocidade que caem da árvore tornam-se mais pesados ainda.
Sobre As Mangas
As mangas apresentam características praticamente incontáveis. Estes frutos são bem bonitos, com um sabor bem agradável à maioria e com um perfume único. A sua forma é ovoide e um pouco alongado. Como existem diversas variedades de manga na natureza, o formato vai variar um pouco de uma para outra, assim como o tamanho, o gosto e outros detalhes.
A casca é bem fina, mas não é comestível apesar de algumas pessoas se arriscarem no gosto e além de comerem esta parte da planta, ainda a utilizam no preparo de sucos. A cor dessa parte da planta vai variar muito de espécie para espécie de manga, mas podem ser verdes, vermelhas, rosadas, amarelas (a maioria) entre outras opções de tons.
Já a polpa da manga é amarela sempre, com uma única e bem grande semente que popularmente é chamado de “caroço”. Ela apresenta alguns pelos em sua composição que acaba fazendo parte da formação de toda a polpa. A semente não é consumida. A polpa da manga possui uma grande quantidade de vitamina A em sua composição.
Você encontrará muitas mangas no mercado. Como citamos mais acima, existem diversas variedades da fruta e entre as mais comercializadas estão as variedades “Tommy Atkins”, “Palmer”, “Keitt”, “Haden”, “Coração de boi”, “Carlota”, “Espada”, “Van Dick”, “Rosa” e “Bourbon”.
Sobre O Solo Para Cultivo da Mangueira
Mesmo que o clima não seja muito eficiente para o cultivo de determinadas espécies de plantas,o solo proporciona um melhor desenvolvimento da espécie com toda certeza. Então existem alguns detalhes sobre o solo que são bem importantes na hora do cultivo. Eles devem ser férteis, com uma profundidade considerável já que quanto maior a planta, mais terreno ela precisará para se firmar à terra.
A mangueira é uma planta rústica, o que vai fazer com que ela se adapte bem em diversos solos, inclusive os pobres e com baixa produtividade. Claro que a irrigação conta muito, tanto que vamos saber como fazer isso de forma correta mais abaixo.
O solo ideal para cultivar a sua mangueira é aquele com média fertilidade, que podem ser arenosos até argilosos que a planta se desenvolve bem. A capacidade de drenagem do solo da mangueira é muito importante porque esta é uma planta muito grande e vai precisar de locais que retêm mais a água. O pH do solo ideal para cultivar a mangueira é entre 5,5 a 6,8.
Para se ter uma mangueira bonita, o seu solo deve ser preparado com pelo menos três meses antes do plantio, onde ele passar por dois processos chamados roçagem e destocamento da área. É necessário também que coletas para análise do solo sejam feitas para saber quais as reais necessidades de fertilização da planta.
Adubação
Fazer a adubação correta da planta vai evitar diversos problemas. Você terá uma planta bem desenvolvida, forte e que dará muitos frutos principalmente na época certa. Além de ajudar na “alimentação” da planta, os adubos evitam que a sua mangueira fique vulnerável á pragas e doenças comuns em plantas e quando se trata de árvores grandes, essa vulnerabilidade aumenta ainda mais.
No caso das mangueiras, o melhor a fazer é aplicar 10 litros de esterco de curral por cada cova da planta ou então 3 litros de esterco de galinha também por cada cova. Esse esterco antes de ser aplicado à terra, deve ser misturado à 1 quilo de superfosfato simples e 25 gramas de sulfato de zinco. Essa mistura deve ir à terra sempre antes do plantio.
Espaçamento Entre As Mangueiras
É comum você ver mais de uma mangueira cultivada no mesmo ambiente, pois tanto a variedade de frutas é grande como o seu consumo também. Como esta espécie é uma árvore muito alta, a sua raiz por consequência será muito grande e firme. Cultivar diversas plantas próximas pode causar um rompimento do terreno, emaranhado de raízes e outros problemas que vão atrapalhar o crescimento correto da sua mangueira.
Então, para que sua plantação de mangueiras cresça bem, o espaçamento ideal para o plantio da espécie é de 7 metros para a lateral e 4 metros para a frente ou para a trás da planta.
Colhendo Frutos
Claro que você pode tirar alguns frutos da sua mangueira, mas indicamos que sempre espere que eles caiam naturalmente, pois assim saberá que eles estão totalmente maduros. Se você não quer que a manga caia diretamente no solo para não sofrer um impacto maior e machucar a casca, comprometendo a qualidade do fruto ou correr o risco que animais danifiquem-no, algumas precauções podem ser tomadas.
Você pode utilizar redes ou artifícios na altura ideal para que as frutas caiam e jamais sofram os problemas citados acima. Isso também vai evitar os acidentes que nos referimos no início de nossa conversa.