A Nogueira Pecan

A Nogueira Pecan ou Pecã é uma arvore de grande porte e também frutífera, quer dizer que ela é uma árvore que produz frutos. Seu nome cientifico é CaryaIllinoinensis. Ela é popularmente conhecida por Nogueira Pecan, Noz Pecan e Pecan (Pecã). A palavra Pecan tem o significado de: noz que necessita de uma pedra para quebrar.

Pertence a família das Juglandaceae, que se caracterizam por serem plantas angiospérmicas, lenhosas e que normalmente vivem em regiões de clima temperado. É uma planta que tem sua origem na América do Norte, mais precisamente dos Estados Unidos e do México.

As Características da Nogueira Pecan

A Nogueira Pecan é uma árvore que se caracteriza por ser de grande porte, produzir frutos, ser decídua (plantas típicas das regiões temperadas que perdem as folhas anualmente – no outono, sendo que essas se renovam na primavera), monoica (arvores que produzem flores masculinas e femininas na mesma planta), Perene (árvores que vivem bastante tempo, possuindo ciclo de vida longo) e possui características ornamentais.

O porte da árvore é uma das características que mais impressionam nesta espécie, existem plantas que chegam a alcançar em torno de 44 metros. Ela possui uma altura média de 12 a 23 metros. Apesar de ser uma árvore que possui um grande porte, o seu crescimento se caracteriza por ser lento. Devido ao seu lento crescimento, a Nogueira Pecan é uma planta perene, e o seu tempo de vida pode superar os 200 anos. Devido ao seu crescimento lento, também se caracteriza por ser uma planta que apresenta baixa produtividade.

O tronco é reto e a sua casca é cinzenta e lisa nas plantas jovens, e com o passar do tempo ela se torna áspera, com a presença de sulcos e uma coloração marrom avermelhada. O tronco da Nogueira Pecan possui em média 2 metros de diâmetro. As folhas são alternas (quando existe somente uma folha em cada nó), de coloração verde e pinadas (com a presença de folíolos ao longo do eixo comum) – elas apresentam em torno de 9 a 17 folíolos acuminados.

As flores são agrupadas de forma terminal, sendo do tipo amentilho (flores masculinas) e do tipo espiga (flores femininas). As terminações do tipo amentilho se caracterizam por serem longas e pendulas com um grande numero de flores. Enquanto as terminações do tipo espiga se caracterizam por apresentarem flores de menor tamanho e em menor quantidade.

As flores da Nogueira Pecan não são tão bonitas e acabam não chamando tanta atenção das pessoas, pois elas são de cor verde (o que faz ser confundida com a própria folhagem) o que as tornam bastante discretas.

O fruto da Nogueira Pecan é uma drupa (fruto carnoso com apenas uma semente), consistindo de uma noz, que fica agrupada em cachos, com epicarpo (parte externa do fruto, espécie de casca) que se separa do fruto na época da maturação (amadurecimento). A parte aproveitável do fruto corresponde a algo em torno de 60% do fruto.

A noz possui uma casca lenhosa e uma amêndoa muito gostosa, com sabor doce e amanteigado. As nozes podem ser consumidas frescas, cozidas e em uma grande variedade de pratos (bolos, tortas, etc.). As nozes se caracterizam por serem alimentos ricos em minerais e vitaminas.

O Cultivo da Nogueira Pecan

A Nogueira Pecan é uma planta típica das regiões de clima temperado, mas consegue se adaptar com facilidade aos locais que apresentam climas: mediterrâneo, subtropical e tropical.

É uma árvore que deve ser cultivada sob pleno sol, e de preferencia em solos que sejam férteis, com bom nível de profundidade, que sejam enriquecidos com material orgânico e que sofram regas de forma regular nos primeiros anos de seu plantio.

É uma planta que possui grande capacidade de se adaptar a diferentes tipos de solos e condições climáticas. Contudo, ela é uma planta que não suporta solos encharcados e/ou secas prolongadas, por isso é importante verificar constantemente as condições do solo para que o excesso ou a falta de água não leve a planta até morte.

Se caracteriza por ser uma planta que possui crescimento lento, por isso ela deve ser fertilizada de maneira anual. É uma espécie que exige muito pouca manutenção por parte da pessoa que a cultiva.

A Propagação da Nogueira Pecan

A Nogueira Pecan tem 04 formas de se propagar. Ela é uma planta que se multiplica por sementes, por estaquia e por enxertia (borbulhia). No caso da multiplicação por sementes se caracteriza pelo plantio das sementes geradas pela própria planta e espalha-las em outros locais. Ela pode ser realizada pelo ser humano e também de forma espontânea.

A multiplicação por estaquia se caracteriza na separação de ramos enraizados em pequenas mudas – esses ramos se chamam estacas – e estas são plantadas em outros locais com o intuito de gerarem novas plantas.

A multiplicação por enxertia consiste na união dos tecidos de duas plantas, formando uma planta com duas partes: o enxerto – garfo e o porta enxerto – cavalo. O garfo é a parte de cima, que produzirá frutos da espécie que se deseja e o cavalo é o sistema radicular, que tem a função de suportar a planta, fornecer agua e nutrientes, e a adaptação as condições de cultivo. A enxertia pode acontecer através de várias formas, como: encostia, borbulhia, garfagem, etc. A borbulhia consiste em sobrepor uma única gema sobre um porta enxerto enraizado.

A Utilização da Nogueira Pecan

A Nogueira Pecan é uma arvore considerada elegante, e muito boa para ser cultivada em caso de se ter um amplo jardim, pois o seu tamanho deve ser considerado com relação ao espaço onde será cultivada. No entanto, a Nogueira Pecan leva um tempo considerável para crescer, o que requer paciência e não espere resultados imediatos.

Da árvore pode ser aproveitada a madeira que é de excelente qualidade, podendo ser usada na fabricação de móveis. As nozes são aproveitadas pelos esquilos como fonte de alimento.

Além disso, a Nogueira Pecan possui uma série de propriedades medicinais como: antioxidante, ação redutora do colesterol, provoca a sensação de saciedade, é nutriente, é hipoglicemiante, tem ação emagrecedora, tem ação de Tônico, é estimulante, é desintoxicante, é cicatrizante, é depurativa e diurética. Para tirar proveito das propriedades medicinais da Nogueira Pecan podem ser usadas as cascas e as nozes.

É indicado o uso da Nogueira Pecan no tratamento das seguintes doenças: Alto colesterol, artrite, problemas cardiovasculares, câncer, obesidade, diabetes, feridas diversas, úlceras, infecções no fígado, infecções no ovário e no útero, rinite alérgica, sinusite, bronquite e problemas nervosos.

Posts Relacionados

Saiba mais sobre a Nogueira e informações sobre o seu cultivo. Aproveite para aprender como fazer mudas de árvores para reproduzir a sua e levar a natureza para mais lugares. Veja quais são as espécies de árvores ideais para a beira de rios.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • tenho uma nogueira pecan plantada no meu terreno no baixo alentejo.
    foi plantada através de semente, gostaria de saber quanto tempo leva a dar frutos.
    já está plantada à mais de 5 anos e ainda nao deu flor e tem cerca de dois metros de altura.

    antónio 27 de outubro de 2013 14:01 Responder
    • Tambem já fiz essa questão e informaram-me que poderá nunca dar fruto por ter sido obtida da semente (degenera), o melhor seria tentar enxertar, mas teria de conseguir um ramo de uma árvore que estivesse a produzir.

      Carmen Azevedo 20 de janeiro de 2014 12:57 Responder
  • O problema é encontrar uma nogueira pecan.
    Nao conheço quem tenha uma.

    antonio 14 de abril de 2014 23:40 Responder
    • Aqui em Mogi das Cruzes eu conheço 4 arvores em uma antiga granja, fica em um bairro em que eu morei com era garoto, eu e meu irmão sempre pegávamos as nozes que ciam do pé, eram muito disputadas por outros garotos do bairro. Já faz algum tempo que não passo por la, mas imagino que ainda esteja por la. Algum interesse EMAIL: rlcotrim@hotmail.com

      Ricardo Lucas Cotrim 22 de abril de 2014 16:10 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *