Aesculus Hippocastanum: Castanheiro da Índia

Conhecer sobre plantas é sempre muito bom, porque se torna uma opção viável parar termos em nosso jardim. Quando essa planta possui características mais importantes como é o caso da Aesculus hippocastanum, conhecida como castanheiro da índia, que possui algumas propriedades importantes para a medicina, esse conhecimento se torna ainda mais eficiente. Escolhemos algumas de suas principais características, assim como a sua importância como medicamento para que você possa tratar melhor e mais facilmente de alguns problemas com essa planta. Veja mais abaixo alguns detalhes sobre o Castanheiro da Índia.

Características Gerais da Aesculus Hippocastanum

O nome Aesculus hippocastanum é a denominação biológica da planta que popularmente é conhecida como castanheiro da índia. Esta planta da família das Hippocastanaceae é uma linda árvore que quando bem cultivada pode chegar até 25 metros de altura. Esta planta possui uma forma bem globosa, inclusive de seus frutos que apresentam uma semente apenas ou dependendo da variação, 2 ou 3 mais achatadas. As flores são cilíndricas ou então cônicas e as folhas apresentam pontas serradas. Ela possui uma variedade de funções para a medicina e vamos aprender mais abaixo sobre.

Utilidades Medicinais da Aesculus Hippocastanum

A medicina natural existe para tornar bem mais eficiente o tratamento de problemas de saúde, principalmente de pessoas que não gostam de tomar nenhum remédio produzido em laboratório. Os remédios naturais também podem ter muito mais eficácia do que os químicos e alguns, são tão comuns em nossas vidas, que nem lembramos que fazem parte de uma medicina “alternativa”. No caso do Castanheiro da Índia, ele possui diversas funções e fica muito mais eficiente tratarmos de cada uma delas individualmente para que você possa conhecer melhor cada um dos tratamentos e também direcionar tais dosagens de acordo com o seu problema de saúde.

Principais Propriedades da Aesculus Hippocastanum

As propriedades medicinais de uma planta se atualizam de tempos em tempos devido os estudos e as pesquisas que são feitas. Até o momento as propriedades mais conhecidas da Castanha da índia é de adstringente, anti-inflamatória, vasoprotetora, anti-hemorroidal, vasoconstritora, redutora da permeabilidade capilar, estimulante, tônica e hemostática. Cada uma dessas propriedades sozinha ou em conjunto, exerce função importante no tratamento de alguns problemas de saúde como pernas pesadas ou dores nas pernas, má circulação do sangue, varizes (também causadas pela má circulação do sangue no nosso corpo), flebites, inchaços causados devido a má circulação do sangue no nosso corpo, cólicas, hemorroida, eczemas, dermatite, inflamações gerais na pele, entre outros problemas de saúde. Essas propriedades se dão devido alguns componentes presentes na formação da planta. Na castanha da Índia vamos encontrar aescina, flavonoides, rutina, ácidos oléico, linoleico, palmítico, esteárico e linolênico que são chamados pela biologia de óleos fixos, vai encontrar também fitosteróis, bases nitrogenadas como a guanina, a adenina e a adenosina, alcaloides.

Contra Indicações da Aesculus Hippocastanum

Todo medicamento oferece uma contra indicação que pode variar sobre algum estado fisiológico ou simplesmente quanto à quantidade ingerida. A castanha da índia não é indicada para mulheres gestantes ou que estão em período de amamentação. Também não pode ser ingerida por crianças. Pessoas que estão tomando algum outro medicamento com função de anticoagulantes devem evitar compor com medicamentos a base da castanha da índia, pois o medicamento pode potencializar a ação do anticoagulante e causar um problema maior. Doses em excesso da castanha da Índia pode causar coceira, redução da coordenação, vômito, paralisia, fraqueza, dilatação da pupila, estupor, depressão do sistema nervoso central e alguns outros sintomas. É completamente indicado o uso de qualquer medicamento, mesmo natural, somente com prescrição e acompanhamento medito para evitar o consumo excessivo.

Aesculus Hippocastanum Para Emagrecer

Diante a tamanha busca por produtos de emagrecimento, descobriu-se que a castanha da Índia possuía um composto que fazia emagrecer rapidamente quem comesse a fruta ou tomasse algum medicamento derivado do mesmo. O mercado passou a distribuir então dois tipos de medicamentos para emagrecer feito da castanha da Índia: o natural e o industrializado. O primeiro tipo de medicamento surgiu no mercado e tornou-se uma verdadeira febre. O uso fazia com que uma pessoa reduzisse bastante o seu peso, mas ao mesmo tempo, ficava suscetível à uma série de outros problemas de saúde. Posteriormente foram criados medicamentos industrializados com dosagens controladas, mas que ainda assim não tornaram-se eficiente devido a popularidade nada boa da castanha da Índia.

Como Utilizar a Aesculus Hippocastanum

Existem diversas formas de você usar a castanha da Índia como medicamento. Os dois métodos mais populares são o chá e a tintura que podem ser feitos facilmente em casa. Para fazer o medicamento natural, você vai utilizar as folhas, as sementes e os frutos. Mais abaixo você encontrará uma receita bem simples de cada um deles.

– Chá de Castanha da Índia

Primeiro adicione 30 gramas da folha da castanha da índia em um recipiente e misture com 1 litro de água fervente. Deixe repousando por aproximadamente 20 minutos sem mexer e de preferência, mantenha o recipiente fechado ou com algum peso que evite a evaporação do aroma. Após o tempo, coe o chá e beba três copos dessa mistura por dia. Se o problema a ser tratato for doenças na pele como, por exemplo,  dermatites, eczemas e inflamações gerais você vai utilizar o chá de forma diferente, aplicando dessa vez sobre a pele como lavagem ou compressa e deixando dessa forma por 15 minutos sem lavar.

– Tintura de Castanha da Índia

Para fazer a tintura, você precisa apenas adicionar 5 colheres de sopa de pó da castanha da índia em recipiente. Como você vai fazer a mistura com álcool etílico, você pode colocar essas colheres diretamente na garrafa, sem nenhum problema, mesmo porque evita que o álcool evapore. Lembrando que o álcool deve ser a 70% de preferência. Feche bem a garrafa e deixe por duas semanas em descanso, sempre perto à luz do sol (você pode colocar sobre uma janela). Depois desse tempo mude a mistura para uma garrafa escura, limpa e com uma vedação bem eficiente. Quando for utilizar, dilua 5 colheres de sopa em cada litro de água.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *