Agrotóxicos e fertilizantes são dois produtos distintos muito utilizados na agricultura brasileira. Agrotóxicos são produtos químicos aplicados em plantações com o objetivo de combater pragas e parasitas. Fertilizantes são produtos químicos aplicados no solo a fim de enriquecê-lo ou torná-lo mais propício aos produtos cultivados modificando seus minerais e nutrientes.
Porém, a utilização de ambos os produtos devem ser feitas com cuidados específicos e dentro das regras estipuladas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), pois podem apresentar consequências graves tanto para os produtos cultivados quanto para o solo.
A utilização de agrotóxicos em grande quantidade ou de maneira inapropriada pode gerar contaminação dos produtos cultivados, do solo e de fontes de água próximas ao local de cultivo, além da necessidade de proteção ao aplicador.
Fertilizantes podem gerar acidificação do solo, imobilização de nutrientes, mineralização e redução da matéria orgânica, além de aumento da erosão na região em que é aplicado com frequência.